blog
(00351) 210 929 030

Plantas e frutas que curam

FRUTOS SECOS

Os chamados frutos secos dividem-se em duas categorias, as sementes comestíveis (ou oleaginosas) que são consumidos no estado seco como as nozes, amêndoas, avelãs etc… e os desidratados que são o resultado da secagem de frutos frescos. Concentremo-nos nos primeiros, ricos em vitaminas, alguns minerais como o cálcio e o ferro e que fornecem quantidades consideráveis de ácidos gordos polinsaturados.

Apreciados por muitas pessoas e maioritariamente consumidos no Outono e Inverno, o alto teor calórico dos frutos secos faz com que devam ser comidos em pequenas quantidades trazendo benefícios vários à nossa saúde. Na sua grande maioria, são ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que ajudam na redução do mau colesterol (LDL).

São igualmente fonte de vitamina E um antioxidante que neutraliza os radicais livres que atacam as células. Estudos recentes demonstraram que os frutos secos ajudam a reduzir a inflamação das artérias pois contêm arginina, um aminoácido que relaxa e dilata as artérias promovendo uma boa circulação sanguínea. Também nos casos de diabetes tipo II, atuam beneficamente.

As nozes são ricas em magnésio, cobre, zinco, cálcio, ferro e vitaminas E e B. Contêm propriedades antioxidantes, isto é, que ajudam a manter as células jovens e a evitar o seu envelhecimento. O seu alto teor em polifenóis ajuda a memória, por isso o consumo deste fruto seco é indicado na nossa vida diária, mas também na prevenção de doenças como a demência senil ou a Alzheimer.

As amêndoas são uma boa fonte de cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Já as avelãs têm bons níveis de cálcio, fósforo e potássio. Por estas razões, estas sementes comestíveis são uma alternativa saudável para todos e em particular para os desportistas.

Também se apurou que existe uma relação causal entre o consumo de frutos secos e um maior nível de serotonina no nosso corpo. A serotonina é uma substância que ajuda a transmitir os sinais nervosos e diminui a sensação de fome, faz com que as pessoas se sintam mais felizes e melhora a saúde do coração. Bastou o consumo diário de um punhado de nozes, amêndoas e avelãs por dia para produzir esses efeitos.

Para quem pratica uma dieta vegetariana, os frutos secos são uma boa fonte de proteínas sendo complementos nutricionais importantes.

Chá de casca de nozes

Ingredientes

1 colher de Sopa de Casca de Nozes

Ferva dois litros de água e coloque as cascas de nozes. Feito isto deixe ferver por cinco minutos e apague o lume. Antes de beber deve ser coado. Pode ser bebido quente ou frio, sem açúcar e a quantidade recomendada é de dois litros por dia.

Este chá elimina o excesso de colesterol,dissolve coágulos do sangue, previne as tromboses, desobstrui artérias bloqueadas, melhora a tensão alta, tonturas, insónias, bronquite asmática, doenças respiratórias, enxaquecas, sinusite e problema de nervos.

As Amêndoas contêm quantidades elevadas de óleo que neutralizam a acidez do estômago e as nozes também contêm óleos de neutralização, assim como elevadas concentrações de potássio, que combate a azia, Bastará comer algumas amêndoas ou nozes aos primeiros sinais de azia.

Remédio para infeções respiratórias

Ingredientes

1 c. (chá) de óleo de amêndoas doces orgânico

1 laranja

Misture o óleo de amêndoa com o sumo de laranja e beba várias vezes ao dia

O óleo pode ainda ser usado, por exemplo, para acalmar irritações na pele.

A presença da vitamina E ajuda no processo de desinflamação. Paralelamente, é um ótimo hidratante, muito útil na prevenção de estrias (mulheres grávidas podem usar durante a gravidez, para preveni-las)  e rugas, além de deixar a pele mais macia e hidratada.

Mau hálito

O mau hálito pode ser um problema sério. Em certos casos, pode ser indicativo de um problema de saúde grave. Existe uma qualidade de avelãs, chamadas de Filberts que têm um efeito muito positivo sobre o mau hálito, pois absorvem muitas das bactérias que o podem causar. Certifique-se de que mastiga as avelãs por pelo menos 30 segundos antes de as engolir para obter o impacto total da sua capacidade de combater a halitose. Nas mais reputadas casas de produtos naturais encontra à venda óleos destes frutos adequados ao consumo humano.

Advertências

Fora casos declarados de alergia às oleaginosas, não se conhecem contra indicações do consumo de frutos secos. A quantidade diária recomendada é de até sete unidades por dia, que podem ser comidas sozinhas ou em combinação com outros pratos.

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...