Santos e Orações

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2017

No início desta Quaresma, que começa no dia 1 de Março, o Papa Francisco emitiu a sua mensagem para todos os fiéis, num texto intitulado "a Palavra é um dom. O outro é um dom." As suas sábias palavras dão o mote para este período de reflexão que agora se inicia: “Cada vida que vem ao nosso encontro é um dom e merece acolhimento, respeito, amor. A Palavra de Deus ajuda-nos a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil”.

O Papa explicou, na sua mensagem para este ano, que a Quaresma é "um caminho de esperança". Ela é exigente, "como o amor é exigente", mas é dessa esperança que se contrói um caminho de liberdade, seguindo os ensinamentos de Jesus, para nos libertarmos da "escravidão". Esta escravidão relaciona-se com o dinheiro, e com o uso errado que dele fazemos, deixando-nos subjugar pelos interesses egoístas e materialistas, negligenciando a importância da vida - da nossa, e de todas aquelas que de algum modo se cruzam no nosso caminho. 

O Papa usa a história bíblica de Lázaro para nos fazer refletir sobre a importância do valor que as outras pessoas devem ter na nossa vida, porque o têm, efetivamente:

“Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. A justa relação com as pessoas consiste em reconhecer com gratidão o seu valor. O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho importuno, mas um apelo a converter-se e a mudar de vida”.

Assim, este ano o Papa Francisco apela a que aproveitemos o período da Quaresma para fazer a devida reflexão, oração e penitência e, de forma consciente, darmos mais valor a quem precisa de nós, fazendo deste período um recomeço de vida.

A penitência e as provações que fazem parte da Quaresma têm como fim a fortificação do caráter e, sobretudo, a firmeza da Fé. Não representa um fim, mas a oportunidade de renascer em Cristo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.