Therapies

Xamanismo: qual é o seu animal guia?

Desde o início dos tempos que o Homem conta com a companhia e a ajuda dos animais. Para além de estarem na base da sobrevivência humana, fornecendo o alimento e o vestuário, os animais sempre tiveram um importante papel como protectores e como guias, sendo ainda hoje venerados pelas tribos que vivem em contacto directo com a Natureza. Na civilização moderna, há cada vez mais pessoas a elegerem os animais domésticos como uma companhia indispensável. E quase toda a gente tem um animal – doméstico ou selvagem – de eleição. Saiba que o seu animal preferido revela muito acerca da sua própria personalidade.

A Natureza que nos rodeia é o melhor espelho de nós próprios, e se olharmos atentamente para o que está à nossa volta encontramos as respostas para as questões que nos inquietam. Ao observarmos cada espécie animal, compreendemos que existem traços físicos e comportamentais que a distinguem das restantes. Por exemplo, quando pensamos num veado vem-nos à cabeça uma imagem doce e ternurenta, associamos um rouxinol à leveza e alegria do seu canto, e se pensarmos num leão surge-nos a imagem mental da força e do domínio impostos pelo rugido imponente do rei da selva. Os animais dão-nos exemplos constantes de bravura, coragem, persistência, lealdade e ternura, entre muitas outras qualidades. Cada animal ensina-nos uma lição específica, ajudando-nos a regressarmos ao nosso caminho espiritual de cada vez que nos sentimos perdidos ou hesitantes. Descobrir o animal que a guia vai ajudá-la a fortalecer as suas maiores qualidades interiores e a vencer os seus medos, reforçando a sua capacidade de superar os desafios. Os animais acompanham-nos fisicamente ou em espírito, alertam-nos para certos perigos e ajudam-nos a encontrar a solução certa em tempos difíceis. 

Em traços muito gerais, o Xamanismo é uma filosofia ancestral que assenta na união entre o Homem e a Natureza. Há quem diga que é tão antigo como o ser humano, começando há cerca de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, pois por sentir-se vulnerável perante a Natureza, que não pode controlar, o Homem cedo procurou compreender as suas leis. O Xamã, aquele que tem a capacidade de estabelecer a ligação entre a Terra e o Céu, é alguém capaz de receber mensagens e de as interpretar, fornecendo informações importantes a quem delas precisa. Um conceito muito importante no Xamanismo é o do "animal de poder", segundo o qual temos guias animais que nos podem ajudar na nossa jornada, pois pelas suas caraterísticas aumentam as nossas forças e ajudam-nos a vencer as nossas fraquezas.

Qual é o seu animal guia?

Em primeiro lugar, identifique o animal que o guia. Este é, normalmente, coincidente com o seu animal preferido. Se não é capaz de eleger um animal preferido, responda às seguintes questões:

- Costuma sonhar com algum animal?

- Qual é o animal com que mais simpatiza desde pequeno?

- Quando era criança, qual era o seu boneco preferido? E desenhos animados, quais eram os seus favoritos? (Muitos brinquedos e desenhos animados retratam animais, precisamente pela protecção que inspiram e pelo conforto que transmitem às crianças)

- Tem roupas, canecas, copos ou objectos decorativos com algum animal? Qual?

- Qual é o animal que lhe parece mais bonito? Quais são as características que mais aprecia nesse animal?

Pode, também, fazer esta Meditação que lhe irá permitir encontrar o(s) seu(s) animal/ animais guia(s), clique aqui.

 

O que é que o seu animal guia diz sobre si?

Em primeiro lugar, identifique o tipo de habitat natural do seu animal de eleição:

- Se vive no campo, você é uma pessoa que valoriza a calma e a tranquilidade, apreciando o conforto e a segurança do lar. Dá muito valor àquilo que conquista.

- Se vive na água, você está á vontade com as suas emoções e sentimentos. Ou, pelo contrário, eles são a sua maior preocupação, pois são sem dúvida aquilo a que você dá maior importância na vida. é uma pessoa muito sensível e poderosamente intuitiva.

