Astrology

A Lua Cheia e o Eclipse lunar em Capricórnio

No dia 16 de Julho, às 19.42, tem início um eclipse lunar; às 22.38 a Lua entra na fase de Lua Cheia, no signo Capricórnio. Compreenda o que o eclipse lunar tem para lhe mostrar!

Na noite de 16 de Julho a Lua Cheia fica temporariamente encoberta pela sombra da Terra, num acontecimento a que se chama eclipse lunar e que é, astrologica e energeticamente, um dos momentos-chave deste ano. Os eclipses ajudam a trazer à superfície verdades escondidas, contribuindo para ter uma nova visão das situações.

Este eclipse opõe o Sol em Caranguejo com a Lua em Capricórnio, numa dinâmica estranha de energias, porque Caranguejo é um signo mais sensível, intuitivo, sendo justamente regido pela Lua, mas neste caso é o Sol, o princípio masculino, ativo, que se encontra em Caranguejo e, por outro lado, a Lua está em Capricórnio, um signo mais rigoroso, sombrio, sério. Temos, portanto, a Lua num signo que não tem afinidade com a sua essência - a Lua é poética, Capricórnio não perde tempo com o que não é tangível.

Existe quase sempre, associada aos eclipses, uma energia de libertação, que traz à superfície emoções que estavam escondidas, situações que se revelam e factos que trazem uma nova perspetiva. Muitas vezes os eclipses marcam momentos de viragem nas nossas vidas - de uma forma subtil, vamos vendo as situações de outra forma, os sentimentos mudam dentro de nós, encerramos ciclos, iniciamos capítulos novos.

Este eclipse tem uma energia que é ainda mais profunda, porque nos convida a ir além dos nossos limites, dos limites em que a nossa mente, o nosso corpo e a nossa alma estão habituados a viver. Para fazê-lo é preciso encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção, entre a intuição e a sensatez, entre o rigor e a criatividade - entre a dinâmica de Caranguejo e a dinâmica de Capricórnio.

Este eclipse ajuda-nos a libertarmo-nos dos nós que nos apertam, fazendo-nos ir além deles. Ajuda-nos a alinhar a nossa energia com o Universo, a confiar que uma força superior a nós nos orienta e nos guia. É preciso dar "espaço" para desatar os nós apertados - é preciso darmo-nos espaço (e tempo) para nos libertarmos do que não nos deixa ser quem somos, em toda a nossa plenitude.

Podemos sentir, nos dias que rodeiam o eclipse, que estamos a ser puxados em várias direções opostas. Podemos ter de fazer uma escolha, de tomar a decisão de seguir por um dado caminho, abdicando de outros, mas a melhor forma de avançar é continuar a trabalhar a flexibilidade, abrindo mais a mente, o espírito e o coração.

Mesmo que seja preciso tomar uma decisão, o eclipse irá ajudá-lo, trazendo-lhe as respostas na altura certa.

Enquanto esperamos por esse momento é importante fazer um trabalho interior de limpeza, esforçando-nos para deixar ir o que já não tem lugar na nossa mente ou no nosso coração. Se alguma coisa na sua vida tem andado "tremida" é possível que o eclipse lhe traga o "empurrão final" para resolver esse assunto de uma vez por todas.

Os eclipses lunares estão fortemente ligados ao mundo das emoções e ajudam a tomar decisões importantes, precipitando acontecimentos que já estavam em curso.

Acima de tudo, mantenha o coração aberto para receber o que este eclipse tem para lhe trazer.

Uma vez que este eclipse está relacionado com o eclipse solar de Janeiro, procure recordar que assuntos estavam em destaque na sua vida nessa altura. Poderá dar agora mais um passo importante para o seu crescimento e amadurecimento relativamente a esse assunto, mas não force as situações: deixe que elas fluam ao seu ritmo.

Este eclipse, em que a Lua se encontra em Capricórnio, vem também lembrar-nos da nossa força. Este signo é teimoso e persistente, o que lhe permite ir mais longe (e mais alto) do que outros. Seguro, avança de forma cuidadosa, mas constante. Confia em si próprio e usa a vontade de vencer como motivação. 

Qual é a sua maior motivação? O que está por detrás das suas ações e das suas palavras?

Compreender aquilo que o motiva a "escalar a sua própria montanha" vai ajudá-lo a entrar em sintonia com a energia de Capricórnio e vai mostrar-lhe aquilo de que precisa para chegar ao topo.

Quando ocorre um eclipse tão intenso como este o nosso campo energético pode sentir os seus efeitos mesmo que o eclipse não seja visível na parte do globo terrestre em que vive. Isso pode deixar-nos paralisados, como se não soubéssemos como agir nem para onde devemos dirigir-nos - por isso é tão importante compreender o que nos motiva, pois é a partir daí que encontramos as respostas e que vamos vislumbrando o caminho por onde deveos seguir.

Questionarmos as nossas motivações ajuda-nos também a expandir a mente para além daquilo a que está habituada a dar resposta, e a fazê-la pensar de outra forma, abrindo-se a outras possibilidades. Não é fácil enfrentarmos os nossos medos e restrições, e muitas vezes a ansiedade toma conta de nós devido à intensidade emocional que um eclipse pode trazer. Se for esse o caso, compreenda que tudo faz parte de um processo e confie que será capaz de superar seja o que for que vier ao seu encontro.

O eclipse lunar de Capricórnio pode também pôr em causa o poder e fazer-nos compreender a quê e a quem entregamos poder nas nossas vidas. Quais são as suas prioridades? A quem nunca diz "não"?

Acima de tudo, a energia de um eclipse lunar visa a cura, a superação de algo, a transformação. É provável que sinta a intensidade energética deste dia - alimente-se bem, procure deitar-se cedo (é provável que tenha um sono mais agitado), faça exercício físico e procure, sobretudo, aquilo que o ajuda a manter o equilíbrio. Deixe que a energia passe através de si, ativando os seus centros energéticos, revitalizando-o e levando de si o que não lhe traz benefícios. 

Saiba conceder a si próprio o tempo e o espaço necessários. Evite exigir demasiado de si - lembre-se que tudo o que é importante leva tempo a conquistar. Este eclipse pode corresponder a um dos mais importantes períodos de transformação de todo o ano, trazendo-lhe a maturidade e a força necessárias para se superar a si mesmo.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.