blog
(00351) 210 929 000

O poder mágico do freixo, do vidoeiro e do carvalho

Todas as árvores têm energia. Fonte de oxigénio e de vida, sem elas o planeta morreria. Os primeiros povos que habitaram a Terra, e todas as civilizações antigas que lhes seguiram, séculos depois, tiveram sempre consciência do seu extremo valor e importância, como forma de abrigo e de recolher recursos indispensáveis à vida humana. Foram, e continuam a ser, veneradas por várias civilizações. De todas elas, saiba que há três árvores consideradas especialmente "mágicas" pelos povos antigos, tais como os Celtas, os Gregos e os Romanos.

Uma das árvores que, para os Celtas e os Gregos era é detentora de um grande poder energético é o Freixo que, existindo também em Portugal, tem algumas histórias curiosas a ele associadas, dando nome a várias localidades tais como Freixo-de-Espada-à-Cinta ou Freixial. Reza a lenda que, certo dia, D. Dinis dormiu a sesta à sombra de um frondoso freixo e que foi a árvore que lhe segredou, durante o sonho, como havia de gerir Portugal. Conta-se que essa árvore é aquela que ainda hoje existe junto da Igreja matriz de Freixo-de-Espada-à-Cinta.

                                                      Veja também: Podemos ter premonições?

 

Os Gregos representavam a Árvore da Vida como um freixo, cujas longas raízes se estendiam pela terra, fazendo a conexão entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Era costume as grandes decisões serem tomadas à sombra de um freixo.

Também os povos nórdicos seguiam esta simbologia: diz-se, nas lendas Vikings, que o Yggdrasill, a Árvore do Mundo para os nórdicos, era um freixo. Esta árvore de dimensões estrondosas segurava o mundo e fazia a ligação entre o submundo, as criaturas malignas que habitavam ao nível das suas raízes, e o mundo da superfície. Na parte equivalente ao tronco (chamado Midgard) encontramo-nos nós, homens. Os ramos mais altos definiam Asgard, o reino dos deuses, cheio de castelos, e onde também se encontra o Salão dos Mortos, chamado Valhalla, para onde iam os que morriam em batalha. O Universo em que vivemos existia, pois, à sombra desta árvore grandiosa. Ela auto-regenerava-se; chegando aos céus, fazia com que chovesse hidromel (a bebida dos deuses) que a alimentava e fazia crescer. As runas, método divinatório usado pelos nórdicos, eram feitas com madeira de freixo. Até ao século XIII, era costume os chefes das tribos nórdicas reunirem-se à sombra de um freixo para tomarem decisões importantes.

Para os Celtas, havia cinco árvores mágicas espalhadas no Mundo para proteger a Terra: três freixos, um carvalho e um teixo. Ainda hoje se acredita, na Irlanda, que foi com um bastão de freixo que São Patrício, o padroeiro da Irlanda, expulsou as serpentes deste país.

                                          Veja também: As lendas de São Patrício                                                

O Freixo era, para os Celtas, a Árvore associada à Renovação e à Ressurreição. Está relacionado com o Elemento Ar e com o Elemento Fogo e, por atingir alturas muito elevadas, faz a ponte de ligação entre a Terra e o Céu. Os druidas consideravam esta árvore a fonte da cura e a protetora das crianças. Quando uma criança adoecia, obrigavam-na a passar através de buracos de velhos freixos, para se curar.

Assim, tinham diversas superstições ligadas ao freixo; as varinhas mágicas dos magos eram feitas de freixo. Acreditavam que uma cruz ou uma chave feitas de freixo protegiam contra as más energias, e que colocar algumas folhas de freixo debaixo da almofada ajudava a ter sonhos proféticos. A famosa cruz celta, que se usava para proteger os barcos gauleses e irlandeses, era feita de freixo. 

