blog
(00351) 210 929 030

Os benefícios do ananás

Consumido natural ou industrializado, o ananás tem um poderoso complexo vitamínico. Este fruto é rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma ação antioxidante e combate a dor, a inflamação e alergias. Baixo em calorias, consuma com prazer rodelas deste fruto de polpa amarela.

O efeito antioxidante do ananás atua sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, que protegem e regulam a nível geral o organismo.

Existem alternativas agradáveis para consumir este alimento, como os sumos, a fruta bebível ou as fatias em calda, mas não há dúvidas de que consumir ananás ao natural é a forma mais saudável de aproveitar todos os seus nutrientes sem adição de açúcares e conservantes.

A sua textura macia esconde inúmeros benefíciios nutricionais. É rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).

Tem uma acção anti-inflamatória, devido à enzima bromelaína, que actua ao nível de algumas doenças como a artrite reumatóide, acção antioxidante, potenciada pela vitamina C e pelo beta-caroteno, que protegem o organismo contra a acção dos radicais livres.

O ananás é uma fruta muito nutritiva, com propriedades que facilitam o processo digestivo, com uma acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Quando incluído num regime alimentar variado e equilibrado é um alimento eficaz na promoção da saúde.

Por ter um elevado conteúdo de água e baixo valor energético, é um fruto sumarento ideal para regimes de dieta.

Atua em patologias onde exista dor, inflamação e edema, sem os efeitos adversos a nível gástrico e cardiovascular dos fármacos anti-inflamatórios.
Está indicado no tratamento de processos inflamatórios (doenças reumáticas, dores osteoarticulares e musculares) e traumáticos (pancadas, entorses e pós-operatório). É útil em patologias respiratórias como sinusite, rinite, asma e bronquite crónica, funcionando como mucolítico, antialérgico e anti-inflamatório.

Por todas estas razões, aprecie este perfumado fruto e ganhe saúde.

Sumo de ananás e hortelã

Ingredientes

3 fatias grossas de ananás

2 folhas de hortelã

1 pitada pequena de sal

1 chávena de água

4 pedras de gelo

 

Pique grosseiramente as fatias de ananás e coloque na centrifugadora. Junte a hortelã, o sal, gelo e a água e triture os ingredientes. Transfira o sumo para um copo. Sirva de imediato.

 

Chá de casca de ananás

Ingredientes

Casca de um abacaxi

1 litro de água

6 folhas de hortelã

1 canela em pau 

Açúcar q.b.

 

Corte a casca aos pedaços e ferva-ana água por aproximadamente dez minutos. Em seguida, acrescente as folhas de hortelã para aromatizar e deixe o recipiente tapado por cinco minutos. Transfira para a centrifugadora e bata bem. Coe o preparado e adoce ligeiramente mexendo com o pau de canela.

Este chá desintoxica e ajuda a emagrecer. Com apenas 40 calorias por copo ele evita a retenção de líquidos, adelgaça a cintura e ainda ajuda ao bom funcionamento do intestino. Indicado também para desintoxicar após um fim de semana de excessos.

 

Xarope para bronquite

Ingredientes

1 ananás

½ chávena (chá) de água

1 chávena (café) de mel

 

Corte o ananás aos cubinhos e coloque numa panela. Acrescente o mel e a água, deixando cozinhar em lume baixo por aproximadamente 10 minutos. Findo o tempo deixe arrefecer para coar o líquido. Transfira para uma garrafa esterilizada e que vede bem. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.


Remédio contra os sintomas da TPM

Ingredientes

1 chávena (chá) de ananás aos cubos

1 chávena (chá) de papaia aos pedaços

1 pedaço de gengibre

2 laranjas

 

Bata todos os ingredientes na centrifugadora até obter um preparado homogéneo. Acrescente o sumo das laranjas e volte a  bater.  Coe o preparado obtido e se preferir adoce a gosto. Sirva logo de seguida.



Advertência

Não se conhecem efeitos adversos do consumo de ananás. Contudo, como estimula a remoção de fluidos corporais, não deve ser consumido por pessoas que sigam um tratamento médico com base em remédios diuréticos pois pode aumentar o efeito da medicação.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...