Rituals

As 7 plantas especiais de Dezembro

A celebração do Natal com todas as decorações e rituais que hoje repetimos anualmente assenta em tradições ancestrais, profundamente ligadas à sabedoria antiga e ao conhecimento da Natureza. Saiba que o pinheiro, o azevinho, o visco e outras plantas que usamos nas decorações que em nossa casa dão conta da época natalícia têm todas significados antigos, sendo consideradas mágicas. 

Pinheiro

O pinheiro, o zimbro, o abeto e o cedro são árvores que se mantêm verdes mesmo durante os invernos mais rigorosos. Assim, ao ter em casa um pinheiro representamos o ato simbólico de levar para o nosso lar a promessa de que a primavera regressará, e estas árvores estão todas elas associadas à proteção e à prosperidade, assim como à renovação da vida. Utilize ramos secos destas árvores nas suas decorações, atraindo desta forma para a sua casa a proteção da Natureza, a abundância e a renovação.

Azevinho

O azevinho é considerada uma planta sagrada porque desde tempos muito antigos está associada ao deus Sol, ao Solstício de Inverno, e acredita-se que afasta os maus espíritos, protegendo todos aqueles que habitam no lar onde se encontra. Devido aos picos que as suas folhas têm, esta planta era usada pelos antigos druidas em magias e rituais de proteção, afastando os inimigos e todos os que fossem mal-intencionados. É uma planta associada à energia masculina e à força física, e as civilizações mais antigas usavam a madeira do azevinho para fazer as suas armas. Tenha em casa decorações com azevinho, para manter toda a sua família protegida contra energias negativas.

Hera

Em algumas imagens alusivas ao Natal vemos a imagem de heras representadas. A hera mantém-se viva mesmo depois de o ramo principal ter morrido, simbolizando a continuidade da vida no seu eterno ciclo. Os ramos de hera, que se adaptam ao local onde se encontram e se enrolam em redor de outros ramos ou estacas, representam a capacidade de adaptação e a sobrevivência, assim como a lealdade e a fidelidade. Aproveite esta altura do ano para investir em atividade que o tornem uma pessoa melhor e mais satisfeita consigo mesma e coloque uma barreira entre si e tudo aquilo que é tóxico para si. Utilize decorações com hera na sua casa para atrair e manter a união, a cooperação e o amor. A hera era uma planta usada em magias de união, cura, proteção e para unir casais.

Visco

A tradição de beijar alguém debaixo do visco é originária de uma lenda nórdica, que associa esta planta a Frigga, a deusa escandinava do amor e da fertilidade. Conta-se que esta deusa sonhou que o seu filho Balder, o deus da primavera, iria morrer, e com a sua morte a Terra ficaria imersa num inverno permanente. Frigga, então pediu ajuda aos 4 Elementos e a todos os seres vivos para que não permitissem que o seu filho morresse, mas esqueceu-se do visco, pois considerava-o inofensivo. Foi precisamente com visco que Loki, deus da magia, fez uma lança, com a qual matou Balder. Frigga, desolada, chorou compulsivamente, a tal ponto que os deuses se apiedaram dela e devolveram a vida a Balder e castigaram a planta, amaldiçoando-a. Balder, contudo, libertou-a da sua maldição, e ordenou que, daí em diante, sempre que duas pessoas se encontrassem sob o visco teriam de se beijar, como simbolo de perpetuação do amor na Terra.

Desde então, os escandinavos consideraram-na uma planta de paz, usando-a para declarar tréguas e mantendo a tradição de fazer as pazes, abraçar e beijar debaixo do visco. A partir do século XVIII os ingleses adotaram a tradição de pendurar decorações feitas com visco, bolas e fitas, sob as quais as meninas inglesas teriam de aceitar um beijo, pois de contrário não teriam sorte no amor. 

O visco era considerado uma planta mágica pelos druidas, que a colhiam sem a deixar tocar no chão. Acreditava-se que tinha propriedades curativas, pois mantinha-se sempre verde, mesmo não tendo raízes (é uma planta parasita que cresce nos ramos de outras árvores). Era costume usar-se como amuleto no berço de um bebé, para o proteger contra qualquer mal. Era, também, associada à fertilidade, sendo usada para tratar a infertilidade e para afastar espíritos malignos.

Use o visco na decoração em sua casa e atraia, dessa forma, o amor verdadeiro, a lealdade, a fertilidade e a harmonia para a sua vida.

Vidoeiro

Quando uma floresta arde, uma das primeiras árvores a regenerar-se é o vidoeiro, sendo associada por isso ao renascimento e à capacidade de regeneração. Na magia e nos rituais, o uso de ramos de vidoeiro potencia a energia, sendo especialmente auspiciosa para novos empreendimentos. Está associado à criatividade e à fertilidade, assim como à cura e à proteção. Utilize os ramos de vidoeiro na decoração para atrair novas oportinidades para a sua vida, favorecendo a renovação a todos os níveis na sua vida e protegendo os novos começos.

Carvalho

Reza a lenda Celta que, no Solstício de Inverno, o Rei Carvalho derrota o Rei Sagrado à medida que o antigo ano solar se despede. Esta árvore representa o poder e a resistência e, mesmo ficando sem folhas, mantem o seu vigor e poder. O carvalho está associado à vitória e ao triunfo, os antigos governantes usavam coroas adornadas com folhas de carvalho como símbolo da sua ligação ao plano Divino. Os generais do exército Romano eram coroados com coroas de folhas de carvalho quando regressavam vitoriosos das batalhas. Sendo considerado uma árvore sagrada, ter em sua casa decorações com troncos, ramos e folhas de carvalho atrai a proteção Divina.

 

Teixo

O teixo representa o final do ano solar, que culmina com o Solstício de Inverno e corresponde ao período em que as noites parecem intermináveis e frias. O teixo está associado à imortalidade e à longevidade sendo também considerado, por muitos, como a ponte que faz a ligação ao mundo para além daquilo que vemos. O teixo ajuda a encarar a mudança como um processo natural e necessário ao crescimento e à evolução. Usá-lo em sua casa ajuda a enfrentar os novos ciclos como algo positivo, abraçando os novos desafios com confiança e segurança.

Veja também:

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.