Terapias

Como posso recuperar a minha energia?

No nosso dia-a-dia, a constante exposição a situações de tensão, o cansaço, a presença de pessoas com uma energia negativa em relação a nós, e tudo aquilo que consome a nossa energia vai-nos deixando sem forças, num estado de desmotivação, cansaço e apatia crescente. É, por isso, muito importante fazer uma limpeza energética com regularidade.

Para recuperar a sua energia, em primeiro lugar vá para um local que lhe traga paz, segurança. Aquele sítio onde se sente sempre bem, e onde goste de estar sozinho. Estarmos algum tempo a sós connosco mesmos ajuda-nos a reencontrar o nosso equilíbrio interior, sem a interferência de outras energias. Esteja de olhos fechados, sentado confortavelmente, e concentre-se, durante alguns minutos, apenas e só na sua respiração. Inspire, sinta o ar circular por todo o seu corpo, e expire. Repita, sem pensar em mais nada. Este pequeno exercício, que deve prolongar durante algum tempo, ajuda-o de imediato a recuperar a sua energia. Concentre-se apenas e só EM SI.

Algumas atividades que o ajudam a recuperar a sua energia:

- Ir até à praia;

- Ir até ao campo;

- Estar em contacto com animais, como cães, gatos, cavalos...

- Fazer jardinagem, sentir as plantas, as árvores;

- Deitar-se de costas no chão, no meio do campo, e sentir a energia da Terra;

- Ouvir música alegre, que lhe traga emoções positivas;

- Ver fotografias de bons momentos;

- Cozinhar, fazer um bolo;

- Pintar, desenhar, fazer bricolage ou qualquer tipo de trabalho manual;

- Caminhar...

 

Embora estes exercícios sejam muito eficazes no seu dia-a-dia, ajudando a atenuar os efeitos nocivos causados pelo desgaste energético, por vezes eles podem não ser suficientemente fortes e, nesse caso, é necessário fazer uma consulta de Limpeza Energética, com um terapeuta especializado.

Algumas das formas mais práticas e eficazes de fazer limpeza energética são:

- defumação;

- banhos de água e sal;

- visualizações;

- meditação;

- enraizamento;

- Taças Tibetanas;

- Reiki.

 

Defumação

A purificação através do fumo é um dos métodos mais eficazes e mais antigos que é usado para purificar a energia de um local. Já as civilizações mais antigas usavam este recurso nos rituais religiosos.
Os egípcios foram o primeiro povo a usar incenso em rituais sagrados realizados nos templos. O incenso egípcio resultava de uma combinação de 16 ingredientes, que eram misturados de acordo com fórmulas místicas. Era feito com ingredientes como mel, vinho, passas, resina, e servia para fins tanto místicos com medicinais.

Podemos queimar, na defumação, incenso ou ervas escolhidas consoante o efeito a que se destinam.

Cada planta possui propriedades terapêuticas e espirituais específicas, atuando sobre uma ou mais áreas em especial.

 

Banhos de água e sal

O sal é o cristal mais puro que existe à face da Terra. Por essa razão, tomar um banho de limpeza energética, composto por sal e ervas, restabelece a energia original e o nosso equilíbrio, pois eleva todo o nosso campo energético ao mesmo tempo que as ameaças são neutralizadas, já que o sal e as ervas, conjugados, eliminam as energias negativas e restauram a energia positiva.

 

Visualizações

O poder do pensamento emite energia positiva que, quando este se concentra em imagens "curadoras" dissipa as energias negativas. Esta técnica é eficaz quando exercida com conhecimento das imagens que se devem visualizar e da forma como a  visualização deve ser feita.

 

Meditação

A meditação consiste na capacidade focar o pensamento, concentrando a mente num dado assunto, ou numa imagem, libertando-a completamente de tudo o resto. No estado de meditação abstraímo-nos dos ruídos, das coisas que temos para fazer, das preocupações, pois estamos única e somente focados na nossa essência, sem pensar em nada, deixando que a nossa energia flua com naturalidade, restabelecendo-se na sua harmonia própria.

 

Enraizamento

O enraizamento consiste na ligação do nosso corpo energético ao centro da Terra. Quando estamos enraizados sentimos a energia da Terra fluir dentro de nós, trazendo-nos segurança, solidez, e equilibrando os nossos três primeiros chakras, que se relacionam com a ligação à Terra e com a estabilidade. Ao estarmos devidamente enraizados estamos protegidos, seguros, como se estivéssemos ligados por um fio mágico ao centro da Terra, o qual não permite que nos percamos nem que sejamos afetados negativamente por influências adversas.

 

Taças tibetanas

As taças tibetanas são um instrumento ancestral, originário da cultura pré-budista, utilizado desde há séculos para fins curativos, para meditação e para sessões de purificação.

Hoje em dia continuam a ser produzidas na Índia, feitas manualmente com uma liga de vários metais (chegam a ser 12), a partir de uma reconstituição das fórmulas de produção originais.

As taças tibetanas conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo, mantendo a vibração durante vários minutos. Por produzirem um som e uma vibração profundamente relaxantes, as taças tibetanas "ressoam" no mais íntimo do nosso ser, realinhando os nossos chakras e restaurando a nossa energia, favorecendo também a meditação, já que ajudam a mente a focar-se e a desligar-se das preocupações e das distrações externas.

Ao integrarem-se com a nossa vibração pessoal, as taças tibetanas desencadeiam os nossos processos de cura a um nível espiritual, emocional, mental e físico – elas como que "despertam" o corpo para se curar a si próprio, utilizando os seus próprios recursos e canalizando a energia universal positiva, que está ao dispor de todos os seres.

 

As taças tibetanas ajudam a:

- concentrar-se e entrar num relaxamento profundo;

- reduzir a ansiedade e o stress físico e emocional;

- eliminar bloqueios e dores físicas;

- reforçar o sistema imunitário;

- energizar o corpo;

- desenvolver a auto-confiança, a sensação de segurança e o bem-estar;

- purificar o ambiente, limpar espaços e cristais, por exemplo.

 

Reiki (saiba mais aqui)

No Centro Maria Helena são dadas consultas de Limpeza Energética com uma terapeuta especializada. Saiba mais aqui ou pelo 210 929 030.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.