Therapies

10 maneiras de se proteger de quem suga as suas energias

A energia é tudo aquilo que existe, todos somos energia. No entanto, nem toda a energia é boa, e há pessoas que, por variadíssimas razões, nos transmitem uma carga negativa, que nos deixa... sem energia. Aprenda a proteger-se contra os chamados "vampiros energéticos".

Veja também: O que são vampiros energéticos

Porque é que as pessoas intuitivas se sentem mal ao pé de pessoas falsas?

 

Há pessoas - e situações - que tendem a sugar a nossa energia, sendo os chamados "vampiros energéticos". As pessoas mais intuitivas são capazes de sentir que alguém ou alguma coisa está a sugar a sua energia, mas uma pessoa menos familiarizada com a sua energia e com estes processos sente-se apenas cansada, sem saber porquê. 

Como saber se está a ser vítima de um vampiro energético?

Geralmente estes sintomas vêm associados a um ataque de um vampiro energético:

- exaustão física ou mental;

- stress;

- sobrecarga, como se tivesse "um peso enorme em cima";

- dores de cabeça, de barriga, ou no peito;

- irritabilidade ou ansiedade....

 

As pessoas identificáveis normalmente como vampiros energéticos têm muitas destas caraterísticas:

- ego forte, necessidade de chamar a atenção e de dar nas vistas;

- estão sempre a querer discutir por tudo e por nada;

- assumem comportamentos passivo-agressivos;

- são demasiado dramáticas e narcisísticas;

- queixam-se frequentemente, estão sempre a lamuriar-se;

- gostam de falar mal dos outros e de espalhar boatos;

- têm uma forte insegurança, que se manifesta na constante necessidade de aprovação/ de elogios;

- têm comportamentos manipuladores, fazem chantagem emocional e deixam os outros a sentir-se culpados frequentemente...

Na maior parte dos casos, os "vampiros energéticos" são pessoas que tiram mais do que dão. Na verdade, acabam por ter uma espécie de "terapia gratuita" com os amigos, familiares, companheiros, colegas e mesmo estranhos com quem iniciam conversa na rua.

Os vampiros energéticos não são apenas pessoas. Aquilo que suga a nossa energia e, em vez de nos deixar revitalizados, nos deixa exaustos, também representa uma espécie de vampirismo energético:

- a Internet

- a televisão

- o telemóvel

- os centros comerciais

- as multidões

podem ser vampiros energéticos quando, em vez de nos fazerem sentir descontraídos, relaxados ou revitalizados, nos deixam simplesmente cansados. 

No caso das pessoas, torna-se mais difícil lidar com um vampiro energético quando ele é uma pessoa próxima, ou mesmo uma pessoa da nossa família. Um vampiro energético não é, por si só, uma pessoa má: é alguém que se alimenta da nossa energia, podendo fazê-lo intencionalmente, ou não. 

 

Como proteger-se de vampiros energéticos em 10 passos:

1 - Não o olhe nos olhos durante muito tempo seguido.

Dizem que os olhos são o espelho da alma, e a verdade é que o contacto visual é uma das formas de absorver energia de outras pessoas. Quanto mais tempo olhar outra pessoa nos olhos, mais ligado a ela fica. Nestes casos, olhe-a só de vez em quando nos olhos, sem suster o olhar.

 

2 - Defina um tempo limite.

Quando uma pessoa suga a sua energia, não permita que ela o faça por longos períodos, pois quanto mais tempo estiver consigo mais absorverá a sua energia. Conforme a sua própria energia, e a pessoa em causa, estabeleça um período máximo de até 20 minutos com ela e NÃO o ultrapasse. Diga que tem mesmo de se ir embora  (ou de desligar o telefone) e vá, sem remorsos.

 

3 - Aprenda a não reagir.

