Therapies

7 coisas que deve lembrar quando se sente em baixo

Quando estamos em baixo, tristes, frustrados, desanimados ou mesmo revoltados, tendemos a achar que a situação não irá melhorar. Estamos habituados a esperar estar sempre bem e temos dificuldade em lidar com o sofrimento, o que abre caminha à ansiedade e faz-nos sentir que nunca mais voltaremos a estar bem. Focar-se nestas 7 coisas vai ajudar a sua mente a encontrar uma saída luminosa, mesmo quando sente que está no fundo de um buraco escuro.

Todos nós já alguma vez sentimos que o Universo parece estar contra nós ou que não temos sorte nenhuma na vida. A tristeza e a frustração fazem parte da vida e são algo que temos de enfrentar - é através dos períodos mais negros que nos transformamos ou que desenvolvemos dentro de nós as competências que nos levam a uma constante evolução e que nos fazem ser cada dia melhores.

Quando estiver a sentir-se mais em baixo, lembre-se:

1 - Não há crescimento sem dor.

Costuma dizer-se que até para nascer temos de dar a volta... A verdade é que todas as evoluções implicam sempre uma certa dor. É quando enfrentamos dificuldades que nos tornamos mais fortes e que ficamos melhor preparados para a vida, pois compreendemos melhor o nosso potencial e descobrimos que somos mais capazes do que imaginávamos.

2 - Você tem um propósito na vida.

Pense naquilo que o motiva. O que põe um sorriso no seu rosto, o que o faz acordar bem-disposto (quando isso acontece)? Mantenha o foco naquilo que lhe dá força, especialmente quando a vida parece estar a pô-lo à prova e a confrontá-lo com sucessivas dificuldades.

3 - Aceite as suas emoções.

Mesmo que não possa escolher o que lhe acontece, está nas suas mãos escolher de que forma reage às situações - e esse é um enorme poder. Aprenda a aceitar as suas emoções sem querer que elas sejam diferentes - ao aceitar o que sente, aquilo que o prejudica perde força, pois deixa de exercer controlo sobre si.

4 - Há pessoas que gostam de si.

Quer seja a sua família de sangue ou por afinidade, a verdade é que, mesmo que não tenha muitos amigos, HÁ pessoas que gostam de si e que se preocupam consigo. E ter ao nosso lado alguém que gosta de nós dá-nos força para superar qualquer adversidade. 

5 - Seja grato pelas coisas positivas que tem na sua vida.

Quando sente que não vai aguentar mais, pegue num papel e numa caneta e faça uma lista das coisas boas que tem na sua vida. E não fale a pena reclamar, porque beber uma chávena de chá quente, brincar com o seu cão ou ler um bom livro também contam (e muito).

6 - Foque-se em fazer aquilo de que gosta.

Quaisquer que sejam as suas exigências profissionais ou familiares, seja qual for a sua disponibilidade de tempo, se já descobriu alguma coisa que gosta realmente de fazer, NÃO DESISTA DELA, por mais vazio ou desanimado que esteja.

7 - Lembre-se que isto também vai passar.

Ainda que haja situações com as quais é mais difícil lidar, e outras que nunca chegam a ser bem aceites, como a perda de uma pessoa que se ama, por exemplo, a verdade é que com o tempo tudo se torna menos pesado, mais leve. Concentre a sua mente na certeza de que o que está a enfrentar agora é temporário e sim, também irá passar.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.