blog
(00351) 210 929 030

Pensa demais? 5 passos para deixar de se atormentar

Pensar demais é, nos dias de hoje, um problema que afeta muitas pessoas. Estar constantemente a antecipar cenários que, na maior parte dos casos, nunca chegam sequer a concretizar-se gera angústia e ansiedade e, quando esse comportamento se torna recorrente  e afeta o normal funcionamento da nossa vida, precisa de ser devidamente acompanhado por um terapeuta. Em situações menos extremas, quase todas as pessoas acabam por, em relação a uma ou mais áreas da sua vida, pensar demasiado sobre elas. Siga estes 5 passos e viva uma vida mais descontraída, leve e feliz!

1 - Páre. Concentre-se nos aspetos positivos da sua vida neste momento.

Sempre que sentir a ansiedade a chegar, páre imediatamente o fluxo de pensamentos que está a ter e concentre-se em fazer uma lista de aspetos positivos que neste momento estão presentes na sua vida. Não tome nada como um dado adquirido: ter saúde, ter emprego, ter uma casa para habitar e ter comida na mesa também são aspetos positivos, dos quais outras pessoas estão privadas, portanto conte-os como bênçãos.

Liste aquilo que o faz sorrir, aquilo por que está grato, o que o faz feliz. Ao concentrar a sua mente nos aspetos positivos, sentir-se-á mais calmo e em paz. Lembre-se, a sua energia flui de acordo com aquilo em que a sua atenção se fixa. Preste atenção aos seus pensamentos e não permita que eles lhe roubem energia ao prenderem-se ao que receia que aconteça.

2 - Repita palavras tranquilizadoras para si próprio ao longo do dia.

Crie uma espécie de mantra que possa repetir para si próprio sempre que sentir que está a ficar agitado. Ter três ou quatro frases-chave, que possam funcionar como estabilizadoras, vai ajudá-lo a manter-se mais sereno. Na maior parte dos casos, as pessoas que pensam demais estão sempre focadas ou no que têm para fazer, ou no feedback negativo que receberam, ou nos juízos depreciativos de valor que têm em relação a si próprias. Aprenda a acalmar a sua mente através de palavras tão simples como "Luz", "Amor", "Paz". Pode, também, definir palavras que de imediato o remetem para lugares ou para pessoas que lhe transmitem serenidade, tais como "praia", "mãe", "filho", etc. Ao concentrar-se nessas palavras, a sua mente irá imediatamente focar-se nas emoções que estão associadas a elas, e isso contribuirá para o tranquilizar.

3 - Habitue-se a meditar.

A Meditação ajuda a impedir que o fluxo de pensamentos negativos o atormente, mantendo-o num lugar de estabilidade, serenidade e segurança, pois faz com que a sua atenção se concentre na consciência do seu corpo. Para meditar, sente-se confortavelmente, num lugar silencioso, semicerre os olhos e NÃO PENSE EM MAIS NADA a não ser na sua respiração. Concentre-se no ar que entra pelo nariz, que percorre o seu corpo e volta depois a sair. Deixe que os outros pensamentos se afastem naturalmente, não se irrite nem tente apagá-los: o truque é continuar SEMPRE a pensar apenas na sua respiração. Mantenha este exercício diário durante, pelo menos, dez minutos.

4 - Viva aqui e no agora.

Esqueça os compromissos que tem amanhã, as contas que tem de pagar na próxima semana, as incertezas de um futuro que desconhece. Utilize os lembretes do seu telemóvel ou tome nota dos compromissos e prazos que tem de cumprir e resolva-os apenas quando estiver na altura de o fazer. A ansiedade é gerada, muitas vezes, pelo facto de vivermos a pensar num tempo que não é aquele em que nos encontramos, quer seja porque revemos centenas de vezes eventos passados, quer seja porque nos contorcemos mentalmente a imaginar futuros que ainda não se concretizaram. Sempre que sentir que os seus pensamentos o estão a desviar do presente, obrigue a sua atenção a focar-se naquilo que está a fazer neste momento. Quando somos crianças sabemos fazê-lo de forma natural, e por isso vivemos muito mais descontraídos e felizes.

5 - Tenha um contacto mais próximo com a Natureza.

A Natureza ajuda a acalmar a mente de forma eficiente e quase imediata. Crie na sua agenda momentos diários ou tão constantes quanto possível nos quais se entrega totalmente ao contacto com a Natureza. Se possível faça-o sozinho, mas se não tiver essa possibilidade dê passeios com a sua família até ao campo, à praia ou, pelo menos, um jardim. Retenha o seu olhar na perfeição das árvores, no chilrear dos pássaros, no barulho do vento a soprar nas folhas, no som do mar, na textura da areia, da erva, das plantas. Nos períodos de trabalho mais intenso aproveite o fim de semana para ir para um lugar sossegado, no meio rural ou à beira-mar. A Natureza mostra-nos que não é preciso ir contra as leis do universo para viver; na verdade, ela mostra-nos de que forma podemos viver com harmonia, fluindo, simplesmente, com o fluxo e a ordem natural da vida.

 

Acima de tudo, lembre-se que somos nós que criamos a maior parte do stress com que lidamos diariamente. Não permita que os aspetos triviais do seu dia-a-dia se tornem tão importantes que dominem a sua mente e ponham em risco a sua saúde. Se não conseguir fazê-lo sozinho, não tenha receio de pedir ajuda! 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Este novo amor, vai dar certo?

Novidades


Publicada a 14/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...