blog
(00351) 210 929 030

Porque adoecem as crianças?

Se pensarmos nas doenças de um ponto de vista metafísico, podemos compreender que as doenças surgem como a manifestação de algo que não está bem dentro de nós. (Veja também: Porque estou sempre doente?) Mas e no caso das crianças, porque razão adoecem tão facilmente? 

No caso das crianças, de um ponto de vista metafísico elas têm geralmente muitos problemas de saúde nos primeiros anos de vida por dois motivos. Primeiro, porque o seu corpo está ainda a ganhar forma, a adaptar-se à existência terrena, precisando de uma adaptação que naturalmente traz consigo crises. Quase todas as situações
na nossa vida exigem tempo para poderem fluir de forma harmoniosa. Um corpo em formação tem de fazer ajustes, e esse processo enfrenta naturalmente dificuldades, porque não encontramos logo a harmonia perfeita. Um organismo só ganha anticorpos para se defender de um vírus quando entra em contacto com ele, não combatemos aquilo com que não somos confrontados! E, para podermos criar defesas, precisamos de travar batalhas, de enfrentar o perigo, de nos munirmos das armas que nos permitirão vencer - é esse o papel das vacinas e de todos os tratamentos a que uma criança tem de ser submetida desde tenra idade, para que o seu corpo possa ir crescendo forte e saudável.

É também por esse motivo que é tão importante cuidar da alimentação das crianças, porque tudo aquilo que elas ingerem servirá de base ao seu crescimento, sendo transformado, no organismo, nas células que lhe permitem viver. Da mesma forma, os hábitos que ensinamos aos nossos filhos, o estilo de vida que os fazemos seguir e as rotinas que lhes impomos são condicionantes da sua saúde, ao longo de toda a sua vida. Uma criança obesa terá, à partida, maior propensão para sofrer com problemas de peso, se não for ensinada desde cedo a comer de forma saudável. Por outro lado, as crianças que praticam uma atividade desportiva desenvolvem músculos e ossos mais fortes, tendo maior tendência para ser saudáveis vida fora.


As bases da saúde são criadas na infância, e por isso é essencial que todos os pais, avós e educadores tenham especial atenção ao cuidado com a saúde das suas crianças. E este é o segundo motivo pelo qual os bebés e as crianças adoecem com frequência: para trazerem aos pais, ou às pessoas que delas cuidam, uma aprendizagem importante para as suas próprias vidas. Quase todas as mulheres amadurecem, interiormente, ao tornarem-se mães, porque a experiência da maternidade, que se torna algo perene, para o resto da vida, reposiciona a perspetiva que temos de toda a nossa existência. O mesmo sucede com os pais, mas por existir, desde a gestação, um envolvimento físico entre o feto e a mãe, essa transformação é sentida de uma forma diferente pela mulher e pelo homem. O corpo da mãe altera-se quando engravida, enfrenta o parto e amamenta o bebé durante os seus primeiros tempos de vida. Todos esses processos são marcantes, também a um nível físico, para a mulher, e fazem parte da sua aprendizagem pessoal. São as experiências que vivemos que moldam a nossa existência. Nem todos os seres humanos são mães ou pais, porque nem todos têm de fazer essa aprendizagem específica, na vida que estão presentemente a viver. Há pessoas que sofrem profundamente por não conseguirem ter filhos, e outras há que apenas o conseguem ao fim de muitos esforços, tratamentos e muito empenho, muita determinação e perseverança: era essa a lição que tinham para aprender. Noutros casos, há jovens que se tornam mães e pais ainda muito novos, quando ainda estavam, eles próprios, a amadurecer e a tornar-se adultos. O desenvolvimento e a evolução espiritual dos pais estão, quase sempre, profundamente relacionados com os dos filhos, com os seres que trazem ao Mundo e com toda a aprendizagem que essa experiência implica.

Mesmo passados os primeiros meses de vida, é frequente os bebés adoecerem com frequência. As noites em branco, as idas ao médico e ao hospital, as dúvidas e os esforços para cuidar daquele pequeno ser que depende dos pais, avós, ou de quem está a cuidar dele, são poderosas experiências transformadoras, ensinando as maiores lições aos adultos que passam por elas. Muitas mães e muitos pais descobrem, através dos seus filhos, que são pessoas muito mais fortes do que aquilo que imaginavam. Encontram dentro de si capacidades que desconheciam e aprendem a lidar com as situações de forma mais prática e mais confiante. Assim, a todos aqueles que são pais: tenham força e fé. Não desistam quando as situações difíceis surgem sem interrupção, quando após uma doença ser tratada surge outra, logo de seguida, nem quando o cansaço dá lugar ao desalento. As crianças adoecem com frequência porque o seu corpo está a ganhar forma e a adaptar-se à vida, e porque você, que é mãe,  pai, ou cuidador, precisa de aprender a ganhar segurança e confiança em si próprio, descobrindo que é mais capaz do que imagina. Todos somos, sempre, mais capazes do que imaginamos. 

Veja também:

7 passos para superar um desgosto

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o com os seus amigos! Basta clicar num dos botões mesmo aqui em baixo:


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Este novo amor, vai dar certo?

Novidades


Publicada a 14/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...