Santos e Orações

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Sabia que a devoção a Nossa Senhora da Saúde ganhou mais força no século XVI, quando a população portuguesa era vítima da peste?

Conta a lenda que os artilheiros de São Sebastião, que ocupavam uma pequena ermida na Mouraria, em Lisboa, fizeram um voto a Nossa Senhora para por fim à peste negra, que acabou realmente pouco tempo depois. Como agradecimento, a partir de 1570 começou a ser realizada a procissão em honra de Nossa Senhora da Saúde. Em 1661, a imagem passou a estar sempre na antiga ermida de São Sebastião, que passou a ser chamada Ermida de Nossa Senhora da Saúde, localizada em Lisboa. O culto a Nossa Senhora da Saúde é muito importante na cidade de Lisboa e anualmente realiza-se a procissão em agradecimento e protecção à Virgem, tradição que se mantém desde o século XVI. Nessa procissão a Santa usava vestidos e mantos nupciais oferecidos pelas rainhas. A procissão fechava com os penitentes, que ofereciam velas e outras oferendas para cumprirem promessas e agradecerem pelas graças recebidas. Para além de Nossa Senhora, ia também na procissão São Sebastião, que também protege em casos de doença e a quem primeiro era dedicada a ermida. Não só em Lisboa mas um pouco por todo o País foram erigidas capelas de devoção a Nossa Senhora da Saúde, nas povoações que ficaram libertas da peste, ou passaram a ser-lhe dedicadas outras capelas já existentes.

 

Oração a Nossa Senhora da Saúde:

Virgem puríssima, 
que sois a Saúde dos enfermos, 
o Refúgio dos pecadores, 
e a Consoladora dos aflitos, 
na minha fraqueza 
e no meu desânimo apelo
para os tesouros 
da vossa misericórdia e bondade. 


Doce Mãe,
dai-me a saúde do corpo 
para que possa cumprir 
os meus deveres 
com ânimo e alegria, 
para que sirva o vosso Filho Jesus 
e agradeça a vós, 
Saúde dos enfermos. 
Nossa Senhora da Saúde, 
rogai por nós.
Amén.


Veja também:

Oração para ter saúde

Oração para pedir pela ajuda de um familiar

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.