blog
(00351) 210 929 030

O Equinócio de Outono pode mudar a sua vida!

Os povos mais antigos encaravam com espanto, profundo respeito e admiração os fenómenos celestes especiais, pois sentiam que eles afetavam a vida na Terra. De entre estes fenómenos, dois dos que mais se destacam são os Equinócios e os Solstícios, momentos decisivos no percurso terrestre, que marcavam a mudança das estações e que ainda hoje são tidos em consideração. Mas os equinócios têm um significado muito mais profundo e podem ter um poderoso impacto nas nossas vidas.

A palavra Equinócio deriva do Latim e significa, literalmente, "noite igual", querendo traduzir o dia em que a noite e o período diurno têm exatamente a mesma duração. Esta data oscila sempre entre os dias 22 e 23 de Setembro, pois varia em função do movimento de rotação da Terra e do nascer e pôr do Sol, marcando o momento a partir do qual as noites se tornam cada vez maiores, ganhando tempo em relação ao dia, até chegarmos, em Dezembro, à noite mais longa do ano (o Solstício de Inverno). Porque estas datas eram vistas como pontos marcantes no ano, com um poderoso impacto na vida terrestre, as civilizações antigas fizeram monumentos alinhados com estes fenómenos. Assim, por exemplo, no Egipto a Grande Esfinge está posicionada de tal modo que o olhar da Esfinge está voltado para o nascer do Sol no Equinócio da Primavera, os monumentos celtas de Stonehenge e Newgrange foram construídos de forma  estarem alinhados com a projeção do Sol, também no Equinócio da Primavera.

Os Sumérios, os Babilónios e outros povos antigos celebravam rituais importantes nestas datas, para agradecerem às divindades e ao Universo por aquilo que a estação que se despede lhes oferecera e para pedir frutos auspiciosos para a estação que se inicia. 

Como é que o Equinócio de Outono nos influencia?

O Equinócio do Outono tem um poderoso simbolismo: o Verão acabou, para trás fica o período da expansão, do brilho e da extroversão. Inicia-se um período favorável ao recolhimento, ao qual o tempo frio convida mas, também e acima de tudo, ao desprendimento: é tempo de deixar para trás o que não nos serve, o que  já "amadureceu", o que está feito e terminado. Assim como as árvores se despem das folhas e se preparam para os rigores do Inverno, também nós somos convidados, nesta estação, a criarmos espaço na nossa vida, com tempo, confiança e amor, para que mais tarde possam nascer novas flores e frutos em todas as áreas. 

Os dias correspondentes aos Equinócios (de Outono e da Primavera) são dias de ajuste, de equilíbrio. O Equinócio, isto é, o fenómeno em que o dia e a noite têm a mesma duração, acontece porque o Sol, ao percorrer a sua trajetória (conforme a vemos a partir da Terra) cruza o Equador celeste (a linha do Equador que é projetada na esfera celeste).

(imagem: Wikipedia)

O facto de existir um equilíbrio perfeito entre as horas de dia e as horas de noite ajuda-nos a pôr a nossa vida em ordem, equilibrando-nos, ou lembra-nos do quão importante e urgente é que o façamos.

A noite tem uma energia Yin, feminina, recetiva, e o dia tem uma energia Yang, masculina, ativa. São estes dois pólos energéticos que é preciso equilibrar na nossa vida: a parte mais ativa, aguerrida, da nossa personalidade, e a parte mais sensível, mais calorosa e, também, mais vulnerável - é que se não tivermos a coragem de nos mostrarmos frágeis podemos passar ao lado das maiores forças da nossa vida.

O Outono é uma estação de transição. As cores em destaque nesta estação são o dourado, o amarelo escuro, o vermelho, o castanho claro, o castanho - estas cores são favoráveis ao refinamento da nossa personalidade, ao desenvolvimento de valores mais nobres, à concentração no desprendimento e a que nos foquemos no que é verdadeiramente essencial.

Lembrando a frase de Saint-Exupery, "O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração."

