Saints and Prayers

Oração a Santa Zita, padroeira das empregadas domésticas

O dia 27 de Abril é consagrado a Santa Zita, a padroeira das empregadas domésticas. Se é essa a sua profissão reze a Santa Zita e peça-lhe sempre proteção.

Zita foi uma jovem italiana que viveu no século XIII e que cedo começou a trabalhar como empregada doméstica na casa de uma família da nobreza, tendo sido essa a sua profissão durante 30 anos. Não recebia salário, mas tinha casa e comida, embora os seus patrões, e até mesmo os seus colegas, fossem bastante cruéis com ela por ser tão bondosa. Ainda assim, Zita era uma mulher de fé e uma alma caridosa, tendo praticado a caridade e ajudado os pobres dando-lhes tudo aquilo que podia e que recebia. Nunca permitiu que as injúrias e maus tratos perturbassem a paz interior que a regia. Acabou por conquistar o respeito dos patrões, que lhe atribuíram mesmo a responsabilidade pelos demais empregados da casa.

Existe, ligada a Santa Zita, uma lenda muito semelhante à da nossa Rainha Santa Isabel, de Portugal. Diz-se que Zita fora acusada de levar objetos dos seus patrões para dar aos pobres e que, tendo sido interceptada pelo seu patrão, este lhe perguntara o que levava escondido no avental, ao que Zita respondera "são flores" e, abrindo o avental, dele se desprenderam belas flores.

Santa Zita acabou por ser canonizada, vários séculos depois da sua morte, por terem sido reconhecidos mais de cento e cinquenta milagres obtidos com a sua ajuda.

Santa Zita deixou-nos a importante mensagem de que, para sermos grandes, nos basta ser simples e puros. Que não é o dinheiro nem a condição social que nos faz ricos, mas sim aquilo que governa o nosso coração. Que é o amor com que nos dedicamos àquilo que fazemos, por mais humilde que seja a nossa condição, que nos engrandece. Santa Zita protege especialmente todas(os) empregadas(os) domésticas(os) e todos aqueles que se dedicam à lida da casa.

Ó Santa Zita,

que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita como foi Marta,
quando servia a Jesus, em Betânia,
e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus,
ajudai-me a suportar com ânimo e paciência
todos os sacrifícios que me impõem os meus trabalhos domésticos:
ajudai-me a tratar as pessoas da família
a que sirvo como se fossem meus irmãos.

Ó Deus, recebei o meu trabalho,
o meu cansaço e as minhas tribulações,

e pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças
para cumprir sempre os meus deveres,
para merecer o reconhecimento dos que sirvo
e a recompensa eterna no Céu.
Santa Zita, ajudai-me.

Ámen.

 

Outra oração:

Concedei-nos, ó Deus,
a sabedoria e o amor que inspirastes à vossa filha Santa Zita,
para que, seguindo o seu exemplo de fidelidade,
nos dediquemos ao vosso serviço,
e vos agrademos pela fé e pelas obras.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho,
na unidade do Espírito Santo.
Ámen.
 

Reze também:

Oração para proteger-nos de falsos amigos

Oração para fazer as pazes com um amigo

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.