Isto é muito importante. O vampiro energético alimenta-se das reações dos outros e da empatia que cria nas suas interações. Aprenda, nestas situações, a ser indiferente ao que lhe está a dizer, gerindo com cuidado as reações que apresenta. Não o incentive "tens toda a razão" nem o tente contradizer "não estás a ver bem a situação". Oiça, sem se manifestar. Quanto menos reações tiver da sua parte, menos se alimentará de si, deixando de o procurar quando precisa de se alimentar da energia de outra pessoa.

 

4 - Não discuta com ele nem o contradiga.

Por mais difícil que isto possa ser, se está perante um vampiro energético não contrarie as suas ideias. Quanto mais o fizer, por melhor que seja a sua intenção, mais ele irá resistir ao que você lhe diz, deixando-o a si mais exausto.

 

5 - Esteja com outras pessoas quando estiver com o vampiro energético.

Se tiver de interagir com essa pessoa que, já sabe, vai deixá-lo sem energia, não vá sozinho. Leve consigo uma, duas ou três pessoas consigo, pois dessa forma as atenções do vampiro energético dissipam-se e não recaiem apenas sobre si. 

 

6 - Oiça mais, fale menos.

Os vampiros energéticos só procuram, na maior parte das vezes, alguém que os oiça. Quanto mais você falar, mais irá cansar-se e esgotar a sua energia. Use perguntas como "porquê", "quando" e "como", o que vai fazê-lo falar mais, preservando dessa forma a sua própria energia.

 

7 - Procure centrar a conversa em assuntos ligeiros.

Embora sejam o tópico preferido dos vampiros energéticos, as conversas pesadas e depressivas são elas que mais irão consumir a sua energia. Por isso, procure mudar subtilmente o foco da interação para assuntos mais leves e triviais, o que por um lado irá aborrecer o vampiro energético, fazendo-o perder o interesse em si, e por outro lado irá ajudá-lo a si a desgastar-se menos.

 

8 - Crie uma barreira protetora.

A visualização é uma forma protetora de criar uma barreira energética para preservar o seu equilíbrio. Enquanto está a ter um encontro desgastante, faça um esforço para se visualizar a si próprio protegido dentro de uma bolha de luz branca, ou para imaginar uma parede luminosa que o separa da pessoa que está a consumir a sua energia.

 

9 - Evite os encontros.

Tanto quanto lhe for possível, reduza o número de interações que tem com pessoas e situações que, já sabe, vão deixá-lo fatigado energeticamente. Evite também os telefonemas, a troca de mensagens e de e-mails. Aprenda a por um travão sempre que alguma coisa ou alguém não lhe faz bem, e evite especialmente os encontros em dias em que você já se sente cansado, desanimado ou com pouca energia. Quando o seu telefone está com pouca bateria não abusa nas chamadas, pois não? Com a sua energia deve proceder da mesma forma!

 

10 - Corte relações.

Esta é a medida mais drástica, mas se não tiver alternativa não evite em fazê-lo. Muitas vezes os vampiros energéticos manifestam-se profundamente desagradados quando deixam de ter um alvo do qual se alimentam, mas depressa encontram substituto e acabam por nem sentir a sua falta. Quer manter na sua vida alguém que só lhe traz energias negativas? Por difícil que por vezes isso possa ser, cortar relações com uma pessoa negativa acaba por ser uma forma de limpar a energia que diariamente nos rodeia e, desse modo, de vivermos uma vida mais saudável, mais plena e feliz.

Importante! Liberte-se dos vampiros energéticos em casa!

Sabia que os aparelhos elétricos, mesmo que não estejam a ser usados, também "sugam" a nossa energia? Evite ter televisões, consolas de jogos e computadores no quarto, perto da cama. Se não tiver alternativa, desligue-os da tomaad quando não está a usá-los e aprenda a dormir bem sem ter a televisão ligada. Mesmo na sala ou noutra divisão, evite ter a televisão ligada "só para fazer companhia", porque o seu barulho, muitas vezes repleto de gritos e com picos de som, também absorve negativamente a sua energia.

Conheça também:

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.