Therapies

Portugal venceu o Euro 2016:

a vitória da Seleção é a vitória da fé e da união

O dia 10 de Julho de 2016 ficará para sempre assinalado na História de Portugal e na memória dos portugueses. Contra tudo e contra todos, Portugal sagrou-se campeão do Campeonato Europeu de Futebol, pela primeira vez desde sempre, num jogo vivido à boa maneira portuguesa: a transbordar de emoção, com lágrimas, desespero e uma confiança que se ergue do desalento, naquela determinação silenciosa, aquela tenacidade que só nós sabemos ter. O País está em festa, orgulhoso de si e dos que tão bem nos representaram, num jogo rico em simbolismos e misticismo.

O dia 10 (número correspondente à carta de Tarot a Roda da Fortuna) do mês de Julho (número 7, correspondente à carta o Carro) prenunciava o que aí vinha: quando a Roda da Fortuna sai num lançamento de Tarot, a sorte ditará o rumo dos acontecimentos, tudo pode acontecer. O Carro reforça a ideia de agilidade, rapidez, e entreabre a porta à possibilidade de sucesso. A vitória seria de quem acreditasse, de quem soubesse manter a Fé, até ao fim. E o sangue português sabe fazê-lo como ninguém, porque nos corre nas veias a força de acreditar, mesmo quando tudo parece estar contra nós. Desde o início da nossa História, somos aquele "pequenino" que se agiganta, que se ergue sólido onde os grandes se desintegram. Porque o que temos dentro é a crença, porque ACREDITAMOS. E é a Fé que cria os milagres, mais do que a técnica ou a táctica, mais do que a lógica ou a racionalidade. Há sempre algo mais forte que nos guia e nos governa, e para Deus, é mesmo tudo possível.

Quando, logo no início do jogo, o nosso Capitão Cristiano Ronaldo foi lesionado, de uma forma dramática e inesperada, todo o País ficou de coração apertado, com um nó no estômago e uma desorientação generalizada. E agora? Sem o melhor do Mundo, sem o "nosso" menino de ouro, para onde vai Portugal? Ronaldo voltou a entrar em campo, com aquela perseverança que o carateriza. Quem, como ele, dá mesmo TUDO por aquilo que faz não poderia sair assim, não naquela altura, não naquela maneira. E foi também nesse momento que aconteceu algo que surpreendeu e marcou todos os que assistiam ao jogo (haveria alguém que não estivesse de olhos postos no relvado?): as câmaras captaram o momento em que o nosso capitão, sentado no chão, não consegue suster as lágrimas e uma misteriosa traça lhe vem pousar no sobrolho.

Seria um prenúncio da vitória? Uma mensagem de confiança?

O simbolismo da borboleta

A borboleta é um animal com um forte simbolismo esotérico, pois representa a transformação, o renascimento. É ela que, apesar de nascer larva, feia, insignificante e pequena, se transforma, graças à sua força interior, que a faz desenvolver-se dentro do casulo, dando origem à borboleta, um dos mais belos milagres da Natureza, um animal elegante, gracioso e vistoso.

A borboleta está associada à alma, à leveza do espírito, ao poder da transformação, que é conseguida a partir do maior e mais sublime mistério da Natureza. No entanto, a borboleta que veio em direção a Ronaldo era uma traça, a qual era associada, desde a Idade Média, à bruxaria e à magia negativa. Acreditava-se, nesse tempo, que as bruxas se disfarçavam de traças e assim entravam em casa das pessoas. Seria esta traça um aviso para Portugal estar atento ao seu inimigo? Teriam os franceses ido assim tão longe, tirando de jogo a nossa maior força, sem olhar a meios para atingir o seu fim?

Quando, minutos depois, Cristiano Ronaldo volta a ser atacado e acaba por ter de sair de jogo, em lágrimas, algo muito importante aconteceu. Algo que todos nós devemos reter como uma lição de vida, para além do jogo, para além do futebol, para a nossa vida. Tudo estava contra nós. Numa injustiça imprevisível e incompreensível, o nosso Capitão era forçado a abandonar o jogo. Os árbitros não assinalavam as faltas dos Franceses, num favoritismo demasiado ostensivo para passar despercebido. Depois dos comentários arrogantes da imprensa e dos comentadores franceses contra a nossa Seleção, ao longo da semana que antecedeu o jogo, todas as vozes em nosso redor nos levavam a desistir, pois afinal parecia impossível conseguir ganhar.

Quantas vezes na sua vida já se sentiu assim? Quantas vezes lhe "cortaram as pernas", depois de você investir tudo num sonho?

É precisamente nesses momentos que conhecemos a força da fé. É preciso não desistir, NUNCA. Acreditar, SEMPRE. Porque é sempre, sempre possível vencer.