E é esta também uma das mais importantes mensagens que o Equinócio de Outono nos traz, fazendo-nos lembrar da importância de sermos nós próprios, desprovidos de artifícios e sem recorrer a subterfúgios, e da capacidade de vermos para além daquilo que as aparências mostram.

Este período favorece a criação de um espaço sagrado interior, de hábitos de espiritualidade. Crie uma rotina que lhe faça sentido e que o ajude a estar mais próximo do seu eu interior e também de tudo aquilo em que acredita. Pode fazer quinze minutos de Meditação, ao fim do dia, pode decorar um espaço especial em sua casa e criar nele uma espécie de "santuário espiritual", onde pode colocar velas, incensos, imagens de Santos e Anjos, cristais, e estabelecer rituais sagrados que o façam sentir-se bem, como rezar uma oração todos os dias nesse local, acender uma vela, ou ficar apenas confortavelmente sentado, em agradecimento sentido e reflexão sobre aquilo que tem, aquilo que deseja ter, e o que pode realmente fazer para o alcançar.

O Outono oferece-nos, mais do que qualquer outra estação do ano, a oportunidade de encontro connosco mesmos, com aquela parte de nós que se encontra escondida no mais profundo do nosso ser. E esse encontro dá-nos a possibilidade de curarmos as mágoas, os ressentimentos e os sentimentos de culpa ou de  injustiça que estão profundamente enraizados em nós, por vezes de modo tão profundo que nem sequer temos consciência de que eles existem. Porque é esta a energia que domina agora o Universo, somos ajudados nesse processo de (re)conhecimento interior, podendo até limpar Karmas de vidas anteriores. 

Assuma uma postura de reflexão e concentre-se mais em si próprio - não naquilo que se encontra à superfície, não nas suas necessidades materiais ou afetivas quotidianas, mas sim em quem você é, em quem já era antes da vida que atualmente vive, em quem realmente é, e em quem você veio a este Mundo para ser.

Liberte-se das amarras que o prendem ao passado, daquilo que o sufoca e que lhe retira liberdade, e deixe-se comandar pelo seu instinto e pela sua intuição. Esqueça os esquemas mentais que até aqui o governaram, ponha de parte os hábitos que não lhe trazem bem-estar. Deixe que o seu velho eu "morra", para que um novo eu possa renascer - mais forte, mais consciente, mais pleno e mais realizado.

Este período também nos lembra da importância de cultivar a estabilidade e a firmeza nas nossas vidas. Ao contrário da Primavera, que favorece os riscos e a aventura, ou do Verão, que nos chama a mostrarmo-nos ao Mundo, o Outono diz-nos que é muito importante ter bases sólidas, para que depois tudo possa crescer e desenvolver-se. E este é o tempo de cuidar e de fortalecer dessas bases.

No Equinócio do Outono, e no Outono, deve:

- Reconhecer a importância do equilíbrio e aceitá-lo: as nossas sombras são tão importantes como a nossa luz; as fases mais sombrias são necessárias para que depois possamos viver fases mais luminosas;

- Concentrar-se mais em si próprio, no seu eu mais íntimo e mais profundo. Passe mais tempo a sós consigo mesmo, nem que seja apenas um quarto de hora por dia, sem pensar nos seus afazeres nem nas questões do seu dia-a-dia. Descubra novas rotinas que lhe tragam paz e bem-estar, pode ser fazer uma caminhada ao fim do dia, ou tomar um chá quando chega a casa do trabalho e se senta numa cadeira confortável, longe do telemóvel ou  da teelvisão, pode também escrever um diário, escrever ficção, desenhar, pintar, bordar... Deixe a sua alma encontrar aquilo que a relaxa e tranquiliza;

- Dedicar-se mais ao desenvolvimento da sua espiritualidade, desenvolver hábitos diários de meditação, oração ou algum tipo de ritual que desenvolva a sua fé e confiança;

- Fazer uma limpeza, física e mental, na sua vida: recicle objetos e pensamentos, liberte-se de tudo aquilo de que nãao precisa, crie ESPAÇO, sem se preocupar em preenchê-lo já. Dê tempo ao tempo, saboreie cada momento, cada dia, cada estação.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 03/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...