Therapies

Sente-se desanimado? Estes 20 alimentos podem ajudar a melhorar a sua disposição!

Os períodos difíceis exigem mais de nós e, se à inquietação juntarmos o tempo frio e chuvoso, é fácil deixarmo-nos abater pelo desânimo. Fazer uma alimentação saudável é essencial para fortalecer o nosso organismo a todos os níveis, aumentando a nossa capacidade de resistência e melhorando as nossas defesas naturais. Conheça 20 alimentos que, pelos nutrientes que os compõem, possuem propriedades que ajudam a melhorar o humor e a deixar-nos mais motivados para enfrentar os desafios.

Saiba que os alimentos que ingerimos também contribuem, e muito, para a nossa disposição. A comida processada, chamada comida "de plástico" porque já vem embalada, deixa-nos mais cansados, pesados e apáticos. Procure, tanto quanto possível, ingerir alimentos frescos, optando, caso se aplique, por cozê-los ou grelhá-los. Mantenha sempre o corpo - e o cérebro - bem hidratados, bebendo água, chá, ou sumos naturais, se possível.

Da seguinte lista de alimentos que ajudam a melhorar o humor e a elevar a sua energia, escolha, naturalmente, aqueles que tiver em casa ou que encontrar mais facilmente quando tiver de fazer compras. Adapte sempre as sugestões às suas possibilidades.

1 - Banana

Este fruto é rico em potássio, contendo também hidratos de carbono, vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e minerais. Ajuda a ter mais energia e a revitalizar o cérebro, combatendo o desânimo e evitando cãibras musculares.

Sabia que pode congelar bananas? Deixe que estejam maduras, descasque-as, corte-as em rodelas e pode congelar!

2 - Aveia integral

Graças à sua composição, fornece energia sem elevar os níveis de açucar no sangue, pelo que ajuda a manter o peso saudável, ao mesmo tempo que fornece energia. É rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a disposição.

3 - Iogurte natural

Rico em proteínas, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fortalece o sistema imunitário e faz-nos sentir com mais energia.

4 - Ovos

Também é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, e Ferro. Ajuda o cérebro a funcionar melhor e deixa-nos mais ativos.

 

Dica prática: Se estiver com fome, em vez de recorrer a um pacote de bolachas, coma um ovo cozido! A sensação de saciedade é muito maior e sentir-se-á com mais energia.

 

5 - Mel

Para além de fortalecer o sistema imunitário, é composto por frutose e glicose, que fornecem muita energia e combatem o desânimo. Também contém vitamina C e vitaminas do complexo B.

6 - Oleaginosas

As nozes, amêndoas, cajus, castanhas do pará, são ricos em Magnésio e Selénio, fornecem energia e ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, atenuando o stress e a apatia.

7 - Chocolate amargo

Por conter triptofano e feniletilamina na sua composição, estimula a libertação de hormonas como a serotonina e a endorfina, que aumentam a sensação de bem-estar, ajudam a ter mais energia, e a combater o mau humor. Também contribui para um melhor funcionamento do coração. Prefira o chocolate com maior percentagem de cacau (sempre acima de 70%) e coma com moderação.

 

Dica prática: Prepare, a meio da manhã ou da tarde, uma taça nutritiva, misturando 1 iogurte natural, meia banana cortada às rodelas, uma colher de sopa de aveia, uma colher de sobremesa de mel, meia dúzia de oleaginosas e algumas raspas de chocolate negro!

 

8 - Pipocas

É verdade! As pipocas são um alimento saudável, que ajuda a melhorar o humor, desde que sejam feitas em casa e com uma gordura saudável - como óleo de coco - em pequena quantidade. Compre milho para pipocas e faça este snack em casa. A família agradece, e o seu humor também!

10 - Peixe

O peixe é um alimento indispensável numa dieta saudável. Se for rico em Ómega 3, como é o caso do salmão, ajuda a melhorar a saúde do coração, oxigenando melhor o cérebro e, dessa forma, elevando os níveis energéticos e a boa-disposição. Os moluscos também ajudam a oxigenar o organismo e o atum é rico em proteínas. A sardinha, a cavala e o arenque também são boas opções para o seu almoço ou jantar.

