blog
(00351) 210 929 000

Quem são os Anjos?

A palavra "anjo" deriva do Latim "angelus" e do grego "ángelos", que significa "mensageiro" ou "enviado". Os Anjos são, pois, os mensageiros de Deus. Na sua essência, são espíritos consagrados à vontade Divina para realizar as suas missões na Terra. Eles são a ponte de ligação entre a Terra e o Céu.

Os Anjos são referidos na Bíblia como os enviados de Deus, por Ele concebidos no início da Criação: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele." (Col. 1, 16)

Santo Agostinho definiu-os: "Anjo é o nome do ofício, não da natureza. Queres saber o nome da natureza dos anjos? É espírito. Queres saber qual é o seu ofício? É anjo. De acordo com o seu ser, é espírito; de acordo com o que faz, é anjo." (Catecismo da Igreja Católica, 329). Não há um número definido de Anjos, pois como é referido na Bíblia "(...) ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares" (Apocalipse, 5, 11).

Embora a questão do "sexo dos Anjos" seja controversa, porque os Anjos são energia que, não sendo humana, não tem sexo, tudo o que existe no Universo tem um tipo de energia dominante, o qual pode ser ativo (masculino) ou receptivo (feminino). Desse modo, conforma a energia predominante que o compõe, cada Anjo pode assumir uma preponderância masculina – aqueles cujo nome termina em "el" - ou feminina – quando o seu nome termina em "iah".

Os Anjos obedecem a uma hierarquia, composta por três níveis, ou Esferas, sendo que cada uma delas se divide em três grupos, ou Coros. Assim, a primeira Esfera diz respeito aos "Conselheiros Espirituais". São aqueles que estão mais elevados na hierarquia, estando mais perto de Deus e mais distantes dos homens.

1ª Esfera – Conselheiros Espirituais

- Serafins – O seu nome significa "aqueles que ardem". Esta é a Ordem superior do reino dos Anjos. Estão ligados à força vital universal e asseguram-se que a energia é devidamente direccionada.

- Querubins – Estes são os Anjos "cheios de conhecimento", como o significado do seu nome indica. Relacionam-se com os Registos Akáshicos, que se acredita representarem o arquivo de todos os acontecimentos desde sempre.

- Tronos – Designam o "assento de Deus". Por estarem tão perto do Criador, têm como missão as transformações de consciência no Universo, atuando através da rede da vida, pela qual tudo e todos estamos interligados.

A segunda Esfera angelical diz respeito aos Governadores Universais, que como o seu nome indica zelam pela ordem e bom funcionamento de tudo quanto existe no Universo. Dela fazem parte:

2ª Esfera – Governadores Universais

àDominações – Estes são os Anjos que "dominam" e coordenam os papéis dos outros Anjos que estão abaixo deles. São também eles que cuidam dos países e intervêem em situações de caráter internacional.

à Virtudes – Responsáveis por tudo o que acontece na Natureza, estes são os Anjos que cuidam do seu funcionamento. Podem, também, proteger e abençoar os países.

à Potências – A sua missão é levar soluções onde elas são necessárias, canalizando a graça e a misericórdia e protegendo-nos de toda a energia que não seja positiva.

Por fim, a terceira esfera angelical diz respeito aos Anjos Mensageiros, Guardiões e Guerreiros. São aqueles que, estando mais perto de nós, diariamente nos acompanham nas nossas vidas.

3ª Esfera – Mensageiros, Guardiões e Guerreiros

- Principados – Governam a espiritualidade. São eles quem nos dá força para vencer os desafios, quem encoraja o nosso eu interior, quem nos inspira a ter novas ideias e, ainda, quem nos ajuda a encontrar a paz.

- Arcanjos – Estes são os "chefes" dos Anjos da Guarda, que supervisionam os seus trabalhos e que os direccionam para que eles possam cumprir bem as suas missões. Muitas vezes são representados tendo consigo uma ferramenta ou um símbolo do propósito espiritual que representam.

- Anjos da Guarda – Criados por Deus para trabalharem ao nosso lado, estes são os Anjos que mais próximos estão de nós e que mais se parecem connosco. Acompanham-nos sempre e é sua missão ajudarem cada ser humano na sua vida para que possa evoluir e progredir espiritualmente. Vivem para nos ajudar, pelo que estão sempre disponíveis para nós… basta pedir-lhes, através da oração!

Há três Arcanjos que assumem especial importância na Bíblia, sendo por essa razão celebrado culto litúrgico em sua homenagem: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. O primeiro é Miguel Arcanjo, cujo nome, “Mica-El”, significa “Quem como Deus”. O segundo é Gabriel, que anunciou na sua aparição a Maria a chegada de Jesus, e cujo nome significa “poder de Deus”. O terceiro Arcanjo chama-se Rafael, que significa “Deus cura”. A festa religiosa em honra dos três Arcanjos é celebrada no dia 29 de Setembro.

O calendário Católico celebra, também, o dia dos Anjos da Guarda, que começou por ser celebrado em Espanha, tendo sido por nós adotado em 1513. Inicialmente coincidia com o dia 1 de Março, até que Clemente X fixou esta data a 2 de Outubro. Com as aparições de Fátima o Anjo de Portugal passou também a ser homenageado, sendo celebrado a 10 de Junho. Cada nação tem, tal como cada pessoa crente ou não crente, um Anjo da Guarda.

Existem ainda os chamados Anjos da Paz, que acorrem em grande número sempre que sucede uma catástrofe, e que têm como missão amparar as vítimas e as pessoas que por elas sofrem. Acredite que o poder da oração cria os milagres, pois é a força da fé que chama os Anjos, e é a veemência dos pedidos que faz com que eles sejam realizados.

Resumindo:

Os Anjos são espíritos criados por Deus para proteger e guiar a Humanidade, assim chamados porque têm a missão de serem os mensageiros da vontade Divina. O número de Anjos que existem é infindável, e estão ordenados hierarquicamente consoante a sua missão e o papel que desempenham. Destacam-se na Bíblia três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, a quem Deus confiou missões especialmente importantes. Os Anjos da Guarda são aqueles que protegem cada pessoa. Cada País tem, também, a proteção de um Anjo da Guarda. Em Portugal, este é celebrado a 10 de Junho.

Veja também:

Conhecer o seu Anjo da Guarda

Aprender a contactar os Arcanjos dos 7 Raios

8 sinais de que o seu Anjo da Guarda está a tentar comunicar consigo

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou conseguir as partilhas a bem com o meu ex-marido?

Novidades


Publicada a 16/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 13/09/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...