blog
(00351) 210 929 030

Plantas e algas que ajudam a emagrecer

Existem plantas e algas que ajudam a acabar com os quilos a mais, elas são benéficas para a saúde, ajudam nos tratamentos para redução de peso, e oferecem vários benefícios. Veja quais são as espécies mais eficazes no combate aos quilos extra.

 

ALGAS EMAGRECEDORAS

Ricas em fibras e pobres em calorias, as algas marinhas saciam e ajudam a emagrecer. Segundo um estudo da FacultyofLifeSciences, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca elas emagrecem mesmo!São fonte de iodo, proteína e ómega 3, que contribuem para o bom funcionamento da tiróide e na manutenção dos músculos, além de combater processos infamatórios.

A mais conhecida é a nori, que é usada para fazer o sushi. As algas podem ser acrescentadas às sopas, às saladas, aos batidosou sumos ou, consumida sozinhas, como petisco ou em chá.Existem mais de 500 variedades de algas comestíveis. Aqui ficam as mais comuns.

 

Agar – Agar

É uma gelatina vegetal, composta por uma mistura de algas vermelhas. Substitui com vantagem a gelatina animal (feita com a medula dos ossos) para preparar gelatinas, doces ou salgadas. Sacia o apetite e actua como purificador.

 

Bodelha - (Fucus vesiculosos)

A bodelha é um tipo de alga marinha que ajuda a emagrecer, combater o hipotireoidismo e a prisão de ventre, sendo considerada uma planta medicinal que pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais.O seu conteúdo de iodo controla a obesidade. Conhecem-se mais de 24000 espécies. Acelera o metabolismo basal, entre seus princípios ativos estão os polissacarídeos e o ácido algínico, que ajudam a estabilizar o colesterol e saciar o apetite.

 

Espirulina

Espirulina (Spirulinaplantesis). Alga de água doce, cultivada e utilizada em larga escala na América Central e México. Diz-se que é um alimento completo, pois o seu conteúdo em proteína é superior a 75% e possui altos níveis de todas as vitaminas, minerais e aminoácidos. Além de revitalizar e nutrir, ajuda em problemas como: artrite, diabetes, obesidade, raquitismo e debilidade em geral. Usa-se para diminuir o peso porque reduz o apetite e proporciona os nutrientes necessários. Deve-se tomar 2 a 4 g por dia.

 

Clorela

Esta alga é também muito rica do ponto de vista nutricional, e apesar de possuir um teor proteico mais baixo que a espirulina, possui uma capacidade incrível para se unir a metais pesados e outras toxinas ambientais, nomeadamente  dioxinas e alguns pesticidas. É por isso usada em muitos regimes desintoxicantes, atuando principalmente a nível do trato gastrointestinal, mas também a nível sistémico. Revela ainda capacidade de melhor o perfil lipídico.

 

Laminária

Acalma e protege as membranas mucosas do organismo, como a gástrica; é ligeiramente laxativa.

 

Kelp

Alga marinha muito rica em quase todos os minerais necessários ao organismo. É uma das melhores fontes de iodo natural, rica em complexo B e vitamina E, D e K.

 

Kombu

Alga rica em hidratos de carbono, proteínas e vitamina A e B; além disso, contém iodo, cálcio, fósforo, sódio; é a alga mais rica em iodo. Indica-se o seu consumo quando há artrite, flebite e problemas circulatórios.

 

Wakame

Alga oriental com bastante conteúdo de proteínas e vitaminas do complexo B, sódio, cálcio, fósforo e ferro. Recomenda-se como condimento para pessoas que não podem consumir sal. Encontra-se em pó (torrada), moída ou inteira . É a alga mais rica em vitaminas B12.

 

Musgo da lrlanda

Contém mucilagem que age no intestino interferindo naabsorção de algumas substâncias e / ou nutrientes como por exemplo gorduras. Isto, adicionado a um efeito laxante, que tira as impurezas e toxinas torna esta alga um remédio natural para emagrecer.

PLANTAS SACIANTES E QUE QUEIMAM GORDURA

Glucomanano

É uma fibra de uma leguminosa que chega a absorver até 200 vezes mais água do que o seu próprio peso em estado seco. Quando chega ao estômago dilata- -se, formando um gel que produz saciedade e atrasa a absorção dos lípidos e dos hidratos de carbono.

 

Figueira-da-índia

Quando é ingerida 30 minutos antes das refeições, esta planta diminui o apetite.

 

Tanchagem maior (plantago maior)

Além de produzir um efeito saciante, demonstrou que melhora a flora intestinal. Induz sensação de saciedade e diminui a absorção de hidratos de carbono.

 

Gomaguar

A sua viscosidade provoca uma sensação de «estômago cheio» durante mais tempo. Adicionalmente, a sua fibra solúvel ajuda a manter os níveis de açúcar e de colesterol corretos.


Guaraná

Conhecida pela sua ação queima-gordura, contém cafeína e uma boa dose de polifenóis que estimulam o sistema nervoso e aceleram o metabolismo.

 

Laranja amarga

É uma subespécie da laranjeira-doce, a árvore que dá a laranja vulgarmente consumida. Contém sinefrina, localizada na sua casca, que favorece a libertação e a combustão das gorduras acumuladas, aumentando a energia. Ajuda ainda a eliminar a celulite e a controlar o apetite.

 

Garciniacambogia

Esta planta contém ácido hidroxítrico (HCA) que inibe a lipogénese (processo que transforma os hidratos de carbono em gorduras, que serão armazenadas no tecido adiposo), evitando que as gorduras se acumulem em excesso no organismo.

 

Aloé vera

A aloé vera estimula o funcionamento intestinal, através das substâncias fitoquímicas presentes no seu gel e no látex, ajudando o organismo a eliminar gorduras e outras toxinas.

 

Ortosifão

A sua ação diurética deve-se essencialmente à sua composição rica em sais minerais, óleos essenciais e flavonóides. É recomendada em dietas de adelgaçamento quando existe retenção de líquidos associados ao excesso de peso.

 

Pilosela

A pilosela é uma pequena planta que contém flavonóides que ajudam a eliminação renal de água e de sais minerais retidos nos tecidos do organismo.

 

Freixo

O Freixo é uma planta da família da oliveira que contém um elevado nível de potássio e manitol que  actua como um excelente diurético natural.

 

Urze

Possui uma grande acção dietética, ajuda a combater a retenção de líquidos e edemas, bem como os cálculos renais.

 

Nota: As plantas e algas são recomendadas como complemento de uma dieta equilibrada e exercício físico.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou ganhar o caso em tribunal?

Novidades


Publicada a 13/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...