Therapies

16 alimentos que ajudam a viver mais A lista de supermercado que lhe dá uma vida longa

Somos o que comemos, é certo e sabido. Foi graças às sucessivas mudanças e melhorias na alimentação que o Homem primitivo se desenvolveu e que a sua atividade cerebral se aprimorou. Saiba que, de acordo com os estudos feitos, há 12 alimentos que deve incluir na sua alimentação regular, consumindo-os pelo menos de dois em dois dias.

Na sua próxima ida ao supermercado, tome nota do que vai precisar:

Secção de fruta e legumes

1. Kiwi - pois é, o fruto verde de casca "peluda" é riquíssimo em vitamina C. Mantém as constipações à distância e ainda é antioxidante, ajudando a atrasar o envelhecimento. Como se não bastasse, contém um ácido que o faz melhorar a circulação e combater o mau colesterol, e ainda ajuda a digerir as proteínas. Regula o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre, sendo também rico em fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, pelo que previne doenças cardíacas. 

 

2. Maçã - Ajuda a evitar doenças cardíacas e tumores malignos, melhorando a pressão sanguínea.

 

3. Tomate - Rico em vitaminas, minerais e flavonóides, sendo um forte antioxidante. Quem não quer ficar jovem por mais tempo? Ajuda a reforçar as defesas do organismo, fortalece as células e favorece a libertação de substâncias tóxicas. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, melhora o funcionamento do sistema nervoso e ainda favorece a visão. 

 

4. Brócolos - Ricos em ferro e ácido fólico, são especialmente úteis às grávidas, pessoas com anemia, a recuperar de uma doença ou mulheres na menopausa. Ajudam a melhorar também o funcionamento da próstata e a qualidade do esperma, sendo indicados para homens que desejam ser pais. Reduzem os efeitos degenerativos da idade.

 

5. Espinafres - Não foi à toa que o espinafre foi o alimento escolhido para dar força ao Popeye. Cheiinhos de vitaminas A, B, C e E, eles são uma verdadeira fonte de energia, vitalidade e juventude. Ferro, Magnésio, Potássio, Sódio, Fósforo, Iodo... precisa de mais razões para fazer uma bela sopa de espinafres?

 

6. Soja - Mais rica em minerais do que qualquer outra leguminosa, a soja fortalece os ossos e os músculos. Ainda ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, alivia os sintomas da menopausa e é rica em vitaminas A, E, B1, B2 e B5, protegendo as células. Também é antioxidante. Comer uma chávena por dia equilibra o colesterol.

 

7. Alho - É um clássico nas listas de alimentos saudáveis. E não é para menos. O alho é anti-séptico, anti-fúngico e antimicrobiano, ajudando o organismo a combater vírus, bactérias e fungos. Também é anti-inflamatório e antioxidante. Ajuda a reduzir o mau colesterol, baixa a pressão arterial, aumenta o bom colesterol e ainda ajuda a evitar a disfunção erétil no homem. Deve ingerir um dente de alho por dia.

 

8. Cebola - Rica em fibras, vitaminas e minerais, possui componentes que ajudam a melhorar o funcionamento das vias respiratórias, facilitando a expetoração. 

 

Temperos

9. Azeite virgem - Controla a tensão arterial, previne as doenças cardiovasculares e facilita a absorção de Cálcio, Fósforo, Magnésio e Zinco. Contribui para uma boa formação óssea, sendo também um antioxidante. Usá-lo em vez da manteiga ou margarina ajuda a reduzir em cerca de 40% o risco de doenças do coração. Deve ingerir uma colher de sopa por dia.

 

Secção Talho

10. Presunto - É uma alternativa mais saudável a outras carnes mais calóricas, contribuindo para ter músculos saudáveis. Como é rico em Cobre, Ferro e Fósforo ajuda na boa formação de ossos e cartilagens. Protege o coração, prevenindo doenças cardiovasculares, e também ajuda a reduzir o colesterol. É preciso ter cuidado, contudo, ao escolhê-lo, porque não deve ser nem muito gordo nem muito salgado.

 

Secção Peixaria

11. Peixes azuis - sardinhas, cavalas, atum, bacalhau, arenque, truta, anchovas e salmão - Eis os melhores peixes, que devemos consumir quatro a cinco vezes por semana, alternando entre as espécies. Ricos em ómega 3, um ácido poli-insaturado, protegem especialmente o coração e o cérebro.Reduzem os riscos de enfarte, derrames cerebrais, os problemas cardiovasculares, a doença de Alzheimer e a depressão. É muito importante que não venham de águas poluídas, pelo que devem ser escolhidos em peixarias de confiança.

 

Secção de aperitivos, doces e cereais

12. Frutos secos - Especialmente âmendoas, nozes, avelãs, pistachos e castanhas-do-pará - Lanchinhos imprescindíveis para quem quer manter a linha, porque saciam, os frutos secos são ricos em proteínas, aminoácidos, minerais, ácidos gordos, fibras e vitaminas do grupo B.

 

13. AveiaAjuda a diminuir o mau colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Também regula o bom funcionamento dos intestinos.

 

14. Mel - Um alimento riquíssimo, que ajuda a combater a fadiga e contribui para manter ossos saudáveis, além de também regenerar o sangue. Devido às enzimas que possui ajuda a digerir outros alimentos.

 

15. Chá verde - Antioxidante, reforça o sistema imunitário e ajuda a proteger o organismo contra vírus e bactérias. Também ajuda a elimira gorduras, previne o cancro e as doenças cardíacas, além de regular os níveis de colesterol. Tenha cuidado, contudo, pois é excitante, por isso evite bebê-lo algumas horas antes de se ir deitar. É mais benéfico tomá-lo logo pela manhã, para começar o dia a rejuvenescer.

 

16. Chocolate preto - Certamente que os mais gulosos já estavam a desanimar por não o verem na lista: o melhor ficou para o fim! É verdade, o chocolate negro possui flavonóides que retardam o envelhecimento, melhora o funcionamento do sangue e do coração e ainda faz bem ao cérebro. Mas não abuse!

Veja também:

Passiflora - Combata a insónia

Alimentos que dão felicidade

Alimentos que ajudam a combater a depressão

Frutos que fazem bem ao coração

Alimentos que ajudam a evitar e a tratar a gripe

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.