Astrology

17 de Março - O dia de São Patrício

O dia 17 de Março é um importante feriado religioso na Irlanda. Assinala a morte de São Patrício, padroeiro deste país, e comemora a chegada do Cristianismo à Irlanda, que antes era pagã. A esta festividade surgem associados os trevos e a tradição de vestir-se com a cor verde. Saiba porquê! 

Conta-se que São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, numa pequena localidade em Gales, no ano 387. Proveniente de um família romana de classe média-alta, aos 16 anos foi capturado por saqueadores irlandeses, tendo sido levado para a Irlanda como escravo e tendo estado a trabalhar como pastor para um chefe e sacerdote druida. Durante esse tempo, Patrício encontrou na fé e na oração a força para resistir aos sacrifícios por que passava. Ao fim de seis anos (diz-se que aconselhado por um Anjo), conseguiu fugir para França, onde se tornou padre, e depois regressar à sua terra natal, tendo iniciado uma vida de missionário, na qual converteu inúmeras pessoas. A ele se atribui a conversão irlandesa ao Cristianismo e também a confissão individual, que defendia e praticava. Destacou-se pela evagelização sem recurso à força, pois como viveu durante seis anos perto dos druidas aprendeu muito sobre eles e recorreu aos seus próprios símbolos para os converter. Morreu no dia 17 de Março de 461 em Down, na Irlanda, e este dia passou a estar-lhe dedicado.

Existem muitas lendas associadas a São Patrício. A mais relevante delas conta que, para converter um povo maioritariamente pagão, Patrício usou a imagem do trevo, que já era reverenciado pelos pagãos, para explicar a Santíssima Trindade - porque o trevo é um só e são três partes ao mesmo tempo, mostrando como três unidades individuais podiam fazer parte de uma só. A partir daí, os seus fiéis passaram a usar trevos durante as cerimónias religiosas. Este símbolo ainda hoje surge associado ao Santo e à História da Irlanda, tal foi a importância que assumiu.

Outra das lendas associadas a São Patrício conta que ele exterminou todas as cobras existentes na ilha, simbolizando elas o pecado e todos os rituais pagãos, que deviam ser erradicados numa terra agora cristã. Por essa razão, a imagem do Santo surge muitas vezes como estando a esmagar cobras com o seu cajado, embora haja também quem defenda que, devido ao clima, nunca existiram cobras na Irlanda.

Devido à emigração irlandesa para os Estados Unidos, a celebração do dia de São Patrício ganhou uma grande popularidade, sendo agora conhecida um pouco por todo o Mundo. Os desfiles e festejos em honra de São Patrício fazem parte das comemorações, tendo começado como uma forma de os emigrantes irlandeses expressarem o seu orgulho nacional no dia do seu país. Embora seja uma festa religiosa irlandesa com mais de mil anos, só em 1970 se tornou feriado nacional na Irlanda, sendo uma festividade associada a alguns excessos (uma fez que a bebida faz parte das comemorações, entre 1903 e 1970 os bares eram proibidos de abrir neste dia, sendo um feriado de forte cariz religioso). 

Neste dia, também faz parte da tradição irlandesa vestir-se de verde, cor que simboliza a renovação, a primavera, os trevos e a Irlanda. Existem inúmeras t-shirts e camisolas que os irlandeses usam como uma forma de mostrar orgulho nacional. Os irlandeses costumam reunir-se em bares, onde bebem bebidas irlandesas, desde cerveja a whisky ou cidra, e saem às ruas em exuberantes desfiles. Segundo apregoam, neste dia "todos se tornam irlandeses".

Trevos... e homenzinhos vestidos de verde

O Leprechaun é uma figura que, não tendo nada a ver com São Patrício, também aparece muitas vezes associada a este dia. Trata-se de uma espécie de gnomo, um "homenzinho vestido de verde". O seu nome, em gaélico, significa "sapateiro" ou "meio-corpo" (por serem pequenos), dizendo-se que são os sapateiros das fadas. Existe a lenda que eles sabem onde se escondem os tesouros e os potes de ouro. Para os alcançar, diz-se que se deve ver o Leprechaun antes de ele nos ver a nós, apanhá-lo (são muito esquivos) e nunca o perder de vista.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.