Rituals

O poder da figa

"Fazer figas" é um dos gestos de proteção mais usados em todo o Mundo. Em italiano chama-se "Mano Fico": mano significa mão e fico significa figo – quando fazemos figas a mão faz um gesto que a faz assemelhar-se a um figo.


Foram os Romanos e os Etruscos quem começou por usar como amuleto uma mão a fazer figas, considerava-se que atraía a fertilidade e que protegia a saúde das mulheres e das crianças, isto porque a figueira é uma árvore associada à fertilidade e aos órgãos sexuais femininos.
Com a chegada do Cristianismo, o corpo deixou de ser visto como uma coisa bela, passando a estar associado ao pecado.
Assim, a figa também deixou de ser associada a algo positivo, passando a estar ligada às tentações do demónio.

Como se acreditava que o Diabo era atraído para tudo o que era obsceno, a figa começou a ser usada como um amuleto de proteção: a pessoa que usasse uma figa estaria a salvo, pois o Diabo olharia para a figa e não para ela.
Assim, os cristãos passaram a usar a figa como uma forma de se protegerem de todo o mal e por essa razão este amuleto tornou-se tão popular, afastando o mau olhado, a inveja e todas as energias negativas que sejam lançadas sobre  a pessoa que traz a figa.


- Outra versão conta que os Romanos penduravam ao pescoço das crianças um amuleto que reproduzia os órgãos sexuais, para afastar os olhares mal-intencionados das pessoas que, ao ficarem chocadas, não olhavam para elas. Com o tempo, esse objeto foi-se suavizando, tornando-se na forma mais inocente que hoje tem. Ainda hoje se costuma oferecer uma figa para colocar no fio dos bebés, funcionando como um escudo protetor.

É também costume as pessoas "fazerem figas" quando desejam muito que uma coisa aconteça. Ao fazerem-no, estão a afastar as atenções do diabo e de pessoas que possam interferir nos seus planos.

Pode encomendar a sua Figa de proteção através do e-mail [email protected] ou do Facebook.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.