Terapias

Aromaterapia: como usar essências em sua casa?

Os difusores de essências são uma tendência crescente como forma de perfumar o lar mas, para além de criarem uma atmosfera agradável, eles podem ter também um papel bastante importante para purificar a energia do espaço. O olfacto consegue evocar memórias e ativar o cérebro, o que faz com que os aromas influenciem o nosso estado de espírito e, uma vez que é no lar que relaxamos e passamos uma boa parte do nosso tempo de descanso, eles podem contribuir para que sejam desbloqueadas energias estagnadas e para que alcancemos um estado de bem-estar constante. Conheça o significado de cada fragrância e crie o ambiente certo em sua casa.

 

Há muito que a Aromaterapia é conhecida e utilizada para, através das caraterísticas específicas de cada aroma, melhorar a energia de espaços e, dessa forma, elevar a vibração energética das pessoas que neles se encontram. As essências que são usadas em difusores de ambiente são compostas por aromas distintos, combinados de forma a conjugar as caraterísticas específicas de cada um deles e a obter os efeitos desejados. Há essências que relaxam, há outras que revitalizam. Algumas estimulam a sensibilidade e a predisposição afetiva, outras ajudam a potencializar a capacidade de concentração e o raciocínio lógico. 

As Civilizações antigas, como a Grega, a Romana e a Egípcia, já atribuíam importância às propriedades dos aromas, e por isso usavam perfumes e incensos em cerimónias e rituais especiais. Mas conta-se que o estudo aprofundado das caraterísticas e benefícios de cada essência surgiu "por acaso" quando, no início do século XX, um químico francês chamado René-Maurice Gattefossé experimentou aplicar óleo de lavanda sobre a mão que tinha acabado de queimar. Uma vez que a mezinha mostrou ser muito eficaz, aliviando os sintomas e evitando uma cicatriz, ele procedeu ao estudo não só dessa, mas de outras essências,  dando origem a uma terapia que, desde então, viria a ser tida como uma preciosa ajuda para aliviar e evitar problemas físicos e psicológicos. 

 

A Aromaterapia recorre ao uso de:

- óleos essenciais - devem ser diluídos em água e podem ser aplicados diretamente na pele, nomeadamente através da massagem, ou misturados na água do banho. Podem, também, ser aplicados em tecidos, tais como almofadas ou um pedaço de pano específico, para que o aroma seja inalado (suavemente) em situações de stress ou para ter um sono mais descansado, por exemplo. Pode diluir algumas gotas de óleo essencial numa bacia com água quente e, dessa forma, usar para lavar os pés. O aroma libertado ajuda o cérebro a processar a informação recebida, ao mesmo tempo que o óleo também é absorvido pela pele.

- essências - aplicadas em queimadores ou em difusores, libertam o aroma que se propaga pelo ambiente e, dessa forma, é captado pelo olfacto e assim interage com o cérebro, influenciando o nosso estado de espírito e a nossa disposição mental.

 

Os óleos e as essências são feitos a partir das plantas, e delas podem ser usadas tanto as flores e as folhas como, também, o caule e até as raízes. Estes extratos são depois misturados com óleo ou álcool (e por isso a sua ingestão é bastante delicada e não pode ser feita sem aconselhamento específico de um terapeuta). 

 

Que aromas escolher?

De acordo com as propriedades específicas de cada planta, cada essência interage com uma parte específica do cérebro, ativando um determinado tipo de reações. Por isso, é fundamental saber que efeitos tem cada essência, para poder escolher aquela(s) que melhor se adequa(m) a si e à finalidade pretendida.

As principais essências e respetivas propriedades são:

Relaxantes

- Alfazema / Lavanda - atuam, sobretudo, de um modo relaxante. Ajudam a descontrair ao fim de um dia cansativo, favorecem o relaxamento mental e o alívio da tensão e do stress. Ajudam a criar uma atmosfera propícia a um sono reparador, sendo benéficas para combater a insónia e também para ajudar a tranquilizar crianças muito agitadas ou pessoas com tendência para se exaltarem. Ajudam a aliviar dores de cabeça e enxaquecas, melhorando ainda o funcionamento das vias respiratórias e aliviando sintomas de resfriados.

- Camomila - tem, também, um efeito calmante, atuando de forma a aumentar o otimismo e a libertar a tensão acumulada. Ajuda a diminuir os sintomas de dor, sendo favorável numa recuperação de doença, por exemplo.

- Baunilha - estimula o bem-estar, favorecendo o relaxamento.

 

 

Revitalizantes

- Alecrim - ajuda a sentir maior vitalidade, combatendo o cansaço e as dores de cabeça, assim como dores musculares ou nas articulações. Também ajuda a aumentar a capacidade de concentração e a melhorar a memória, revitalizando a mente. É ideal em alturas de trabalho ou esforço mais intensos, para favorecer os estudos ou para ajudar pessoas que se sentem desmotivadas, por exemplo.

- Canela - transmite energia e dinamismo, ao mesmo tempo que ajuda a concentrar-se nas suas metas e a ter um foco mais consciente, permitindo-lhe, por isso, também relaxar. Ajuda a aliviar dores de cabeça ou tonturas, cólicas menstruais e tendência para a irritabilidade.

- Eucalipto - para além de atuar de forma revitalizante sobre o cérebro, também é bastante eficaz para ajudar a limpar as vias respiratórias, melhorando o seu funcionamento. Atua ainda de forma benéfica para aliviar dores de cabeça e a tensão muscular.

- Limão - ajuda a combater a ansiedade e o stress, fortalecendo as defesas do organismo e ajudando a melhorar a capacidade de concentração. Também ajuda a aliviar a febre.

 

Outros aromas que estimulam a atividade cerebral, revitalizando-a e estimulando o otimismo, são:

- Menta/ hortelã

- Laranja

- Maçã verde

 

Estimulantes a nível amoroso

- Jasmim - ajuda a aumentar a libido e a predisposição para o amor, mas tem também um efeito calmanete, aliviando a tensão e combatendo o pessimismo.

- Sândalo - Também ajuda a potenciar a predisposição afetiva e a aumentar a libido, ao mesmo tempo que ajuda a dissipar mágoas afetivas e a aliviar a tensão e o stress.

- Ylang-ylang - tem propriedades afrodisíacas, ajudando a relaxar e estimulando a sensualidade. É ideal para criar uma atmosfera de romance ou para quem deseja encontrar um novo amor. Também ajuda a combater a ansiedade e a estabilizar a pressão arterial.

- Gengibre - estimulante, ajuda a ter maior vitalidade e espírito de conquista.

- Patchouli - outro aroma que favorece o amor e a sensualidade, tem um efeito considerado afrodisíaco.


 

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.