blog
(00351) 210 929 030

Plantas e frutas que curam

Alcachofra

Com o nome científico Cynara scolymus L., a alcachofra é uma planta medicinal muito em voga nos nossos dias pela sua versatilidade, pois pode ser usada na alimentação ou como remédio natural. Saiba quais as propriedades desta planta quase milagrosa.

A alcachofra é uma planta originária da região mediterrânea e do norte da África, que nasce todos os anos após o inverno. As partes comestíveis da alcachofra são as brácteas, conhecidas popularmente por escamas ou pétalas, que apresentam uma base carnuda, metidas num recetáculo também carnudo, achatado e comestível. Esta planta tem várias propriedades medicinais que protegem o fígado e graças ao seu potencial depurativo do sangue, ajuda a emagrecer.

Os Gregos acreditavam que a Alcachofra possuía propriedades afrodisíacas e essa teoria é defendida ainda nos dias de hoje. São várias as indicações terapêuticas desta planta, ajuda a reduzir o colesterol e a regular os valores da glicemia, devido à substância cinaropicrina, que é encontrada nas suas folhas e que promove o aumento da secreção biliar e gástricas.

Alcachofra também pode ser usada para prevenir a anemia, arterioesclerose, celulite, esterilidade, gota, ureia, entre outras doenças. Preparado caseiro contra a anemia Escolha as pétalas (brácteas) mais tenras da alcachofra e dê-lhes uma fervura ligeira. Deixe arrefecer e coma duas a três vezes ao dia, durante algumas semanas. 

Remédio contra a diabetes

Para baixar os níveis de açúcar no sangue coma a cabeça da alcachofra ao natural, juntamente com sumo de limão, três a quatro vezes ao dia.

Remédio estimulante da função hepática e vesícula biliar: Ingredientes 1 caneca de água 1 colher de sopa de folhas fatiadas de alcachofra Leve ao lume a ferver durante 5 minutos as folhas fatiadas de alcachofra. Retire do lume, tape durante 10 minutos, coe e tome este remédio antes das refeições. 

Remédio contra o colesterol:

Ingredientes

2 colheres de sopa de folhas de alcachofra

1 caneca de álcool de cereais a 70%

Misture as folhas fatiadas de alcachofra com uma caneca de álcool de cereais a 70%,verta o preparado para um recipiente de vidro escuro e bem limpo. Tape e deixe em repouso durante 5 dias. Coe e tome 1 colher de café diluída com um pouco de água, antes das principais refeições. 

Chá contra Hepatite: Ingredientes 30g de folhas de alcachofra 1 litro de água Leve ao lume a ferver durante 5 minutos 1 litro de água com 30g de folhas de alcachofra. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e beba 1 chávena 3 vezes ao dia.

Chá para perder peso:

Ingredientes

3 colheres de folhas de alcachofra 1 litro de água Coloque as folhas de alcachofra numa panela, juntamente com 1 litro de água, e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, tape, deixe arrefecer, coe e beba durante o dia, de preferência sem adicionar açúcar.

Para perder peso pode tomar 1 litro de chá de alcachofra por dia. contudo, o mais importante de tudo é seguir uma dieta alimentar saudável e praticar alguma atividade física.

Advertência: A alcachofra não deve ser consumida por pessoas que sofram de obstrução do ducto biliar, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...