- Se vive no ar, você é uma pessoa que vive sobretudo ao nível das suas ideias. A liberdade é o seu bem mais precioso, não gosta de se sentir preso a compromissos nem que lhe deleguem responsabilidades. Imaginativo, é versátil e está sempre em busca de novas informações.

- Se vive na selva ou no meio da floresta, você é uma pessoa destemida e o perigo dá-lhe adrenalina e motivação para viver. Não gosta de rotinas nem consegue estar parado durante muito tempo seguido. Auto-confiante e corajoso, precisa de novos desafios constantes e não tem medo de correr riscos.

- Se vive debaixo da terra, você é uma pessoa com pouca auto-confiança, discreta e muito prudente. Não gosta de dar nas vistas, preferindo ser valorizado e reconhecido por aquilo que faz. Tem um carácter meticuloso e trabalhador, sendo muito perfeccionista e por vezes demasiado exigente consigo próprio.

 

O significado de cada animal guia:

CÃO 

Símbolo da lealdade, o cão é considerado o melhor amigo do Homem, por ser o animal que mais fielmente se mantém ao seu lado. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa que honra os seus compromissos e que dá muito valor à amizade, à família e aos afectos. Fica extremamente magoado quando o desiludem ou quando se sente traído, pois acredita de imediato nas pessoas e deposita nelas a máxima confiança. Com uma personalidade alegre e divertida, possui uma certa ingenuidade e acredita que é possível existir um mundo ideal, liberto de injustiças e preocupações. Gosta de estar acompanhado, aborrece-o estar sozinho.

Se este é o seu animal guia…

Saiba que ele irá trazê-lo de regresso a casa sempre que for necessário, protegendo-o em todas as horas para que nunca se sinta sozinho.

 

GATO

Adorado por algumas civilizações, o gato simboliza a independência, a elegância e o poder intuitivo. Por mais que o Homem o tente domesticar, o gato permanece indomável e livre. Se este é o seu animal preferido, você tem uma personalidade forte e indomável. Gosta de ser apreciado pela sua beleza e de causar impacto nas pessoas que o rodeiam, mas nunca se dá a conhecer completamente. Lida bem com a solidão, pois acredita que “mais vale só do que mal acompanhado”. É um observador perspicaz, sendo difícil esconderem-lhe um segredo. Embora seja afectuoso e protector para com aqueles que ama, define muito bem os seus limites e não deixa que os outros “pisem o risco”.

Se este é o seu animal guia…

A sua intuição é muito poderosa, e o seu forte instinto ensina-lhe sempre qual é o caminho que deve seguir.  

 

CAVALO

Símbolo da liberdade e da força, se este é o seu animal preferido você é uma pessoa destemida e audaz, mas que sabe respeitar os pontos de vista dos outros, sem querer impor os seus. Embora precise de ter espaço e de sentir-se livre de seguir a sua própria vontade, não gosta de se encontrar numa posição de chefia, pois acredita que cada um é responsável por si. Trabalha bem em equipa, desde que não lhe imponham regras ou restrições. Pioneiro e aventureiro, é capaz de motivar as pessoas que estão à sua volta, inspirando-as com o seu exemplo. Embora seja romântico e sonhador, tem alguma dificuldade em prender-se a um compromisso.  

Se este é o seu animal guia…

O seu espírito inquieto vai sempre ajudá-lo a superar os desafios com que for confrontado. Acredite na sua força interior, pois a sua alma é mais robusta do que imagina!

 

LEÃO

Associado à nobreza e à coragem, este é o rei da selva, símbolo de poder conquistado pela força e pelo mérito. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa determinada na conquista das suas metas, que acredita em si e que sabe que chegará onde deseja. Tem aptidões naturais para a liderança, sabe comandar os outros e tem boas capacidades organizacionais. É ambicioso e recusa-se a deixar-se limitar pelas circunstâncias, pois acha que é sempre possível evoluir, a todos os níveis. No amor é leal, mas pode ser dominador e orgulhoso. Precisa de se sentir reconhecido e valorizado por aqueles que o rodeiam.  

Se este é o seu animal guia…

Terá sempre a coragem necessária para vencer todas as batalhas. A sua força interior faz com que nada nem ninguém lhe consiga fazer frente.

