Astrologia

Júpiter em Escorpião de 10 de Outubro de 2017 a 8 de Novembro de 2017

Júpiter representa, astrologicamente, a expansão, a alegria, a motivação para ir atrás dos nossos sonhos e a confiança para alcançar as nossas metas. O seu percurso ao longo do Zodíaco demora cerca de 12 anos a perfazer uma volta completa, o que significa que este planeta leva cerca de um ano a percorrer cada signo. No ano passado, Júpiter foi atravessando Balança, beneficiando os nativos deste signo e trazendo a todos os outros maior necessidade de envolvimento e de harmonia. Agora Júpiter despede-se de Balança. Ao longo dos próximos meses, será Escorpião a receber esta carga de energia positiva. Saiba de que forma o trânsito de Júpiter em Escorpião nos influencia a todos em geral.

Júpiter está associado ao conhecimento, à vontade de aprender, à sede de aventuras, e também à sorte e ao risco. A posição de Júpiter no Mapa Astral de cada pessoa indica a forma como se posiciona em relação aos seus sonhos, a maneira como procura concretizá-los e a facilidade - ou dificuldade - que encontrará para o fazer. Júpiter é também, de certo modo, "a estrelinha" que protege aqueles que o têm bem posicionado, num signo que esteja em harmonia e em que forme aspetos harmoniosos com os principais elementos do seu Mapa Astral.

A passagem dos planetas lentos por um signo, isto é, aqueles que demoram mais tempo a percorrer o Zodíaco, e que são Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão, exerce uma influência global, afetando todas as pessoas em geral, seja qual for o seu signo. Naturalmente que aqueles que estão em maior harmonia com o signo onde o planeta se encontra serão os mais beneficiados; aqueles que têm maiores divergências com esse signo podem contar com mais dificuldades.

Então, a passagem de Júpiter por Escorpião irá beneficiar, diretamente, os nativos deste signo. Quem nasceu no primeiro decanato (os primeiros dez dias) de Escorpião contará com golpes de sorte e uma maior energia e motivação para desenvolver projetos e apostar em si logo nos primeiros meses desta influência, a contar de dia 10 de Outubro de 2017. Os nativos do segundo decanato de Escorpião beneficiarão especialmente da primeira metade do ano 2018, enquanto que os nativos do terceiro decanato de Escorpião só sentirão os seus benefícios a partir do Verão. Para além de Escorpião, os restantes signos de Água também serão beneficiados, assim como Virgem e Capricórnio, signos de Terra. Touro, que se opõe a Escorpião na roda zodiacal, terá maiores dificuldades.  O mesmo acontece com Leão e Aquário, menos compatíveis com Escorpião, que terão menos facilidades ao longo deste ano, pois no seu percurso Júpiter irá, em dada altura do ano, formar aspetos tensos com os seus planetas pessoais - Sol, Mercúrio, Vénus, Marte. Por outro lado, quem tem Júpiter em Escorpião no seu Mapa Astral também irá beneficiar desta influência, mesmo que não seja do signo Escorpião, pois terá um retorno de Júpiter.

Júpiter era, na Mitologia, o rei dos deuses. Isso explica porque razão o planeta Júpiter recebeu o nome deste deus - Júpiter traz poder, afirmação da vontade e facilidades na realização dos desejos. A sua influência é, quase sempre, muito positiva. A não ser, claro está, que nos conduza ao exagero e à vaidade - defeitos nos quais podemos incorrer sob esta influência, se não soubermos manter os pés devidamente assentes na terra. 

Júpiter é, astronomicamente, o maior planeta do sistema solar. A sua influência é grandiosa, oferecendo-nos boas oportunidades de expansão e de crescimento. Júpiter convida-nos a aventurarmo-nos em território que nos é desconhecido, fazendo-nos sentir confiança nas nossas capacidades e ajudando-nos a acreditar que somos capazes de ir mais longe, de fazer mais e melhor. Dissolve as fronteiras e convida-nos a ir além dos limites que nos impuseram, ou que criámos para nós próprios. 

Por vezes a influência de Júpiter não é assim tão direta nem tão fácil de compreender. Não pense que vai ganhar o Euromilhões só porque Júpiter está no seu signo. Assim como o rei dos deuses, de onde vem o seu nome, o poder de Júpiter  impõe-nos ações decisivas, mas nem sempre fáceis, lembrando-nos, acima de tudo, que a sorte protege os audazes. Júpiter ajuda quem se atreve a arriscar, quem avança e procura fazer. Por isso, se este ano está favorecido por este planeta, não fique sentado à espera que os lucros lhe caiam no colo. Aproveite esta influência, sim, para desenvolver os seus projetos pessoais, para investir mais num relacionamento, para fazer uma nova aprendizagem ou valorizar a sua formação pessoal, para acreditar em si e fazer algo por si. É exatamente através dessa atitude que Júpiter pode trazer um grande avanço à sua vida. 