Cristiano Ronaldo deu-nos um forte exemplo no jogo que ditou a nossa vitória. Ele teve de sair de campo, mas esteve lá, sempre. Destacou-se na forma como instruía a sua equipa, mesmo estando do lado de fora das linhas de campo. E foi ele a força que puxou pela equipa, pela claque de adeptos, por todos nós.

Mesmo quando a vida nos "expulsa para fora de jogo", podemos SEMPRE continuar a fazer alguma coisa para alcançar os nossos sonhos. Só precisamos de tentar, de desbravar caminho, de persistir. E acabaremos por chegar lá.

Na segunda parte do jogo, já com Cristiano Ronaldo a incentivar os jogadores na bancada, a equipa estava fortemente motivada. A confiança restabeleceu-se, todos deram tudo por tudo. Houve mais tentativas de golo, os franceses começaram a perceber que não tinham conseguido ainda "arrumar" com Portugal. Perdemos, em campo, o capitão, mas fica mais uma lição muito importante para todos nós:

A união faz mesmo a força. Quando agimos em função do nosso ego, do individualismo, é fácil perdermos o rumo, a força, a energia. Mas quando sabemos agir em equipa, quando confiamos uns nos outros e damos todos o nosso melhor em nome do grupo, a nossa força multiplica-se de uma forma muito mais difícil de vencer:

JUNTOS SOMOS MESMO MAIS FORTES.

 

Quando, já no prolongamento, Éder marca o golo que deu a vitória a Portugal, a alma portuguesa estalou em festa, com a mesma intensidade com que havíamos sofrido a lesão de Ronaldo, multiplicada pelo sentimento de que a justiça foi feita, Deus nunca nos abadonou, conseguimos vencer.

Éder nasceu a 22 de Dezembro, sob o signo de Capricórnio, ainda com uma forte influência de Sagitário. De Capricórnio tem a determinação, a tenacidade, a robustez intrépida, a confiança comandada pela ambição. De Sagitário, a bravura, a coragem, a garra e a paixão. 

Quando acreditamos, com todo o coração, que vamos vencer, vencemos mesmo.

Já depois do jogo, Éder confidenciou aos jornalistas que Cristiano Ronaldo lhe havia dito que seria ele, Éder, a marcar o golo que nos daria a vitória. E uma vez mais o nosso capitão nos deu uma importantíssima lição:

Quando acreditamos em alguém e lhe damos o nosso voto de absoluta confiança, a energia da nossa crença aumenta a energia dessa pessoa, dando-lhe a força que muitas vezes faz toda a diferença. E o que se aplica a outra pessoa também é válido para nós: quando acreditamos em nós próprios e confiamos verdadeiramente nas nossas capacidades a nossa força é muito maior.

Por fim, para além de Cristiano Ronaldo, também o treinador Fernando Santos merece o nosso louvor, e também ele nos deu importantes lições: com humildade, seriedade e perseverança é sempre possível ir mais além e alcançar as nossas metas. Muitos o criticaram, muitos questionaram a sua competência para o lugar que ocupava, mas ele silenciou todas essas vozes ao trazer a Taça para Portugal, no dia 11, como vaticinou. Porque Fernando Santos também nos ensinou lições importantes:

É preciso saber ouvir. Ouvir os outros, ouvir a nossa voz interior. Ouvir com atenção, respeitar, aceitar as ideias dos outros. No nosso futebol, tão cheio de egos fortes, Fernando Santos é um treinador que sabe criar união na equipa, coesão, motivação em grupo, o que saltou à vista pelo jogo de ontem.

Fernando Santos nasceu sob o signo de Balança, que se destaca pelo seu sentido de justiça, por procurar sempre agir de forma equilibrada e imparcial, que valoriza os outros e que sabe respeitar os seus pontos de vista, tendo uma hábil aptidão para criar empatia e união.

Rui Patrício, Pepe, Ricardo Quaresma, Raphael Guerreiro, Renato Sanches, foram também pilares fundamentais para construir a vitória. Toda a equipa, na sua coesão e capacidade de perseverança, foi determinante. É muito importante darmos o melhor de nós, por todos. 

Eusébio esteve sempre connosco

Houve quem interpretasse no final do jogo a misteriosa traça como um símbolo do espírito de Eusébio, nosso eterno ícone, que veio trazer a Cristiano Ronaldo a mensagem de esperança e fé - "Estou aqui convosco, não deixem de acreditar". Este será um dos eternos mistérios, como tanto que nos acontece. É que a vida, o futebol, e tudo o mais que nos diz respeito, é verdadeiramente um milagre.

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
u
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.