blog
(00351) 210 929 030

Sabia que o iogurte natural reforça a sua imunidade?

O iogurte natural é um alimento bastante saudável que, além de ajudar a controlar o peso, também contribui para reforçar a sua imunidade. 

O iogurte natural é rico em nutrientes que são essenciais ao nosso organismo, o que faz dele um alimento essencial numa dieta saudável.

1 - Essencial para a saúde dos ossos e dos músculos

Sendo derivado do leite, o iogurte é uma importante fonte de proteínas e de Cálcio, essenciais para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes, para o funcionamento dos músculos e para a prevenção de doenças como a osteoporose.

2 - É fonte de vitaminas e sais minerais

Além das proteínas e do Cálcio, o iogurte também contém vitaminas importantes, tais como a vitamina B5 e a B12, e sais minerais, como o Fósforo, a Riboflavina, o Iodo e o Zinco.

3 - Ajuda a regular o funcionamento do organismo, nomeadamente dos intestinos e da flora vaginal

Para além dos nutrientes que o compõem, e que fazem dele uma boa opção para um lanche saudável, uma das caraterísticas que distingue o iogurte é o facto de ser formado através da fermentação do leite, na qual bactérias especiais - os Lactobacillus bulgaricus e os Streptococcus thermophilus - transformam o açucar do leite em ácido láctico. O sabor azedo caraterístico do iogurte natural resulta precisamente deste processo de fermentação. As bactérias contidas no iogurte ajudam a combater bactérias patogénicas existentes nos intestinos, fazendo com que estes funcionem de forma mais equilibrada. Comer iogurte natural ajuda a evitar a obstipação e a aliviar a diarreia. Também melhora o funcionamento do sistema digestivo e a flora vaginal, ajudando a aliviar a candidíase, por exemplo. As bactérias do iogurte natural, chamadas lactobacilos, são organismos vivos que ajudam na prevenção e no tratamento de infecções vaginais e de problemas de estômago ou de intestinos, como as úlceras.

4 - Aumenta as defesas do organismo

As bactérias presentes no iogurte ajudam a reforçar as nossas defesas naturais, aumentando o nosso "esquadrão de combate" interno. O iogurte facilita a sintetização das vitaminas, o que faz com que o nosso corpo aproveite melhor os nutrientes que ingere. Os probióticos contidos no iogurte também ajudam o organismo a combater as infecções.

5 - Ajuda a controlar a tensão arterial

Por ser rico em Potássio, o iogurte ajuda a equilibrar os níveis de sódio no sangue e, desse modo, a regular a tensão arterial. É importante, no entanto, escolher iogurtes com baixo teor de gordura e açucar.

6 - Ajuda a emagrecer

Sendo rico em proteína, o iogurte promove a saciedade, o que faz com que a pessoa tenha menos tendência para comer. Por outro lado, o Cálcio ajuda a diminuir a libertação de cortisol no organismo, sendo este uma hormona que promove a acumulação de gordura corporal, especialmente no abdómen. O iogurte natural é também um bom alimento pós-treino, já que ajuda a repôr as proteínas e a energia sem acumular gordura.

No caso do cálcio, estudos indicam que o mineral diminui a liberação de cortisol no organismo, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura corporal, sobretudo na região do abdômen.

7 - Ajuda a digerir a lactose

As pessoas intolerantes à lactose tendem a digerir melhor o iogurte porque, aquando do processo de fermentação, uma parte da lactose contida no leite é desfeita.

 

 

Alguns factos que deve ter em conta:

1 - Escolha iogurtes naturais ou com baixo teor de açucar e de gordura.

2 - Leia atentamente o rótulo da embalagem, e opte sempre por iogurtes cujo principal componente seja o leite. Quanto menos ingredientes tiver, mais saudável é.

3 - Depois de aberto, o iogurte deve ser consumido no prazo máximo de 1 a 2 dias.

4 - O iogurte não deve ser congelado.

5 - Apesar de haver atualmente no mercado uma grande oferta de iogurtes mais ricos em proteínas, eles são mais indicados para desportistas e para pessoas com um estilo de vida que implique um rápido desgaste energético do que para pessoas que têm um estilo de vida sedentário.

 

 

Sabia que...

Não deve deitar fora o líquido do iogurte?

Aquilo que muitas pessoas identificam como "água" é, na verdade, um líquido rico em proteína e micronutrientes que não se encontram na parte sólida do iogurte. Isto sucede porque o iogurte contém dois tipos de proteína: a caseína e a proteína do sono. Quando se adicionam as bactérias que vão fermentar o leite e assim formar o iogurte, estas fermentam a lactose (açucar do leite), produzindo ácido láctico, que faz com que as proteínas de caseína solifidiquem. 

No entanto, o outro tipo de proteína contida no leite - a do soro do leite - não solidifica, mantendo-se no estado líquido. Devido ao natural processo de transporte e armazenamento do iogurte, esse líquido tende a ficar no cimo da embalagem, razão pela qual muitas pessoas acabam por deitá-lo fora, considerando-o desperdício. Esta proteína é, no entanto, nutritiva e eficaz para o aumento muscular. Da próxima vez que abrir uma embalagem de iogurte, misture o líquido com a parte sólida, aproveitando assim ao máximo os seus nutrientes.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...