blog
(00351) 210 929 030

Saturno ficou retrógrado - esta é a última oportunidade

Saturno voltou a ficar retrógrado no dia 10 de Maio, e assim continuará até ao dia 28 de Setembro de 2020. Uma vez que este planeta é um dos grandes protagonistas astrológicos deste ano que tantas mudanças nos tem trazido, a sua retrogradação terá também impacto na evolução dos acontecimentos. Saturno entrou recentemente em Aquário mas, uma vez que acabou de ficar retrógrado, voltará a entrar em Capricórnio. Esta é a última oportunidade para aprender as lições - e resolver os assuntos - com que tem vindo a debater-se desde Dezembro de 2017.

Embora seja frequente que Saturno entre em movimento retrógrado (porque, como é um dos planetas de trânsito mais lento uma vez que está mais afastado do Sol e descreve uma órbita maior, a Terra "passa-lhe à frente" com maior facilidade), esta é a primeira vez que fica retrógrado desde que entrou em Aquário, no passado dia 21 de Março, depois de uma permanência prolongada em Capricórnio. Até ao dia 28 de Setembro, quando voltará a ficar direto, irá transitar pelos primeiros graus de Aquário, chegando a entrar novamente em Capricórnio (porque, estando retrógrado, "anda para trás" no Zodíaco. Saturno só voltará a entrar em Aquário no dia 17 de Dezembro, que irá então percorrer ao longo de dois anos e meio.

A conjunção de Saturno e Júpiter será um dos temas energeticamente dominantes em 2021, e é para essa energia que estamos já a encaminhar-nos. Prepare-se, porque aquilo que estamos agora a trabalhar nas nossas vidas será muito importante ao longo de 2021.

Saturno havia entrado em Capricórnio em Dezembro de 2017, e desde então ele trouxe-nos importantes lições, não só a nível coletivo mas sobretudo individual. Saturno é o regente de Capricórnio, e por isso pôde expressar plenamente a sua energia enquanto esteve neste signo. Quando um planeta se encontra no signo que rege, como que renasce, ganhando maior vigor e intensidade. Uma vez que, agora que ficou retrógrado, Saturno voltará a entrar em Capricórnio, esta será como uma visita final a esta energia - assim como acontece de cada vez que saímos de casa e temos que voltar atrás porque nos esquecemos de alguma coisa importante. Antes de deixar definitivamente Capricórnio, Saturno volta a entrar neste signo para garantir que aprendemos tudo aquilo que tínhamos de aprender com esta passagem.

Portanto, tudo aquilo que esteve em destaque na sua vida desde o final de 2017 será agora novamente enfatizado, especialmente no que diz respeito a situações que teve de resolver. Este regresso de Saturno a Capricórnio irá trazer-nos recompensas - oportunidades que surgem na nossa vida na sequência daquilo que superámos bem - mas será também necessário resolver tudo o que ainda precisa de ser resolvido.

Por isso, é provável que nos próximos meses sinta que está a colher os frutos do seu esforço, mas será também chamado a revisitar o passado, para poder avaliar melhor certas situações antes de lhes pôr um ponto final.

Uma vez que Saturno só voltará a estar em Capricórnio daqui a 28 anos, precisará agora de certificar-se que o trabalho foi feito. A área da sua vida sobre a qual Saturno em Capricórnio teve maior influência é aquela que está mais diretamente relacionada com a Casa que, no seu Mapa Astral, recebeu esta passagem. Uma boa pista para a identificar consiste em lembrar-se que temas estiveram em destaque na sua vida desde Dezembro de 2017. Que responsabilidades teve de assumir? Em que assuntos teve de definir fronteiras ou, pelo contrário, de as derrubar? Quais foram as áreas da sua vida que foram mais difíceis para si durante este período? A resposta a estas perguntas vai ajudá-lo a compreender o impacto que a passagem de Saturno por Capricórnio teve na sua vida em particular.