11 - Legumes de folhas escuras

A couve, os espinafres, o repolho, e os demais vegetais de folhas escuras são essenciais numa dieta saudável, por serem ricos em vitaminas e proteínas vegetais e minerais. Fornecem energia e ajudam a proteger o organismo, ao mesmo tempo que ajudam a combater o envelhecimento.

12 - Brócolos

Tal como acontece com os espinafres, os brócolos são ricos em vitaminas e sais minerais tais como Potássio, Cálcio e Ferro, que ajudam o cérebro a funcionar melhor e, dessa forma, deixam-nos mais animados e otimistas.

13 - Abacate

Pelos nutrientes que o compõem, ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro. Contém gorduras mais saudáveis e vitamina E, Magnésio e Folato.

 

Dica prática: Está com fome mas tem preguiça de preparar um lanche? se tiver abacates em casa, basta cortar um ao meio, retirar o caroço e comer à colherada! É saudável, saciante, melhora o seu humor e nem tem que lavar loiça (só a colher, vá...)!

 

14 - Alface

A alface é rica em vitaminas, especialmente nas variedades mais escuras, e em Fosfato, um mineral essencial para evitar a depressão, a confusão mental e o cansaço. O talo da alface contém uma substância chamada lactucina, que funciona como um calmante natural. 

15 - Leguminosas

As lentilhas, as ervilhas, o grão e o feijão são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que é essencial para que o cérebro funcione bem, melhorando a memória e o humor.

16 - Laranja

A fruta é indispensável ao bom funcionamento do organismo e, no caso dos citrinos, eles fornecem uma boa quantidade de vitamina C, Cálcio e vitaminas do complexo B, fortalecendo as defesas do organismo, hidratando-o, fornecendo-lhe energia e evitando, assim, a fadiga física e mental.

17 - Uvas

Também contêm vitamina C e vitaminas do complexo B, o que faz com que ajudem a melhorar o funcionamento do sistema nervoso. São ricas em glicose, fornecendo energia, e em antioxidantes, o que faz com que ajudem a retardar o envelhecimento.

18 - Abacaxi

Rico em minerais e vitaminas, ajuda a estimular a produção de serotonina, transmitindo vitalidade e bem-estar.

19 - Pão, massa e arroz integrais, batata doce

Uma dieta pobre em hidratos de carbono pode fazer com que o humor se torne mais depressivo, porque este nutriente é essencial não só à vitalidade como também ao bom humor. Por isso, mesmo que com moderação, deve incluir diariamente estes alimentos na sua dieta. Eles ajudam o organismo a absorver o triptofano, que estimula a produção de serotonina.

20 - Açaí

Rico em hidratos de carbono, antioxidantes e gorduras benéficas ao funcionamento do coração, é também uma importante fonte de vitaminas C, B1 e B2.

 

Lembre-se, também, que a carne é essencial a uma dieta equilibrada. Opte por carnes magras, preferindo os grelhados. Acima de tudo, faça uma dieta variada. Seja criativo e recrie pratos, lanches e menus!

 

Tome nota:

- as proteínas ajudam-no a ter mais energia, a estar mais concentrado e alerta;

- os hidratos de carbono ajudam a ter energia por mais tempo, ao mesmo tempo que transmitem calma, aumentam o sono e libertam do stress;

- o Ácido Fólico é essencial para manter os níveis de serotonina no cérebro, a qual controla o humor. Encontra-o, por exemplo, nos espinafres e na laranja;

- o Selénio é outro mineral indispensável ao bom funcionamento do cérebro e ao bom humor. Encontra-o, entre outros, nas oleaginosas, no atum e nos cereais integrais;

- o Magnésio também cumpre a mesma função, e encontra-o nos cereais integrais e nos frutos secos;

- a vitamina B6 é também essencial à produção de serotonina, e pode encontrá-la nas bananas, passas de uva, batatas e cereais integrais;

- o Cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade e o nervosismo;

- a Colina, uma vitamina do complexo B presente nos ovos e no fígado, ajuda a manter a boa memória e a capacidade de concentração.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.