Santos e Orações
![]() |
Jesus diz-nos que devemos cumprir os 10 Mandamentos mas também devemos ter um coração humilde, um coração cheio de doçura, forte na aflição, faminto e sedento de justiça, de misericórdia, de paz, e que seja puro, pois Ele também praticou a justiça.Para entender os Mandamentos, é necessário fazê-lo com toda a inteligência e coração, para compreender bem a sua importância o seu valor e o seu significado. É preciso ter confiança, pois todos somos “capazes de amar a Deus” se seguirmos os passos de Maria, que foi a primeira a seguir Jesus.
Deus não nos pede nenhum impossível, pois dotou-nos de razão, que nos permite avaliar a qualidade moral dos nossos actos e conhecê-los através dos Mandamentos. Os três primeiros Mandamentos ajudam-nos a saber em que consiste o nosso relacionamento com Deus. Os outros Mandamentos dizem respeito à nossa relação com o próximo. Os Dez Mandamentos foram transmitidos por Deus a Moisés, para que chegassem ao povo. Ensinam o caminho para a aliança com Deus. Seguir os dez Mandamentos significa mostrar fidelidade e união a Deus, seguindo as palavras “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.
Os 10 Mandamentos:1º Mandamento – “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.” Amar a Deus significa acreditar n’Ele, esperar por Ele. As palavras de Moisés estão fundamentadas no monoteísmo, que é a fé em um só e verdadeiro Deus. Jesus retoma essas palavras e indica que infelizmente inventamos muitos “caminhos falsos”, como por exemplo o sacrilégio, a falta de respeito para com os outros, para com coisas e lugares consagrados a Deus e ainda a superstição que conduz à idolatria.
2º Mandamento – “Não pronunciarás o nome de Deus em vão.” Se este nome for invocado com ironia ou indiferença, está-se a desrespeitar a dignidade de Deus. Este nome só deve ser invocado com fé e amor.
3º Mandamento – “O 7º dia será de descanso, consagrado ao Senhor.” Para testemunhar a pertença e fidelidade ao Cristo e à sua Igreja deve celebrar-se a Ressurreição do Senhor, indo à Missa aos domingos. É importante que as pessoas não se deixem invadir pelo trabalho nem pelo único desejo do prazer.
4º Mandamento – “Honrarás o teu pai e a tua mãe.” A educação cristã assenta nos exemplos, e como tal devemos amar, respeitar, obedecer e prestar assistência aos nossos pais, que por sua vez têm o dever de prover às necessidades físicas e espirituais dos seus filhos.
5º Mandamento – “Não matarás.” Deus não aprova o homicídio, o suicídio, assim como sentimentos de vingança ou actos de violência. É importante afastar do nosso coração todo o sentimento de ódio ou raiva contra o próximo. Deus deseja que a paz reine entre nós. Devemos também procurar dar um bom exemplo aos outros através da nossa conduta.
6º Mandamento – “Não cometerás adultério.” O espírito deve sobrepor-se à carne, e como tal devem evitar-se os olhares, as palavras, os pensamentos e os desejos desonestos, assim como qualquer vício como o álcool ou as drogas, e ainda a ociosidade e a vaidade.
7º Mandamento – “Não roubarás.” Deus condena qualquer fraude ou atitude como guardar um objecto emprestado ou confiado para ser guardado, fugir ao pagamento de dívidas ou, no caso de quem tem funcionários a seu cargo, não pagar um salário justo e não respeitar um contrato celebrado.
8º Mandamento – “Não levantarás falso testemunho”. Cada pessoa tem direito à verdade, à honra e à reputação, por isso Deus condena a mentira, o falso testemunho, a difamação e a calúnia. Mentir para prejudicar alguém é um crime. A sinceridade e a discrição são qualidades a cultivar, e não devemos julgar o próximo nem dar ouvidos a calúnias. Deus aconselha-nos a respeitar a reputação do próximo e interpretar a sua conduta caridosamente.
9º Mandamento – “Não desejarás a mulher do teu próximo.” É importante resistir a qualquer tentação e seguir o exemplo da Virgem Maria, que deve servir-nos como força nos momentos difíceis e afastar-nos dos perigos.
10º Mandamento – “Não desejarás nada que seja do próximo.” Não devemos desejar a riqueza dos outros, seja pela inveja ou pelo ciúme. Reze também: Oração a Nossa Senhora Desatadora de Nós Oração de proteção a São Miguel Arcanjo
|