                           Conheça a personalidade de quem nasceu sob o signo do Freixo

 

O vidoeiro (ou bétula)

Esta é considerada a árvore da limpeza e da purificação. Por esse motivo se diz que as vassouras das bruxas (que se tornaram tão famosas) eram feitas com ramos de vidoeiro e serviam para limpar as más energias sendo usadas na manhã seguinte ao Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. A casca do vidoeiro era usada para proteção espiritual e com a sua seiva era feita uma poção mágica para tratar alguém que estivesse a ser vítima de ataques espirituais. Era com galhos de vidoeiro que se acendiam as fogueiras de Beltane e, por estar associada aos começos, era com a madeira desta árvore que se faziam os berços, protegendo assim as crianças contra as energias negativas. 

                                       Veja também: A noite de Beltane

Por ter um tronco esbranquiçado, o vidoeiro era chamado, metaforicamente, a "Dama branca da floresta".

Os berços eram feitos desta madeira com o propósito de proteger as crianças indefesas de todo e qualquer malefícioou doença. 
Tradicionalmente os galhos de bétula eram usados ​​para acender os fogos Beltane.  
Esta árvore é reconhecida por seu tronco esbranquiçado e muitas vezes associada a grande Deusa Branca. É denominada a 'Dama Branca da Floresta'.
                                Conheça a personalidade de quem nasceu sob o signo do Vidoeiro

 

O carvalho

O carvalho é, sem dúvida, uma das árvores consideradas sagradas pela maior parte das civilizações antigas europeias, destacando-se, de entre elas, os celtas e os vikings. 

Porque demora muito tempo (cerca de 50 anos) a produzir bolotas e chega a viver mais de 1000 anos, o carvalho representava o poder, a sabedoria, a força e a resistência. Alcançava os céus graças à sua altura (chega a 40 metros), resistindo às mais duras intempéries. Atrai os raios das tempestades, mas sobrevive-lhes.

Os Celtas chamavam-lhe "duir", o que significa porta (e de onde vem a palavra inglesa door), pois acreditavam que esta árvore era um portal para o mundo espiritual.
A palavra celta para carvalho era "Duir" que significa "porta". Estudiosos acreditam que, nas religiões dos antigos celtas, a árvore facilitava a passagem para o mundo espiritual através de seus portais. Em inglês, porta é "door", e acredita-se que tenha esta mesma origem. As fogueiras do Solstício de Verão era acendidas com madeira de carvalho; é nesta estação que o carvalho dá flor. Nos bosques de carvalho viviam, acreditava-se, as fadas e os espíritos das florestas.

                                               Veja também: O Solstício de Verão

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Maria Helena - Consulta tarot - Saúde do meu marido

Novidades


Publicada a 21/06/2018

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 09/02/2018

Maria Helena fala sobre o amor no Queridas Manhãs - 12 de Fevereiro

Não perca, no dia 12 de Fevereiro às 9.30, Maria Helena no programa Queridas Manhãs. A Taróloga vai falar-nos sobre as compatibilidades amorosas para cada signo, revela as previsões 2018 para cada signo no amor e falará ainda sobre os signos e o sexo...

+ VER MAIS

Publicada a 04/10/2017

Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Helena

Em Outubro a Lua Cheia está no signo Carneiro, esta é uma das Luas mais poderosas, ajuda a dar um novo impulso à sua vida, a atrair o amor e a conquistar vitórias profissionais. Maria Helena convida para esta Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Cheia. Dia 6 de Outubro, às 17.30

+ VER MAIS

Publicada a 29/09/2017

Maria Helena no Queridas Manhãs - 2 de Outubro!

Segunda-feira, dia 2, Maria Helena estará à conversa com Júlia Pinheiro no Queridas Manhãs! Saiba o que o mês de Outubro lhe reserva e conheça ainda as caraterísticas do signo Balança!

+ VER MAIS

Publicada a 22/09/2017

Maria Helena no programa Faz Sentido - Sic Mulher

Maria Helena esteve à conversa com Ana Rita Clara no programa Faz Sentido da Sic Mulher, às 14 horas.

+ VER MAIS

Publicada a 24/08/2017

Querer é Poder é o novo livro de Maria Helena

Maria Helena traz-nos um novo livro com conselhos de auto-ajuda, orações e um oráculo: Querer é poder!

+ VER MAIS

Publicada a 17/07/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/05/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/05/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/05/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/04/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 30/01/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/07/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/09/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...