blog
(00351) 210 929 030

Passiflora - combata a insónia

A passiflora, flor-da-paixão ou maracujá, é uma planta que se usa para fins medicinais, tanto para a elaboração de medicamentos como para produtos naturais. Entre os benefícios desta planta, destaca-se o fato de atuar perante problemas de insónia.

Em primeiro lugar, destaca-se que a passiflora é uma das plantas mais usadas contra a insónia e restantes transtornos do sono. Pode tomar uma infusão desta planta para conseguir dormir de forma mais relaxada.

Por outro lado, a passiflora também é conhecida por ser benéfica para as condições do sistema circulatório e de hipertensão, uma vez que ajuda a diminuir os valores da tensão arterial.

Os especialistas afirmam ainda que torna-se útil para tratar dos síndromas de abstinência, como os que ocorrem quando um indivíduo deixa de fumar. A passiflora ajudará a aliviar os sintomas nestas situações.

Dos seus componentes destacam-se os flavonoides (vitexina), e a cumarina.

Esta planta conta ainda com propriedades antiespasmódicas, que podem ajudar a combater os espasmos nervosos dos órgãos internos, como por exemplo as cólicas. É anticoncetiva, antifebril, calmante, hipotensora, refrescante, sedativa e tonificante. Dela utilizam-se as folhas, folhas, as sementes e os frutos.

 

Infusão das folhas

É utilizada para situações como alcoolismo crónico, delirium-tremens ansiedade, asma, convulsões, desinteria, espasmos musculares, erisipelas (doença infeciosa, não contagiosa da pele), stresse, tosse.

Infusão para nervosismo

Ingredientes

6 c. (chá) de partes aéreas (flores, folhas, caules) de passiflora.- 600 ml de água

 

Aqueça a água até ferver e, em seguida, verta-a sobre a passiflora. Deixe a infusão descansar por 10 minutos (para se obter uma dose eficaz das substâncias ativas).

Beba uma chávena de chá várias vezes ao dia para a ansiedade ou uma vez por dia antes de deitar para o seu efeito calmante auxiliar no sono. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se existe uma dose mais personalizada para o seu caso.

 

Sumo de maracujá

Ingredientes

2 maracujás grandes

1 litro de água

4 c. (sopa) de açúcar

 

Com o auxílio de uma colher, retire a polpa da fruta e coloque na liquidificadora. Bata bem e depois coe através de um passador e volte a transferi-la para a liquidificadora, só que dessa vez com os restantes ingredientes. Bata bem e o sumo está pronto para ser servido.

Este remédio caseiro é excelente para quem sofre de stresse, ansiedade e tensão, além de ajudar a acalmar, o maracujá é uma fruta rica em vitaminas A, C e do complexo B, que lhe conferem uma ação antioxidante que melhora o funcionamento do organismo. Beba no máximo 2 copos deste sumo diariamente, pois as propriedades sedativas da fruta podem ajudar a baixar a tensão arterial.

 

O suco do maracujá é conhecido pelo seu valor nutricional, como também por seu sabor exótico, muito apreciado, sendo boa fonte de pró-vitamina A, niacina, riboflavina e ácido ascórbico.


Chá para perder peso

Ingredientes
1 c. (sopa) de passiflora

1 c. (sopa) de camomila

1 c. (sopa) de sementes de chia

0,5 l de água

Ferva a passiflora em água durante 5 minutos. Fora do lume, junte a camomila e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e acrescente as sementes de chia. Deixe repousar por mais 15 minutos. Tomar uma chávena em jejum.

As sementes de chia são ricas em fibras e ácidos gordos de boa qualidade.

 

Vitamina de maracujá para dar energia

Ingredientes

1 chávena de polpa de maracujá com as sementes

½  lata de leite condensado

1 chávena de leiete magro

Bata todos os ingredientes na liquidificadora, despeje em copos e sirva. Ideal para dias em que sabe que vai precisar de energia extra.

 

Contra a diabetes

Abra o maracujá, tire o sumo e as sementes (pode guardar para outros preparados), deixando somente as cascas. Leve as cascas ao forno, até que fiquem bem secas. Com o auxílio de uma faca, retire a parte de fora da casca e bata a parte branca na liquidificadora até formar um pó. Reserve o pó da casca do maracujá num recipiente seco e limpo, tapado, ao abrigo da luz. Consumir 2 colheres por dia, diluídas em líquidos ou com as refeições.

A farinha da casca do maracujá  é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue, sendo muito útil no tratamento da diabetes.

 

Remédio para a tosse

Ingredientes

½ c.  (sopa) de alfazema

½ c. (sopa) de flores de camomila

½ c. (sopa) de folhas de capim-cidreira

1 c. (sopa) de folhas de laranjeira

½ c. (sopa) de folhas de maracujá

 500 ml de vinagre de maçã

 

Coloque a alfazema num recipiente fundo de vidro com tampa. Adicione as flores de camomila, as folhas de capim-cidreira, as folhas de laranjeira, as folhas de maracujá e, no final, o vinagre de maçã. Depois, deixe repousar durante 10 dias num local seco e fresco, mas sempre com o recipiente fechado e ao abrigo da luz. Após os 10 dias pode verificar se já adquiriu a consistência de um xarope. Se assim for, misture uma colher dele num chá a seu gosto. Faça isto 3 vezes ao dia.

 

Mousse de Maracujá

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 pacote de natas

2 copos de sumo de maracujá concentrado

Chantili de compra para decorar

1 maracujá para decorar

 

Bata o leite condensado com as natas vigorosamente. Acrescente o sumo de maracujá e continue a bater até obter um preparado fofo e espumoso.

Transfira para taças e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. No momento de servir, decore com chantili e polpa de maracujá.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...