Santos e Orações

Maria Helena explica o significado da Quinta-feira Santa

Maria Helena explicou, no programa Ponto de Equilíbrio, o significado da Quinta-feira Santa, que é o último dia da Quaresma.

Este dia é muito importante na Semana Santa, pois foi quando se realizou a Última Ceia de Cristo.

Foi neste dia que Jesus se reuniu pela última vez com os seus 12 apóstolos, e lavou-lhes os pés como prova da sua humildade.

Durante a cerimónia do lava-pés, que ainda hoje é reproduzida nas igrejas na Quinta-feira Santa, Judas Iscariotes saíu para trair Jesus.

Na noite desta Quinta-feira Jesus foi preso e interrogado. 

Hoje em dia nas celebrações Católicas é feita uma vigília ao Santíssimo, são retirados os adornos dos altares em sinal de luto e respeito pelo sofrimento que Jesus passou nesta noite.

Também neste dia são abençoados os santos óleos que serão usados no Batismo, Crisma e Unção dos enfermos.

Estes óleos são:

- o óleo para os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. É de cor vermelha.

- o Óleo do Crisma – uma mistura de óleo e bálsamo, que representa a plenitude do Espírito Santo, usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. A cor que representa este óleo é o branco.

- E por fim o óleo que é usado no sacramento dos enfermos, sendo conhecido como a “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e até a morte, se for a vontade de Deus. É de cor roxa.

Neste dia de devoção, reflita sobre o ensinamento de Jesus e o seu sacrifício por nós. Procure também viver a sua vida de uma forma melhor, com mais coragem mesmo nos momentos de dificuldade.

Acompanhe diariamente o programa Maria Helena - Ponto de equilíbrio na SIC INTERNACIONAL ou através do Facebook.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.