 

Saturno retrógrado entre Aquário e Capricórnio porá em destaque a nossa relação com as figuras de autoridade e com o poder. Pode haver, por outro lado, tendência para recordar memórias de infância, especialmente aquelas que se relacionam com o pai ou com as figuras masculinas que tiveram maior relevância na nossa vida. Podemos também ser chamados a assumir um papel de maior poder e responsabilidade no que pode estruturar melhor as nossas vidas, quer seja reconstruindo as nossas bases ou mesmo tendo de procurar assentar de outra forma a nossa estabilidade. Esta influência faz-nos dar maior importância a estruturas sólidas, a rotinas que nos ajudem a organizarmo-nos melhor, e a corrigir o que precisa de ser fortalecido ou tornado mais duradouro.

Os assuntos com que nos debatemos de forma mais constante nos últimos seis meses são também especialmente postos em destaque, assim como a forma como ocupamos o nosso tempo - quer aquele em que estamos a produzir algo, quer o nosso tempo livre.

Saturno é chamado "o senhor do tempo". Este planeta é famoso porque traz sempre atrasos, regendo os processos lentos, porque se preocupa mais com a solidez do que com a rapidez. Ele sabe que "depressa e bem não há quem". Por esse motivo, a retrogradação de Saturno atrasa o desenrolar das situações, para que possamos avaliar e reconsiderar, assegurando-nos que investimos da melhor maneira a nossa energia - e o nosso tempo. Saturno é um planeta que tem uma influência especial sobre as questões kármicas que viemos resolver, e por isso quando este planeta está mais ativo é frequente que nos deparemos com circunstâncias que fazem parte das lições que a nossa alma veio aprender, sem nos distrairmos pelo caminho.

                                         Não se preocupe, faz tudo parte do plano da sua alma - CLIQUE AQUI

Muitas vezes Saturno traz-nos lições duras, limitações e entraves, mas isso acontece porque este planeta treina a nossa resistência e resiliência. Não nos facilita a vida, mas incentiva-nos a seguir em frente, fazendo-nos reconhecer as nossas capacidades e confiar nelas, para que possamos concentrar a nossa energia naquilo que realmente faz parte do nosso caminho pessoal. Este é o planeta da responsabilização, que nos obriga a assumir a responsabilidade que temos em relação à nossa vida e ao impacto que ela tem na vida dos outros.

Num ano que nos apresenta desafios especialmente exigentes, Saturno desafia-nos a concentrarmo-nos no que podemos fazer, aceitando as lições que nos estão a ser apresentadas e assumindo que somos rsponsáveis por ser quem queremos ser, neste momento, nestas circunstâncias. Como queremos sair deste período de crise que todos vivemos? Quando um dia olharmos para trás, de que forma queremos lembrar-nos, individualmente, do ano de 2020?

Saturno encoraja-nos a dar o nosso melhor, a ser o melhor que formos capazes de ser, e a fazermos o melhor que pudermos com aquilo que nos é dado ou com o que temos ao nosso alcance. Saturno ajuda-nos a confiar na nossa capacidade de enfrentar as dificuldades, e enquanto estiver retrógrado esta energia será ainda mais acentuada.

Saturno retrógrado dá-nos a oportunidade de olhar para o passado e, através dele, compreender que competências desenvolvemos, que provas já superámos, que aptidões fomos aperfeiçoando, e de que forma todas elas contribuem agora para nos dar força para vencer esta crise.

Este é, também, um período de aprendizagem. Saturno oferece sabedoria a todos aqueles que são capazes de superar as suas provas. Por isso, esteja recetivo ao que a vida lhe procura ensinar e procure aprender com os desafios - esta é a sua oportunidade de superar os seus próprios limites e descobrir, dentro de si, "um verão invencível"*.

 

* Albert Camus

Veja também:

 

 

 

 

 

fonte: foreverconscious.com


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


A importância do Desapego

Novidades


Publicada a 10/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 09/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...