Terapias

Elixir de cristais: saiba o que é, para que serve, e como se prepara

Graças às suas propriedades energéticas, é reconhecido o poder dos cristais como auxiliar terapêutico na prevenção e no tratamento de inúmeros problemas de saúde. O elixir de cristais consiste numa bebida que concentra e potencia os maiores benefícios dos cristais utilizados.

Cada cristal possui propriedades energéticas específicas, que faz com que seja especialmente adequado para determinado fim. Podemos utilizar os cristais trazendo-os simplesmente connosco, colocando-os num lugar de destaque, como a mesa de cabeceira ou na sala, segurando neles ou colocando-os sobre os chacras enquanto fazemos Meditação, etc.

Uma das formas mais eficazes de obter benefícios terapêuticos dos cristais consiste na preparação de um elixir de cristais, no qual a água atua como veículo para absorver e concentrar a energia do cristal utilizado. A vantagem deste elixir é que, para além de apresentar maior concentração energética, é ingerido, o que faz com que as propriedades do cristal usado entrem diretamente no organismo.

Qualquer pessoa pode preparar e tomar um elixir de cristais, desde que tenha os cuidados essenciais de higiene e utilização dos cristais.

Atenção! Regras básicas que deve seguir ao preparar um elixir de cristais:

1 - O uso terapêutico de cristais jamais substitui o acompanhamento médico, sendo sempre usado como terapia complementar.

2 - Para fazer um elixir de cristais, escolha cristais de dimensão média e tenha SEMPRE o cuidado de retirá-los do frasco antes de beber o elixir, evitando correr o risco de ingeri-los.

3 - Escolha os cristais que vai usar para preparar elixires e não os use para outros fins. Guarde-os num lugar seguro, onde não estejam expostos a poeiras, sujidade e bactérias.

4 - NEM TODOS OS CRISTAIS PODEM SER USADOS para fazer elixires, visto que alguns contêm substâncias que podem ser tóxicas para o organismo. Os cristais mais utilizados e inofensivos para preparar elixires são: quartzo transparente, quartzo rosa, quartzo verde, quartzo azul, ametista, água-marinha, citrino, cornalina, jaspe vermelho.

5 - Pode conjugar mais do que um cristal, mas os cristais escolhidos em cada elixir devem estar em harmonia no que diz respeito às suas propriedades e ao fim a que se destinam. As pedras de cores parecidas estão em harmonia: o azul e o verde, o rosa e o lilás acalmam; o amarelo, o laranja e o vermelho energizam. Por exemplo, pode juntar a ametista com o quartzo rosa ou com o quartzo verde para promover a paz interior e curar mágoas afetivas, ou, noutro caso bem diferente, pode juntar o citrino com a cornalina para alguém que tem pouca energia. O cristal de quartzo transparente pode ser combinado com todos os outros. 

6 - Escolha cristais lisos, sem fendas nem rachas (onde podem alojar-se bactérias).

7 - Limpe sempre bem os cristais antes de utilizá-los, passando-os por água corrente. Coloque-os depois ao Sol e num lugar onde possam absorver a energia da Lua Cheia (no parapeito da janela ou numa varanda, por exemplo).

 

Que cristais utilizar?

A escolha dos cristais utilizados no elixir depende do fim que pretende obter. Conhecendo as propriedades energéticas de cada cristal, e os seus principais benefícios, é fácil encontrar o que é mais adequado para si:

Quartzo Transparente

– bem-estar físico e mental geral, restabelecimento da saúde, manifestação de um desejo, alívio de dores de cabeça, melhoria do funcionamento do organismo, relaxamento interior, equilíbrio dos chacras, clareza mental, sabedoria, intuição, criatividade. É ideal quando se está à procura de um novo caminho a seguir.

Quartzo Rosa

– cura as mágoas do coração, desenvolve o amor-próprio, melhoria das relações com os outros, melhoria de um relacionamento amoroso, atenua comportamentos agressivos, equilibra o humor, estimula a compreensão, a bondade e a sabedoria, alivia problemas ligados ao aparelho reprodutor feminino, alivia dores menstruais e problemas ligados à menopausa, desenvolve a feminilidade e a beleza, desenvolve a capacidade de compreensão, alivia a angústia, dissolve sentimentos de rancor ou raiva. É ideal quando se procura atrair o amor ou curar um coração magoado. Sendo usado por mulheres, ajuda a desenvolver a beleza e a feminilidade.