 

LOBO

Embora selvagens, os lobos são animais que inspiram muitos homens. Vivendo em matilha, estão associados à família e ao espírito de equipa, e se é este o seu animal preferido você é uma pessoa que valoriza muito a opinião daqueles que o rodeiam. Precisa de se sentir apreciado e respeitado por aquilo que faz, mas no seu interior possui uma independência que nem sempre deixa adivinhar. Os lobos estão, também, associados à lua e ao seu poder, e aqueles que têm esta influência são pessoas com uma intuição apurada, que possuem uma vida interior muito intensa. Podem, por vezes, ter dificuldade e expressar aquilo que sentem, guardando para dentro de si próprias as suas complexas emoções.

Se este é o seu animal guia…

Ele ajudá-lo-á sempre a encontrar o trilho certo quando se sentir perdido ou confuso. Procure descobrir a verdade que se esconde bem guardada dentro do seu coração, e faça-se ouvir.

RAPOSA

Conhecidas por serem matreiras, as raposas representam muitas vezes uma ameaça para a espécie humana, pois alimentam-se do gado. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa com um poderoso instinto de sobrevivência, que contorna airosamente os obstáculos com que se depara. Possui uma notável destreza mental, e a sua mente está sempre inquieta com mil ideias a fervilharem no seu interior. Precisa de estímulos constantes, pois a rotina aborrece-o. Confia na sorte e acredita que existe sempre maneira de melhorar as situações. Embora adore conversar e procure estar acompanhado, no fundo é independente e vira costas quando sente que chegou o momento de o fazer.

Se este é o seu animal guia…

A raposa vai sempre iluminar a sua mente para encontrar, como por milagre, a solução que procurava. Sabe escapar ileso de todas as situações.

MACACO

Divertido e brincalhão, o macaco é um dos animais com os quais o homem consegue uma maior proximidade. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa bem-disposta, curiosa e ágil. Gosta do convívio social, sendo naturalmente extrovertido e fazendo amigos com facilidade. Tem sempre tema de conversa, pois interessa-se por uma grande diversidade de assuntos, embora não costume aprofundá-los. Pode ser um tanto distraído, pois os estímulos à sua volta fazem com que seja difícil concentrar-se numa só tarefa. Procura agradar a toda a gente, evitando conflitos. Aceita facilmente as opiniões dos outros, privilegiando sempre a harmonia e a boa-disposição.

Se este é o seu animal guia…

O macaco ajuda-o a ver a vida com otimismo e a enfrentar todas as situações com um sorriso nos lábios. Se precisar de ajuda… sabe que pode contar com a ajuda da pessoa certa!

COELHO

Estes pequenos animais ágeis e de orelhas sedosas estão associados à humildade, ao amor e à fertilidade. Se o coelho é o seu animal guia, você é uma pessoa simpática, afável e divertida, e procura agradar àqueles que o rodeiam. Por vezes pode esquecer-se do seu próprio valor em prol dos outros, pois como procura conquistar o seu afeto acaba por fazer demais por aqueles que o rodeiam, tornando-se uma presa fácil para pessoas que se aproveitam da sua boa vontade. É, contudo, perspicaz e ágil, sendo capaz de escapar de situações mais complicadas. Possui um forte instinto familiar, sentindo-se realizado através da maternidade.

Se este é o seu animal guia…

O coelho ajuda-o a conquistar os seus objetivos através da doçura, da agilidade e da perspicácia. É fácil fazer com que gostem de si.

GOLFINHO

Associados à alegria, estes simpáticos animais aquáticos são protetores, afetuosos e extremamente inteligentes. Se o golfinho é o seu animal guia, você é uma pessoa muito criativa, sonhadora e romântica, e vive frequentemente no mundo da sua própria imaginação. Sentir-se protegido e acarinhado por aqueles de quem gosta é fundamental para se sentir bem, pois fica triste quando se sente sozinho. Prefere que outras pessoas tomem decisões por si, pois por vezes é inseguro. Gosta, contudo, de cuidar e acarinhar as pessoas que ama, sendo um amigo muito leal e um amante dedicado. A família é a sua maior prioridade na vida, e se tem filhos é capaz de tudo por eles. Precisa de estar num ambiente que o faça sentir-se seguro.

