Therapies

Chás que ajudam a combater a ansiedade

A ansiedade é um problema de saúde que deriva do stress ou de condições próprias de cada pessoa e deve ser acompanhada por um médico. No entanto, em casos mais ligeiros, é possível atenuar os sintomas através do recurso a plantas que, pela sua composição, ajudam de forma natural a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o stress e a ansiedade e ajudando também a dormir melhor.

Existem vários tipos de ansiedade. Aquela que surge como resposta do organismo a situações em relação aos quais nos sentimos impotentes pode ser aliviada com o recurso a plantas que, devido às propriedades naturais que possuem, contribuem para melhorar o funcionamento do sistema nervoso, ajudando a mente a relaxar.

Quando os sintomas persistem deve sempre procurar a ajuda de um médico, que possa avaliar o seu caso e prescrever o tratamento mais adequado.

Tanto quanto possível, deve sempre preferir as folhas secas da planta, preparando os seus chás de modo mais natural. Pode, também, conjugá-los entre si, potenciando as suas propriedades (mas sem exagerar: use apenas duas ou três variedades de cada vez). Basta uma colher de sobremesa de folhas e/ ou flores secas para uma chávena de água.

Os melhores chás para ajudar a aliviar a ansiedade são:

1 - Camomila

Tem um efeito calmante sobre o organismo, ajudando a relaxar e a dormir melhor. Por ter um sabor muito suave, pode combinar esta planta com outra, como a cidreira ou a tília, por exemplo. Não deve ser fervida - junte algumas flores de camomila a uma chávena de água quente e deixe ficar em infusão durante 5 a 10 minutos.

2 - Erva-cidreira

Para além de favorecer a digestão e contribuir para melhorar o funcionamento do organismo, também tem um forte poder relaxante, ajudando a acalmar o nervosismo e a ansiedade e a combater as insónias. Tem a vantagem de não provocar sonolência, pelo que pode ser tomado durante o dia. Quando é tomado à noite, contribui para um sono reparador porque descontrai de forma natural o cérebro, permitindo-lhe relaxar.

3 - Valeriana

Nos casos em que a ansiedade impede que durma bem, a valeriana é uma das plantas mais aconselhadas porque tem um forte efeito calmante sobre o cérebro, promovendo a calma e induzindo ao sono. Aumenta a produção de melatonina, o que favorece o descanso.

4 - Passiflora

A passiflora, que é a flor do maracujá, tem um efeito muito benéfico sobre o sistema nervoso, ajudando a relaxar. O sumo fresco (e natural) de maracujá, tomado diariamente, também contribui para o bom funcionamento do cérebro, mantendo a tranquilidade. Também as folhas de maracujá são benéficas, quando fervidas em chá, tendo um efeito relaxante e sedativo. É ideal, tanto em chá como em sumo, para aliviar estados de agitação ligeiros. Deve ser evitado por pessoas com quadros de depressão, por mulheres grávidas e por pessoas com tensão arterial baixa.

5 - Tília

Nos momentos em que nos sentimos mais tensos ou nervosos perante uma situação, tomar um chá de tília ajuda o sistema nervoso central a descontrair, permitindo-nos relaxar. Tomar um chá de tília uma hora antes de ir dormir ajuda a superar períodos de maior tensão, permitindo-nos dormir melhor e recuperar energias e o bom humor.

6 - Hipericão

Também chamado erva-de-são-João, ajuda a aliviar a ansiedade na medida em que tem um efeito anti-depressivo, ajudando a melhorar o humor e a manter o cérebro em bom funcionamento. Contribui para reduzir estados de agitação nervosa e tendências depressivas.

7 - Alfazema 

Tem um forte efeito relaxante, sendo ideal para pessoas que sofrem de insónias. Ajuda a combater a tensão nervosa, diminuindo a agitação. Pode, também, colocar uma a duas gotas de óleo essencial de alfazema no pulso, deixando secar, e inalando algumas vezes. Dessa forma conseguirá descontrair de modo natural.

8 - Erva-doce

Também chamada funcho, a erva-doce (que é, na verdade, o nome dado às sementes do funcho) ajuda a aliviar sintomas relacionados com o stress, nomeadamente a dor de cabeça e a agitação nervosa. Basta uma colher de chá para uma chávena de água a ferver.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.