blog
(00351) 210 929 030

Plantas e frutas que curam

Boldo do Chile

Conhecida há milhares de anos pelas comunidades indígenas sul americanas que habitavam os Andes chilenos, o boldo tornou-se mundialmente famoso devido às suas propriedades medicinais depois da colonização espanhola naquelas paragens.

De nome científico Peumus boldus Molina, o boldo é uma planta com propriedades medicinais que se dá bem dentro de casa. O povo inca utilizava esta planta contra sangramentos e como estimulante estomacal. A descoberta das propriedades medicinais do boldo aconteceram graças aos carneiros. Estes animais pastavam nos contrafortes da Cordilheira dos Andes, no Chile, e como não tinham outro tipo de alimento, comiam as folhas de boldo. Os pastores começaram a notar que os carneiros estavam curados das doenças do fígado e da prisão de ventre que lhes eram características. Daí então o boldo ficou conhecido como planta curativa. O boldo estimula a vesícula biliar; é diurético e antiespasmódico (diminui a contração muscular especialmente no estômago e intestino), é também colagogo, anestésico, anti-séptico, antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidantes, depurativo, desintoxicante, estimulante, sedativo, tónico e vermífugo. Esta planta pode ser usada para tratar a má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dores de cabeça, cólicas, diarreia, prisão de ventre, uréia, entre outros. As partes utilizadas do boldo são as folhas.

 

Chá de boldo

Ingredientes

20g de planta 1 litro de água Leve ao lume a água com o boldo e assim que levantar fervura, apague o fogão. Deixe repousar, beba entre as refeições.

Advertência: O chá de boldo deve ser evitado por grávidas, pois tem efeitos abortivos. Pessoas com obstrução da vesícula biliar ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.

 

Infusão de Boldo BOX: Esta infusão é eficaz contra colecistites, elimina cálculos biliares Ferva a água. Numa chávena de chá coloque 1 colher de sobremesa de folhas picadas de boldo e adicione e água a ferver. Tabe e deixe em infusão durante 20 minutos. Coe e beba 3 chávenas por dia, a primeira deve ser em jejum. As outras devem ser bebidas meia hora antes das refeições.

Remédio de boldo BOX: Este remédio é eficaz contra afeções gástricas, hepáticas, renais e falta de apetite. Numa garrafa com vinho branco coloque 4 colheres de sopa de folhas picadas de boldo e deixe a macerar durante 6 dias, agitando de vez em quando. Coe e guarde numa garrafa. Tome 1 cálice antes do almoço e do jantar.

Preparado de boldo BOX: Este preparado pode ser usado contra insuficiência hepática, colecistites, cálculo biliar e falta de apetite. Misture 3 colheres de sopa picadas de boldo numa chávena e meia de ácool de cereais a 70%. Deixe a macerar durante 5 dias, mexendo de vez em quando. Coe e verta para uma garrafa limpa. Tome 1 colher de café diluída com um pouco de água antes do almoço e do jantar.

Advertência: Antes da utilização do Remédio ou do Preparado de Boldo, coloque as doses diárias ao sol, para evaporar o álcool nelas contido.

Decocção de boldo BOX: Esta decocção é eficaz contra colecistites e cálculos biliares. Ferva durante dois minutos 15g de folhas de boldo num 1 litro de água. Retire do lume, coe, deixe arrefecer um pouco e adoce com mel. Beba duas chávenas por dia.

Vinho medicinal: Durante 3 dias deixe a macerar 30g de folhas de boldo juntamente com um litro de vinho tinto. Coe e verta para uma garrafa bem limpa. Beba um cálice no fim de cada refeição.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...