blog
(00351) 210 929 000

Senhor Santo Cristo dos Milagres

Nos últimos dias do mês de Abril e no início de Maio celebra-se, em Ponta Delgada, uma festa religiosa muito importante: o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Esta é a segunda maior festa religiosa realizada no nosso país, depois de Fátima, e realiza-se há mais de 300 anos.

Vêm milhares de devotos de todas as partes do Mundo e muitos emigrantes regressam agora a casa. Os dias principais da festa são sábado e domingo. No Sábado, os fiéis pagam promessas e fazem oferendas ao Senhor Cristo dos Milagres, no Campo de São Francisco. A imagem é entregue pelas irmãs do convento da Esperança ao provedor da irmandade responsável pelas festas. A imagem é levada em procissão. Chama-se Procissão da Mudança da Imagem, porque o senhor muda-se da sua capela para a Igreja do Santuário.

Na noite de Sábado para Domingo realiza-se uma vigília que termina às 5 da manhã com uma missa, e às 6 da manhã celebra-se a Eucaristia da Grande Peregrinação da Ilha de São Miguel. Na tarde de Domingo realiza-se a grande procissão, que percorre as principais artérias da cidade. O Convento da Esperança e o Campo de São Francisco são decorados com uma iluminação vistosa e atraem muitos turistas. Estas festas também têm uma forte componente popular, realizam-se arraiais, a festa do emigrante e o Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Mas de onde vem esta romaria tão forte e antiga?

Tudo começou quando o Papa ofereceu a imagem de Cristo martirizado a duas religiosas que foram de S. Miguel a Roma pedir uma Bula Apostólica, para estabelecerem o primeiro convento de religiosas nesta ilha.

Mais tarde, como o sítio onde se estabeleceram estava sujeito a ataques de piratas, parte das irmãs seguiram para o Mosteiro da Esperança. No século XVIII, deu entrada neste mosteiro a irmã Teresa da Anunciada, que tinha origens nobres e que demonstrou uma enorme devoção por esta imagem de Cristo, tendo conseguido que lhe fosse erguida uma capela.

Conta a lenda que no ano de 1700 a ilha de São Miguel foi alvo de fortes tremores de terra, durante dias seguidos. O povo estava desesperado e, seguindo a fé da irmã Teresa da Anunciada, realizou uma procissão para pedir ao Santo Cristo que parasse os terramotos.

Durante a procissão, a imagem tombou do andor, caindo para a frente. Contudo, misteriosamente não se danificou com a queda, a procissão prosseguiu e os terramotos pararam de imediato.

Depois disso, o povo passou a depositar grande fé e esperança no Santo Cristo dos Milagres, que possui um dos tesouros mais ricos de toda a Península Ibérica.

 

Oração ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Ó bom e amantíssimo Jesus,

que por amor das nossas almas foste açoitado,
coroado de espinhos e gozado no Pretório de Pilatos,
dando-nos o exemplo máximo de humildade,
fazei com que, atraídos pela Vossa face adorável,
não tenhamos outro pensamento que não seja para Vos louvar,
nem outro desejo que não seja o Vosso amor.
Fazei, Senhor, com que a nossa vida seja sempre iluminada
pelos clarões da Vossa Sagrada Paixão, a fim de,
nas contrariedades, sentirmos a Vossa força,
nas aflições, a Vossa consolação, nas dores o Vosso consolo,
nas tristezas, a Vossa alegria,
chegando assim intactos ao Vosso Reino Eterno.

Ámen.

Reze também:

Oração a Nossa Senhora

Oração a Santo Expedito

Oração para a Mãe que está no Céu

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Consulta de Tarot - A relação com o meu filho vai melhorar?

Novidades


Publicada a 25/06/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...