Júpiter tende a enfatizar as áreas que estão mais diretamente relacionadas com o signo pelo qual transita, tendo sempre associado a si um movimento de crescimento, de expansão. No dia 10 de Outubro de 2017, a entrada de Júpiter no misterioso signo Escorpião, pelo qual vai passar ao longo dos próximos 13 meses, vai fazer incidir uma maior ênfase nos aspetos mais secretos da nossa vida. Aquilo que está escondido dentro de nós pode vir à superfície, inquietando-nos, para que possamos curar feridas antigas e descobrir mistérios que estavam a vedar a compreensão de determinados assuntos e situações que não conseguimos compreender. 

Júpiter em Escorpião ganha um poderoso magnetismo e uma forte capacidade de cura, que nos proporciona a oportunidade de mudança - uma mudança profunda, intrincada, que vem do mais íntimo de nós próprios. Podemos e devemos aproveitar esta influência para evoluir na nossa vida, aprendendo a elevar-nos acima dos problemas quotidianos que nos tiraram tantas noites o sono, daquilo que nos desestabiliza e perturba a nossa paz interior e o nosso sentido de individualidade, a confiança nas nossas capacidades e a certeza em relação a quem somos.

Júpiter em Escorpião convida-nos a "dar a volta", como fizemos no ventre da nossa mãe para podermos nascer - e dar a volta por cima às situações e a tudo o que nos mantém estagnados e presos a uma realidade que já não corresponde à pessoa que hoje somos.

O renascimento - e a necessária morte a ele associada - é um dos temas fortes de Júpiter em Escorpião. Esta influência traz cortes e perdas, mas cuida para que eles venham sempre dar origem a algo melhor, mais forte e mais saudável. A morte é, de resto, um dos temas que mais apaixona Escorpião e, à luz de Júpiter neste signo, passamos a vê-la de uma forma mais libertadora, transcendente. Algumas grandes estrelas, como Kurt Cobain, Janis Joplin e Jimi Hendrix partiram quando Júpiter se encontrava em trânsito por Escorpião, o que explica também a mística associada a este tema, trazida por esta influência astrológica.

Os signos Fixos, menos beneficiados por esta influência - Touro, Leão, Aquário - podem ter de lidar com contratempos já nos próximos meses, que os obrigarão a mudar de perspetiva e a procurar ir mais fundo na compreensão dos problemas que os limitam e de quem são, e devem aprender a por de parte atitudes de teimosia ou que se sabotam a si próprios. 

É importante lembrar que mesmo os signos mais beneficiados devem saber fazer um bom uso desta energia positiva. Quando não sabemos gerir as oportunidades e as bênçãos que nos são oferecidas podemos atrair problemas maiores para a nossa vida. Assim, a justiça, o comedimento, a paciência e a humildade devem estar sempre bem presentes na forma como lidamos com aquilo que a vida - e, neste caso, Júpiter - nos dá. É que nem Júpiter nem o signo escorpião primam pela capacidade de moderação, e a tendência para o exagero e a obsessão é o maior perigo que este trânsito nos traz.

A espiritualidade também pode ser exponencialmente desenvolvida sob a influência de Júpiter em Escorpião. É um bom período para aprendermos mais sobre os assuntos relacionados com o oculto e, acima de tudo, com a nossa energia, a alma e a psique. Este ano oferece-nos a possibilidade de renascermos das nossas cinzas, que é como quem diz, de ultrapassarmos as nossas dores, mágoas e feridas.

E por fim, também a sexualidade, sempre associada ao signo de Escorpião, estará em destaque ao longo deste ano. Júpiter pode trazer ao de cima alguns medos, preconceitos e dificuldades, para nos ajudar a enfrentá-los e a ultrapássa-los. Por outro lado, os desejos acendem-se e podem fazer deflagrar paixões inesperadas - uma vez mais, é preciso ter cuidado para que elas não nos conduzam por caminhos perigosos. Sob a sua melhor influência, podemos ganhar uma maior intimidade com aqueles a quem estamos ligados, e os relacionamentos podem beneficiar bastante de uma abordagem mais solta à sexualidade, com maior entrega, sem tantos limites.

De um modo geral, o trânsito do expansivo Júpiter pelo introvertido Escorpião vai fazer-nos olhar com coragem para dentro de nós, arrancar aquilo que está mais escondido e trazê-lo à superfície, com coragem e ousadia. Podemos retomar a paixão por algo que abandonámos e agarrar-nos com firmeza à vontade de conquistar e concretizar o nosso maior sonho. Júpiter em Escorpião convida-nos a compreender aquilo que mais desejamos no íntimo dos nossos corações e lembra-nos que podemos alcançar o que queremos se atentarmos às palavras de Fernando Pessoa:

Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

no mínimo que fazes.

Veja também:

 

 


 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o com os seus amigos, clicando num dos botões abaixo:

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.