Rituals

O poder do mar no esoterismo

O mar representa a transformação, o renascimento, a vida. As ondas nascem, crescem e "morrem" num constante vaivém. Por essa razão, o mar simboliza o ciclo das transformações.

- Como está em movimento constante, o mar também representa aquilo que é transitório, que ainda não tomou forma, o que há-de vir.

- Este é o lugar onde nos devemos dirigir sempre que precisamos de fazer mudanças na nossa vida e de cortar com o passado, pois a energia do mar dá-nos força e coragem para que sejamos capazes de fazer as transformações necessárias na nossa vida.

- A Água é um dos 4 Elementos e possui um significado muito forte a nível esotérico – representa as emoções, o inconsciente e o lado feminino da nossa personalidade.

- Os Gregos e Romanos ofereciam sacrifícios de cavalos e touros ao mar, pois também estes animais, como o mar, simbolizavam a fertilidade. Para os Antigos, tudo nascia do mar, tanto o Bem como o Mal. Como ele representa o nosso inconsciente, também está ligado ao lado mais sombrio da nossa personalidade, os nossos medos e áreas secretas, mesmo inconscientes.

 

- O mar é muito importante para várias culturas e tradições, e quase todas têm divindades associadas ao mar.

- Em Portugal existe a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição em Quarteira, no Algarve. É uma tradição com raízes muito antigas: a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos. Nesta celebração é feito um desfile de barcos de pesca engalanados, que acompanham a procissão, havendo depois uma bênção do mar. No ano 2000 foi construída uma pequena capela para acolher a santa em Quarteira, e nesse mesmo ano houve um temporal muito grande no Algarve, mas a verdade é que os barcos foram todos protegidos.

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.