blog
(00351) 210 929 030

Remédios Naturais - o poder da Maçã 

A maçã possui uma série de nutrientes benéficos ao nosso organismo e, para usufruir desse resultado preventivo, é recomendado, no mínimo, o consumo de uma maçã ou de um copo de sumo de maçã por dia. Fácil de encontrar ao longo de todo o ano, existem variedades e cores para todos os gostos.

Não é novidade que a ingestão de frutas está sempre relacionada a hábitos saudáveis de vida, e a maçã é uma fruta de excelência pois é rica em nutrientes essenciais ao nosso organismo. Na maçã há fibras que atuam no sistema digestivo, flavonóides que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, vitaminas B1 e B2 que ajudam a regular o sistema nervoso, entre outros.

É considerada uma escova de dentes natural, não por limpar os dentes mas devido ao fato de auxiliar na higiene oral durante a mastigação. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor e suco aumentam a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando a cárie.

É boa para o colesterol porque contém um tipo de hidrato de carbono complexo, a pectina, que forma as fibras das frutas e que, uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa, que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. Assim, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol; consequentemente, diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo.

Também a nível de emagrecimento, a maçã é uma aliada pois, a sua  pobreza em sal e proteínas favorecerá dietas de emagrecimento. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente, o excesso de água retida no corpo. As fibras da maçã dão também uma sensação de saciedade.

Graças ao seu conteúdo de ferro, a maçã fornece resultados especiais no tratamento da tuberculose, bronquite e asma. É também o mais apropriado fruto para doentes dos órgãos digestivos. Combate a acidez do estômago porque provoca abundante secreção salivar. Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico. Reduz o colesterol, previne o cancro do estômago, evita alergias e é ótima para dissolver cálculos renais e da vesícula.

Remédio caseiro para a colite

Colite é o nome que se dá à inflamação do intestino grosso, que pode ser causada por deficiência nutricional, problemas vasculares e até desequilíbrio da flora bacteriana. Os sintomas de colite podem ser fortes diarreias, com presença de muco, pus e sangue, acompanhada por dor e mal estar.

A maçã possui um potente efeito desintoxicante e depurativo além de  hidratar e acalmar a mucosa do intestino.

Ingredientes:

6 maçãs de variedade a gosto

Passe as maçãs pela centrífugadora e beba um copo do sumo obtido 5 vezes ao dia durante os dias de crise, e durante os três dias consecutivos após os sintomas terem desaparecido.

 

Chá de maçã contra a retenção de líquidos

Ingredientes

Casca de 1 maçã

300 ml de água

 

Coloque a casca da maçã na água fervente e deixe tapado entre 5 e 10 minutos até amornar. Beba a seguir.

 

Vinagre de maçã

Ingredientes

6 maçãs Fuji

1 chávena (chá) de açúcar amarelo

2 l de água mineral

 

Lave as maçãs, mantenha a casca e elimine as sementes. Corte-as aos pedaços pequenos e transfira para uma garrafa de vidro grande e esterilizada (ferva a garrafa em água e escorra bem). Acrescente o açúcar e a água e cubra a garrafa com um pano de maneira a que o preparado respire e liberte os gases que vão ser produzidos na fermentação. Mantenha a garrafa num local escuro e vá agitando ocasionalmente. Terá de aguardar um mês e meio para o vinagre ficar pronto. Coe o líquido para o recipiente em que vai guardá-lo e que também deve estar esterilizado.

 

O vinagre de maçã  é considerado como uma das armas para o emagrecimento pois combate os excessos de gordura, especialmente os localizados na região abdominal.

 

Advertências

Não se conhecem efeitos negativos no consumo de maçã. Adverte-se contudo que o saborear do fruto com casca seja precedido de uma boa lavagem devido ao uso de pesticidas.

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...