Therapies

Imbolc: a festa das luzes e do fogo purificador

Os antigos povos pagãos, dos quais conhecemos melhor os Celtas, regiam o seu calendário pelos ritmos da Natureza e do Universo. O seu calendário assinalava algumas festividades especiais, destacando-se os Solstícios e os Equinónios, que marcam mudanças significativas no desenrolar dos dias. A última festividade do ano é o Solstício de Inverno, a noite mais longa. A primeira é o Imbolc, que nos lembra que a Primavera não tarda a chegar. 

O Imbolc é ainda hoje celebrado pelos pagãos e pela Wicca (religião neopagã que se rege pela Natureza, adorando de igual modo o Deus e a Deusa, que procura o desenvolvimento espiritual através do conhecimento da Natureza e da natureza humana. Está muitas vezes associada à Magia Branca, do Bem, que respeita todos os seres sem interferir com o livre arbítrio de cada um).

Assinala-se na noite de 1 para 2 de Fevereiro, a meio caminho entre o Solstício de Inverno e o Equinócio da Primavera, marcando o tempo em que começam a despontar os primeiros sinais da aproximação da Primavera. (De notar que o nome Fevereiro deriva do latim Februarius, que por sua vez está associado a Februa, a festividade romana de purificação, e ao deus Februo, deus da morte e da purificação.)

Esta festividade está associada à deusa celta Brigid (que corresponde a Santa Brígida) sendo  uma deusa com três faces. Ela é a deusa do fogo, da cura e da poesia. Diz-se que possui a Chama eterna, carregando consigo uma tocha que nunca se apaga. O fogo tem o poder de curar, de transformar, de limpar e de afastar aquilo que é negativo (os primeiros povos usavam o fogo para afastar a escuridão das suas cavernas e para se protegerem contra os ataques dos animais selvagens).  

Brigid é também a deusa que estimula a intuição, a iluminação interior, a vitalidade. Ela lembra-nos da importância de dormirmos as horas necessárias para que a mente possa restabelecer-se do cansaço dos dias, e de relaxarmos, para que possamos ter espaço mental para sonhar, a dormir ou acordados. São os nossos sonhos que nos trazem o fôlego e o alento para enfrentarmos as exigências quotidianas.

O Imbolc é também chamado a festa das luzes e do fogo purificador (a festividade católica que lhe corresponde é a festa de Nossa Senhora das Candeias, também chamada Nossa Senhora da Candelária ou Nossa senhora da Luz) e está associado ao fogo e à fertilidade. É no início de Março que nascem os cordeiros, e muitas vezes os pastores só percebiam que as ovelhas estavam prestes a dar à luz em Fevereiro, quando as suas barrigas ganhavam maior volume. A alegria da renovação da vida trazia-lhes assim a segurança de que voltariam a ter gado, e por essa razão esta passagem da Natureza passou a ser celebrada. A palavra Imbolc significa, na sua origem, "na barriga". É o período em que muitos animais entram na fase do cio, que permite a procriação. Nas terras mais frias, onde há gelo e neve, estes começam a derreter por esta altura; para trás fica o período mais frio do Inverno. A erva fresca começa a despontar nos campos, a água corre ágil nos ribeiros: toda a natureza se espreguiça depois do tempo da hibernação e prepara-se para o despertar que chegará com a Primavera.

Nesta altura do ano os dias são já visivelmente maiores (já reparou que às 18 horas ainda é dia?).

Esta altura do ano é ideal para realizar rituais de purificação e de abertura de caminhos, para preparar terreno para a chegada da Primavera, quando plantamos as sementes daquilo que desejamos ver florir na nossa vida. Mas, por enquanto, devemos apenas "preparar o terreno", limpando a nossa energia e a energia do espaço que nos rodeia.

Primeiro, é aconselhável fazer uma limpeza geral na sua casa, varrer o chão (o ato de "varrer" tem um simbolismo de limpeza muito mais forte do que aspirar. Mesmo que aspire, é conveniente varrer depois o chão de cada divisão de sua casa, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, empurrando o pó até à porta, apanhando-o depois), esfregar bem as paredes e as loiças da cozinha e da casa de banho, limpando os móveis, esvaziando alguns ao dar a alguém mais necessitado aquilo que você já não usa.

Depois, na noite que antecede o Imbolc (noite de 1 de Fevereiro) é aconselhável fazer um ritual do Fogo. Antes de o fazer, à medida que anoitece (a 1 de Fevereiro), acenda TODAS as luzes de sua casa e todos os bicos do fogão (menos os que forem elétricos, só contam os que têm "chama").

Diga então: O fogo e a luz aquecem o meu coração e iluminam a minha vida, purificam a minha casa e preparam-me para o renascimento.

Apague logo de seguida todas as luzes e os bicos do fogão, e retome a sua vida normal. Se desejar, pode fazer um ritual de purificação como por exemplo:

Ritual de cura e purificação: reacenda a sua chama interior

Ritual iluminador de caminhos

Ritual para limpar a casa de más energias

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.