Quartzo Azul

– melhora o funcionamento do sangue e reforça as defesas naturais, ajuda a restabelecer o equilíbrio na saúde após uma doença, traz serenidade, clareza mental e foco nas metas, ajuda a melhorar a capacidade de comunicação com os outros, alivia traumas e bloqueios, reforça a criatividade, afasta a ansiedade. É ideal para ter mais foco nas metas e clareza mental. 

Quartzo Verde

– melhora a saúde em geral, sendo favorável para fortalecer e prevenir problemas futuros, ajuda a curar um coração ferido, recuperando a esperança, a fé e a confiança, proporciona bem-estar e serenidade. É ideal para quem procura fortalecer a saúde e ter bem-estar. 

Ametista 

- purificação espiritual, desintoxicação física e energética, equilíbrio e bom funcionamento do organismo, fortalecimento das defesas naturais, alívio das dores, recuperação após uma doença, alívio do stress e da ansiedade, alívio das insónias, paz interior, cura energética após ataques psíquicos, perdão e recuperação da auto-confiança. É ideal para quem precisa de dormir melhor e procura ter paz e tranquilidade.

Água Marinha

– ajuda a acalmar as emoções, sendo favorável para superar medos e fobias, alivia problemas respiratórios, de coração, ou das células. Ajuda a diminuir a ansiedade e a ter maior facilidade de comunicação. É ideal para quem procura ter mais serenidade e equilíbrio mental e emocional.

Citrino

- transmite energia revitalizantes, otimismo e regeneração interior. Atua de forma favorável sobre o aparelho digestivo, aliviando problemas com ele relacionados, assim como problemas hormonais ou musculares. Ajuda a ter maior capacidade de concentração mental, eloquência e confiança em si próprio. É ideal para quem está a estudar para exames e para quem se sente em baixo, pois reforça o otimismo e a motivação.

Cornalina

– ajuda a melhorar a circulação do sangue, favorecendo também o aparelho respiratório, o fígado e o baço. Reforça a vitalidade, a feritilidade e a sensualidade, ajudando a melhorar a vida sexual. Ajuda a ter maior poder de decisão. É ideal para quem se sente inseguro ou desmotivado.

Jaspe Vermelho

- melhora o sangue e os problemas com elerelacionados, ajuda a combater a arteriosclerose, a anemia e os problemas relacionados com a potência sexual ou com a menstruação. Combate a apatia, podendo ajudar a evitar a depressão, e ajuda a vencer a preguiça, desenvolvendo maior garra e interesse pela vida. É ideal para pessoas que têm falta de energia e que não se sentem entusiasmadas por nada.

 

Como fazer:

- Deve preparar o elixir quando a Lua entra na fase de Lua Nova. Pode beber durante três semanas, até chegar ao Quarto Minguante, quando deve interromper a toma.

- Utilize um frasco de vidro, de preferência esterilizado (ou bem lavado com água quente).

- Encha o frasco com água mineral com PH neutro (pH 7)

- Coloque com cuidado o cristal, ou cristais, escolhidos dentro do frasco, não deixando que bata no fundo (pois pode rachar o cristal). Incline um pouco a garrafa, sem deixar a água cair, e deixe o cristal deslizar suavemente até ao fundo. 

- Tape com uma folha de papel limpa. Deixe ficar num lugar abrigado da luz solar ou artificial (ponha dentro de um armário, por exemplo).

- Ao fim de 12 horas, retire o cristal com a ajuda de uma colher e pode beber. Deve beber este elixir pelo menos três vezes por dia - em jejum, meia hora antes do almoço e meia hora antes de se deitar - embora possa dividir o líquido e bebê-lo mais vezes ao longo do dia. 

Nota: pode (e deve) beber água ao longo do dia, intervalando-a com a toma do elixir.

 

Outra forma de preparar o elixir consiste em deitar água mineral num frasco de vidro, tapar com um pano branco limpo e colocar num local onde possa estar exposto aos raios solares e aos raios lunares. Deixar ficar por 24 horas e depois beber no dia seguinte.

Veja também:

Como energizar os seus cristais

O cristal protetor de cada signo

Como limpar os seus cristais

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.