blog
(00351) 210 929 000

São Nicolau - o Santo que inspirou o Pai Natal

O Pai Natal é um dos símbolos mais significativos de toda a quadra natalícia. Embora a imagem do velhinho de barbas brancas e fato vermelho que alegra a imaginação de crianças e adultos seja hoje muito comercial, saiba que esta figura surgiu associada à de um bom homem que faleceu no dia 6 de Dezembro de 342: São Nicolau.

São Nicolau nasceu na Ásia Menor na segunda metade do século III e faleceu no dia 6 de Dezembro de 342. Foi Bispo de Mira em Licia, na actual Turquia, e é o Santo Padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega. Diz-se que no local do santuário onde foi sepultado surgiu uma nascente de água. Foi mais tarde transladado para Bari na Itália e é também conhecido como S. Nicolau de Bari. Foi construída uma basílica em seu nome que se tornou um local de peregrinação de devotos. É o santo protetor dos marinheiros, prisioneiros (também ele esteve preso), das crianças e da família, entre muitos outros. A ele foram associados vários milagres especialmente relacionados com dinheiro e presentes.

São Nicolau era um homem bondoso e generoso que era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e oferecer generosos presentes aos mais pobres. Diz-se que herdou uma grande fortuna dos seus pais que distribuiu pelos pobres e necessitados.

Há muitas lendas associadas a São Nicolau mas a mais conhecida conta que ajudou 3 filhas de um vizinho com dificuldades financeiras. São Nicolau deixou um saco de moedas de ouro às escondidas na janela da casa para cada uma das filhas poder casar. Ao deixar as moedas para a terceira filha o pai delas, que estava escondido, descobriu quem era o benfeitor, ficou-lhe para sempre grato e espalhou as suas boas acções.

A sua imagem serviu para inspirar o ícone do Natal – um velhinho de barba com um saco de presentes às costas. O nome inglês Santa Claus vem de Santus Nicolaus. Alguns diziam que ele se deslocava num trenó puxado por 8 renas, o transporte utilizado na Escandinávia, outros que aparecia montado num burro com um saco cheio de presentes às costas, e mais tarde, que descia pelas chaminés das casas durante a noite para deixar os seus presentes nas meias e sapatinhos das crianças. A sua imagem dura até aos dias de hoje como a figura do Pai Natal e lembra-nos que o Natal é tempo de partilha, amor, esperança e generosidade.

Veja também:

- O simbolismo do presépio

- A Árvore de Natal

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou conseguir as partilhas a bem com o meu ex-marido?

Novidades


Publicada a 16/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 13/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...