Santos e Orações

Reze a Nossa Senhora de Fátima com o Papa Francisco

capturar (2).jpg

É conhecida a devoção particular que o Papa Francisco tinha por Nossa Senhora de Fátima. Conheça e reze a oração que o Papa Francisco consagrou à Suprema Mãe Celestial e peça-lhe que olhe sempre por si e pelos seus.

Pouco tempo depois de ser ordenado bispo, em 1992, Jorge Bergoglio recebeu em Buenos Aires uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, tendo sido rezada uma missa em sua adoração e a pedir pela recuperação e saúde dos doentes.

Esse acontecimento marcou-o de tal modo que, na primeira oração do Angelus que rezou como Papa Francisco, a 17 de março de 2013, referiu a misericórdia de Deus e exaltou o amor de Nossa Senhora de Fátima e a força da sua devoção como exemplo do poder milagroso da fé. A 12 de outubro do mesmo ano, a imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu da Capelinha das Aparições e foi recebida pelo Papa Francisco na Basílica de S. Pedro, tendo-se o Papa ajoelhado perante ela e tendo-lhe ofertado um terço, como prova da sua fé.

Ao longo do seu percurso como Papa, inúmeras vezes Francisco se dirigiu a Nossa Senhora, exaltando-a como Mãe celestial, bondosa e protetora, e referindo-se frequentemente às Aparições de Fátima nos seus sermões.

 

Celebre Nossa Senhora de Fátima através das palavras que o Papa Francisco lhe dedicou:

 

"Bem-Aventurada Virgem de Fátima,

com renovada gratidão pela tua presença materna

unimos a nossa voz

à de todas as gerações que te dizem bem-aventurada.

Celebramos em ti as grandes obras de Deus,

que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia

sobre a humanidade,

atormentada pelo mal e ferida pelo pecado,

para a guiar e salvar.

Acolhe com benevolência de Mãe

o ato de entrega que hoje fazemos com confiança,

diante desta tua imagem a nós tão querida.

Temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos

e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações.

Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar dulcíssimo

e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso.

Guarda a nossa vida entre os teus braços:

abençoa e fortalece qualquer desejo de bem;

reacende e alimenta a fé;

ampara e ilumina a esperança;

suscita e anima a caridade;

guia-nos no caminho da santidade.

Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção

pelos pequeninos e pelos pobres,

pelos excluídos e sofredores,

pelos pecadores e os desorientados;

reúne todos sob a tua proteção

e recomenda todos ao teu dileto Filho,

nosso Senhor Jesus.

Ámen.

(Oração do Ato de Entrega que o Papa Francisco rezou perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de outubro de 2013.)

 

Porque é que os Papas mudam de nome?

O Papa Francisco foi batizado com o nome de Jorge Mario Bergoglio mas, tal como acontece com todos os Papas, é ordenado com outro nome. Esta tradição remonta ao ano 533, quando um Papa de nome Mercúrio foi ordenado. Sendo Mercúrio o nome de um deus pagão, o referido Papa decretou ser ordenado como Papa João II e, a partir do século X, vários Papas passaram a alterar o seu nome ao serem ordenados, embora até ao século XVI alguns ainda tivessem mantido os seus nomes de batismo. Depois do Papa Marcelo II, em 1555, todos os Papas passaram a alterar o seu nome.

É o próprio Papa quem escolhe o nome pelo qual passará a ser chamado, o qual representa aquilo que o papa se propõe fazer e os valores, a doutrina e os seus antecessores que pretende homenagear. Nenhum Papa escolheu o nome Pedro, como sinal de respeito por São Pedro, que foi o primeiro Papa da Igreja Católica. O exemplo de caridade e dedicação aos pobres de São Francisco de Assis levou Jorge Bergoglio, seu fervoroso devoto, a escolher ser conhecido como Papa Francisco.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.