Astrology

Saturno e Plutão estão retrógrados: está preparado para a mudança?

Saturno e Plutão estão ambos retrógrados. Esta situação influencia todas as pessoas, seja qual for o seu signo, porque tanto Saturno como Plutão são planetas de movimento lento, que levam muito tempo a mudar de signo e de Casa astrológica, e os seus efeitos provocam grandes mudanças tanto a nível individual como coletivo. Os próximos meses têm muito para nos ensinar, pois vem aí uma profunda energia de mudança!

Saturno é chamado o senhor do Karma. Ele é o planeta do tempo, que traz a maturidade, o crescimento lento e consistente. Encontra-se no signo Capricórnio, onde entrou em Dezembro passado, e desde o dia 17 de Abril que está retrógrado, assim ficando até dia 6 de Setembro. Saturno retrógrado traz-nos de volta karmas que estão por resolver na nossa vida. Isso significa que os próximos meses nos podem obrigar a rever provas difíceis, ensinando-nos importantes lições.

Plutão, por seu lado, é o planeta das grandes transformações, das mudanças profundas, das metamorfoses. Também está em Capricórnio e também entrou em movimento retrógrado, neste caso no dia 22 de Abril, assim ficando até ao dia 30 de Setembro.

Portanto, se ao pesado Saturno retrógrado juntarmos a energia do tumultuoso Plutão, também retrógrado, é fácil  compreender que há muita coisa prestes a mudar dentro e fora de nós.

Astrologicamente, Saturno e Plutão apresentam-nos as maiores lições, as mais difíceis, mas também aquelas que trazem depois as maiores recompensas. São eles os propulsores das transformações e do nosso crescimento.

Neste período em que ambos se encontram retrógrados no mesmo signo - o taciturno Capricórnio - a sua energia conjuga-se de forma a apresentar-nos um desafio muito claro e consistente. É que Capricórnio prima pela estabilidade, pelo rigor e pela disciplina, sendo o signo mais "maduro" e ponderado de todo o Zodíaco. 

Enquanto Saturno estiver retrógrado somos chamados a rever as lições que nos foram trazidas desde Dezembro de 2017, quando Saturno entrou em Capricórnio.

Saturno ajuda-nos a definir limites, a assentar as bases, a assumir responsabilidades. Dá-nos também o impulso de que precisamos para dar passos concretos em relação ao que desejamos alcançar e a fazer as mudanças necessárias para que possamos obtê-lo.

Por vezes Saturno pode também impôr-nos restrições ou fazer-nos sentir estagnados, mas isso apenas acontece para que sejamos capazes de rever aquilo que já não funciona e o que precisa de ser limpo nas nossas vidas. Um aspeto curioso de Saturno retrógrado é que, como este planeta é por si só muito restritivo, quando está retrógrado torna-se mais leve, fazendo com que algumas das barreiras que nos limitavam sejam retiradas. 

Saturno tem a ver com assumir compromissos consigo mesmo e com a vida que realmente deseja, portanto avalie a sua vida desde Dezembro passado e honre os compromissos que assumiu desde então.

Este período de Saturno retrógrado faz-nos avaliar melhor os desafios e as lições que nos foram apresentados nos últimos meses. Podemos ter de fazer mudanças ou de encontrar um novo significado para as situações, ou uma nova forma de lidar com elas. 

Saturno retrógrado também tem uma poderosa energia de cura, por isso aproveite este período para curar feridas antigas e libertar-se de obstáculos que o têm impedido de assumir a responsabilidade pela sua vida.

                                  Quíron em Carneiro pode ajudá-lo - veja aqui

Plutão retrógrado irá abordar os mesmos assuntos, mas de forma ligeiramente diferente. Enquanto que Saturno nos impulsiona a assumir a responsabilidade pelas coisas, Plutão faz-nos remexer nelas a um nível muito mais profundo, para que as possamos realmente compreender.

Plutão está sempre a inquietar-nos para que possamos descartar as nossas máscaras e aventurarmo-nos a conhecer a nossa natureza mais íntima e mais profunda. Enquanto estiver retrógrado, Plutão pode fazer-nos reavaliar algumas perdas e cortes que vivemos desde Abril do ano passado. O que mudou na sua vida desde então? Quem deixou de fazer parte dela? Que crenças deixaram de fazer parte de si?

Sempre que alguma coisa sai da nossa vida, é criado um espaço vazio, pronto a receber algo novo.

Tudo aquilo que tiver deixado de existir na sua vida irá dar lugar a algo novo, a uma reconstrução de si próprio, que irá acontecer seja de que forma for, e que irá evidenciar-se mais enquanto Plutão estiver retrógrado. Este período é ideal para fazer mudanças drásticas e profundas na sua vida, para renascer. É também tempo de aceitar quaisquer perdas que tenha tido de enfrentar e encará-las como novas oportunidades.

                               Veja aqui 25 sinais que lhe dizem que é tempo de seguir em frente

Sempre que há uma perda, há sempre uma oportunidade de reescrever as situações e reconstruí-las numa nova direção, vendo a beleza do que já foi e aceitando a passagem dos ciclos da vida.

A vida é uma sucessão de mortes e de renascimentos, uma sucessão de perdas e de ganhos, e assim como o sol nasce e se põe em cada dia, também nós precisamos de descartar certas coisas da nossa vida de tempos a tempos. Muitas vezes estas fases de perda são dolorosas, obrigando-nos a ver uma camada mais profunda de nós, fazendo-nos ir mais fundo dentro de quem somos. Esta energia de Plutão retrógrado, contudo, pode ajudar-nos - e muito - a renascer a partir da dor. 

Plutão retrógrado vai mostrar-lhe o que pode controlar na sua vida, e o que não pode controlar, para que deixe de gastar energia em algo que na verdade não controla, ignorando o poder que realmente tem. Capricórnio é um signo especialmente capaz quando é necessário fechar um ciclo e libertar-se de memórias dolorosas, o que faz com que por vezes o tomem como frio. Na verdade, Capricórnio sabe assumir o controlo da sua vida, e Plutão retrógrado em Capricórnio vai ajudá-lo a si a fazer a mesma coisa, seja qual for o seu signo. 

Com Saturno e Plutão retrógrados podemos encontrar-nos mais introspetivos, com uma forte necessidade de compreender aquilo que tem ocupado as nossas vidas.

Por outro lado, a retrogradação conjunta de Saturno e Plutão também pode aumentar a nossa percepção do que nos rodeia, a intuição e a empatia em relação aos outros. 

As mudanças trazidas por Saturno e Plutão retrógrados levam muito tempo a fazer-se sentir, e por esse motivo pode nem notar nada por enquanto. Os próximos dois anos têm muito mais a mostrar-lhe do que os próximos meses em si, mas a verdade é que é agora que tudo começa.

Reflita sobre a sua vida e orgulhe-se da pessoa que é, do seu percurso até aqui. Lembre-se que não importa aquilo que veio ao seu encontro nos últimos meses ou aquilo que partiu: todas as estações da vida têm a sua beelza singular, desde que esteja disposto a encontrá-la. 

Veja também:

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.