Se este é o seu animal guia…

O golfinho ajuda-o a cativar as pessoas que estão à sua volta, de tal maneira que encontrará sempre a ajuda de que precisa. A sua simpatia é o seu maior trunfo.

PÁSSARO

As aves representam a liberdade e o desprendimento. Se o seu animal guia é uma ave, você possui horizontes muito vastos, procurando sempre ir mais além, pois para si o céu é o limite. A sua vida mental é muito rica, é uma pessoa extremamente curiosa e interessada por tudo o que está à sua volta. Possui um espírito independente e não se compromete facilmente. Dentro das aves, se o seu animal guia é uma águia, você é uma pessoa intrépida e com objetivos bastante definidos, que não olha a esforços para alcançar os seus fins. Se, pelo contrário, for um rouxinol ou beija-flor, é uma pessoa flexível, extrovertida e mais maleável, que procura criar harmonia à sua volta. Se for uma coruja, pode ser demasiado introvertida, sendo uma pessoa estudiosa e com grandes capacidades mentais.

Se este é o seu animal guia…

O pássaro irá sempre ajudá-lo a voar rumo à sua liberdade, mesmo quando se sentir aprisionado pelas circunstâncias. O vento irá mostrar-lhe que direção deve seguir.

BORBOLETA

A borboleta encanta pelo seu poder de transformação, pois começa por ser uma crisálida e acaba por tornar-se nesta criatura leve, que voa pelos ares exibindo as suas asas coloridas. Se é este o seu animal guia, você possui uma forte flexibilidade, sendo capaz de refazer a sua vida e de “renascer” tantas vezes quantas forem necessárias. Não tolera a desigualdade nem a injustiça, defendendo sempre o equilíbrio e procurando a alegria. Pode possuir talentos artísticos notáveis, tem uma sensibilidade muito apurada e uma graciosidade evidente. Conquista facilmente a admiração dos outros.

Se este é o seu animal guia…

Ele vai sempre ajudá-lo a transformar a sua vida com beleza e elegância. A sua capacidade de adaptação vai sempre ajudá-lo a superar os desafios.

VACA

Associada à bondade, à generosidade e à paciência, a vaca é um dos animais que mais tem acompanhado o Homem desde sempre, dando-lhe alimentos preciosos como o leite e a carne. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa leal e muito dedicada à família, empenhando-se em proporcionar boas condições de vida àqueles que ama. Tem um espírito trabalhador e altruísta, sendo capaz de fazer grandes esforços sem se queixar. Tem uma personalidade forte, mas doce, não gostando de se impor. É muito protetor e carinhoso, mas quando o magoam é capaz de ter reações explosivas e inesperadas.

Se este é o seu animal guia…

Ainda que possa levar algum tempo, você conseguirá alcançar as suas metas e chegar ao caminho certo, pois a sua tenacidade é notável.

OVELHA

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa muito carinhosa e que precisa de ter a seu lado pessoas em quem pode confiar. Não gosta de estar sozinho, e sente-se perdido quando isso acontece. Possui uma personalidade tímida, tendo por vezes falta de auto-confiança. É, no entanto, muito bem-disposto e divertido, mas só o mostra quando se sente à vontade. Pode ser impulsivo nas suas atitudes, pois nem sempre consegue decidir o que fazer, cedendo com facilidade à vontade dos outros. É capaz de fazer grandes sacrifícios por aqueles que ama.

Se este é o seu animal guia…

A ovelha ensina-o a expressar as suas opiniões sem ter medo de arriscar. Confie nos bons amigos que tem.

PORCO

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa reservada e introvertida, mas que possui um forte espírito empreendedor. Gosta de fazer o seu trabalho com esmero e empenho, embora por vezes se deixe convencer pela opinião dos outros. Conquista os seus objetivos com persistência e lentidão, não procura dar nas vistas nem se sente à vontade quando está nas luzes da ribalta. Pode ser um tanto possessivo e ciumento, pois como dá muito valor a tudo aquilo que conquista não abre mão facilmente do que considera “seu”.

Se este é o seu animal guia…

O seu empenho e capacidade de trabalho são os seus maiores trunfos, que a ajudarão a conquistar os seus objectivos.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.