Rituals

O poder da mandrágora

Foram os livros do Harry Potter que a tornaram mais conhecida. Mas a mandrágora, a misteriosa raiz com uma forma humana, é um dos ingredientes mágicos mais antigos e mais poderosos, usado desde há muitos séculos.

A mandrágora é uma das plantas cuja história está mais envolta em lendas e mitos, profundamente ligada à magia. Referida até na Bíblia, já era cultivada pelos Gregos e pelos Egípcios. É oriunda dos Himalaias e da zona da Palestina, crescendo em solos húmidos e arenosos.

A raiz de mandrágora assemelha-se à figura humana, com pernas, braços e cabeça. Por isso se diz ser "um homenzinho que dorme na terra".

A sua origem está rodeada de mistério, e na Idade Média dizia-se que a planta gritava quando era arrancada da terra, soltando um grito tão agudo que era capaz de enlouquecer quem a colhia. Os preceitos mágicos ditavam que a mandrágora fosse colhida numa noite de Lua Cheia, perto do nascer do Sol, o mais próximo possível do Equinócio da Primavera.

Havia na Idade Média a tradição de colher esta planta com muito cuidado e com a ajuda de um cão: prendia-se a planta ao cão que, ao correr, a soltava da terra. Depois de colhida, lavavam a raiz com vinho e guardavam-na embrulhada em seda vermelha ou branca.

Embora fosse difícil de conseguir, valia a pena colher esta planta porque a mandrágora é uma das ervas de protecção mais fortes que existem. Ela tem o poder de cortar qualquer mal que tenha sido feito, aumentando o poder pessoal de quem a possui. Tem, também, fortes propriedades medicinais, mas é venenosa, pelo que não deve, de forma alguma, ser ingerida. Diz-se que a mandrágora tem o poder de afastar os demónios e todos os espíritos malignos.

Relaciona-se com o planeta Mercúrio e com o Elemento Terra, sendo especialmente usada em rituais de protecção.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.