blog
(00351) 210 929 030

Plantas e frutas que curam 

ROMÃ

Esta é uma fruta repleta de misticismo, que ao longo dos tempos foi usada em rituais. Do ponto de vista medicinal, é rica em ácidos gordos, e beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o mau colesterol e fortalecendo as paredes internas dos vasos, evitando assim, enfartes e outras doenças vasculares.

A romã é constituída por translúcidos bagos vermelhos e rosados de sabor agridoce e tem imensas propriedades benéficas para o organismo.

Muito utilizada na medicina popular era uma espécie de “antibiótico natural” no tratamento de amigdalites, faringites e outras afeções da cavidade orofaríngea.

As infusões obtidas a partir da casca eram empregues para tratamento de diarreias; as das raízes e troncos como vermífugas (eliminação de vermes intestinais, como a ténia) e as das sementes no tratamento de afeções oculares como a conjuntivite.

Das suas sementes é também obtido um óleo com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, considerado como tónico para o sistema neuromuscular. Entre outras coisas, ajuda a manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial, e a sua vitamina C protege das constipações. Isenta de gordura, tem apenas hidratos de carbono (e mesmo assim em quantidade reduzida) que dão energia de forma imediata, e possui um elevado teor de água, que lhe confere uma deliciosa suculência que ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.

Rica em potássio e em substâncias antioxidantes (flavonóides, provitamina A e vitamina C, bem como  taninos, substância responsável pela sensação áspera do sabor da romã) que ajudam a controlar os níveis de colesterol. Possui ainda uma ação anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue.

A romã está indicada na prevenção e tratamento coadjuvante do cancro da próstata e de doenças cardiovasculares (angina de peito, aterosclerose, colesterol elevado e hipertensão). O seu efeito antioxidante e anti- inflamatório faz com que seja útil em várias patologias, nomeadamente diabetes (por ter quantidades quase nulas de sacarose (0,2 g por cada 100 g).

Para além disso, ajuda a emagrecer porque é pouco calórica e tem um ligeiro efeito diurético), disfunção eréctil, infeções bacterianas, resistência a antibióticos, queimaduras solares, infertilidade, doença de Alzheimer, artrite e obesidade. É de fácil digestão e está indicada para problemas gastrointestinais, como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção do hemorroidal.

Tanto a polpa como a semente são ricas em antioxidantes, mas é a casca da romã que apresenta as maiores quantidades desses compostos. Esses antioxidantes atuam no combate aos radicais livres, que causam envelhecimento precoce, flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade, rugas, etc.

Chá da casca de romã

Ingredientes

Casca de uma romã

2 chávena de água

Deixe as cascas ferver por um curto período de tempo, e depois coe a mistura. Beba o chá morno.

O chá possui propriedades antissépticas, que ajuda a limpar a garganta e o torna ótimo também para pessoas que precisam da voz para trabalhar como jornalistas, cantores, professores ou aqueles profissionais que passam boa parte do tempo ao telefone.

Sumo de romã contra o mau colesterol

Ingredientes 1 romã 2 dl de água Lave a romã e parta aos pedaços sem elimar a casca. Bata bem na centrifugadora com a água. Está pronto a beber.

Remédio para olhos irritados

Ingredientes

Folhas da árvore da romã

Água q.b.

Prepare um chá com as folhas da árvore da romã e deixe amornar ou esfriar e aplique compressas nos olhos com algodão. Faça isso várias vezes ao dia.

Xarope de Romã para a garganta

Ingredientes Sumo de duas romãs Igual porção de mel Descasque as romãs, separe os bagos e triture na centrifugadora. Meça a porção obtida e junte igual quantidade de mel. Leve ao lume médio e deixe cozinhar durante uma hora. Tomar uma colher de sopa de três em três horas. Advertência Os alcalóides são muito tóxicos e podem provocar náuseas, vómitos distúrbios visuais, irritação gástrica, enjoo, calafrios e tonturas. Contudo estes efeitos só ocorrem em consumos deveras excessivos.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...