blog
(00351) 210 929 030

Mercúrio retrógrado em Capricórnio

Tem andado a sentir-se confuso, cansado, desorientado, irritado? A culpa pode ser de Mercúrio, que voltou a estar retrógrado a 19 de Dezembro! Saiba tudo!

Mercúrio retrógrado é um dos temas mais falados em Astrologia. Este planeta, responsável pela comunicação e pela partilha de informação, é aquele que está mais perto do Sol e que se move mais depressa, o que faz com que entre muitas vezes no chamado "movimento retrógrado" (isto é, parece andar para trás quando observado a partir da Terra. Saiba mais sobre planetas retrógrados aqui). Quando Mercúrio está retrógrado, a comunicação processa-se de modo mais lento ou com maior ocorrência de falhas, mal-entendidos, desvios, e-mails que não são recebidos, mensagens perdidas, boatos infundados. Consoante o signo em que Mercúrio se encontra, somos convidados (ou obrigados pelas circunstâncias) a prestar maior atenção a determinadas áreas da nossa vida para não cometermos erros e falhas que podem sair-nos caros.

No dia 19 de Dezembro de 2016 Mercúrio entrou em movimento retrógrado no signo de Capricórnio, e só voltará a entrar em movimento direto no dia 8 de Janeiro de 2017.

Durante este período, teremos de fazer um balanço entre os aspetos materiais e os aspetos espirituais da nossa vida, avaliar melhor as nossas ambições e necessidades práticas, a nossa riqueza material, a forma como rentabilizamos o nosso tempo. Capricórnio, signo regido por Saturno, convida Mercúrio a avaliar aquilo que diz, despojando-se mais do discurso egocêntrico e aprendendo a gerir melhor o nosso tempo e a nossa disciplina pessoal. 

Neste período, as pessoas que têm o Sol, a Lua, Mercúrio ou o Ascendente em Capricórnio no seu Mapa Astral são aquelas que mais sentirão esta influência. 

Da mesma forma, quem tem o Sol, Mercúrio, a Lua ou o Ascendente em Gémeos pode sentir-se mais desconfortável neste período, e terá de encontrar formas de melhorar o seu conforto e de clarificar a sua comunicação - algo que é vital na vida de um nativo de Gémeos.

As pessoas que têm o Sol, Mercúrio, a Lua ou o Ascendente em Virgem (o outro signo que, como Gémeos, é regido por Mercúrio) serão também afetados, e terão de avaliar até que ponto estão a complicar a sua própria vida, trazendo complicações à sua relação com os outros e sendo pouco tolerantes em questões relacionadas com a ordem e a arrumação de espaços comuns, por exemplo.

 

O que NÃO deve fazer enquanto Mercúrio está retrógrado (seja qual for o seu signo):

- obras e reparações em casa (o mais certo é ter de voltar a fazê-las);

- assinar contratos ou documentação importante (pode haver erros, extravios e mal-entendidos);

- começar projetos e iniciar trabalhos (embora não seja favorável, se tiver mesmo de o fazer avance, mas com uma atenção duplicada ao que faz!);

- exames de rotina, idas ao dentista (pode haver complicações, avarias nos aparelhos, atrasos...);

- começar um relacionamento ou casar (se o fizer, faça-o de coração aberto mas mantenha-se prudente até este período passar - felizmente a 8 de Janeiro tudo voltará a ser claro e transparente), porque os compromissos iniciados quando Mercúrio está retrógrado nem sempre são mantidos...

 

Como sobreviver a Mercúrio retrógrado:

- mantenha tudo o mais claro possível;

- não complique nem dramatize;

- tenha uma dose redobrada de paciência no trânsito, com os correios, os computadores, a internet lenta...

- não alimente nem dê ouvidos a boatos;

- cumpra as suas tarefas o melhor que puder, evite atrasar-se e não procrastine;

- use o sentido de humor para aliviar os momentos de tensão.

 

O que DEVE fazer enquanto Mercúrio está retrógrado:

- pagar dívidas, libertar-se de créditos;

- arrumar a sua secretária e a papelada em casa;

- cumprir as promessas que fez;

- definir metas;

- planificar as ações necessárias para alcançar as metas que definiu;

- dormir bem, porque a privação do sono nos períodos em que Mercúrio está retrógrado provoca uma maior irritabilidade, confusão mental, dores de cabeça, despoletando comportamentos mais agressivos que dão azo a discussões e conflitos. Fazer pequenas pausas ao longo do dia, fechando os olhos por alguns minutos quando se sente mais cansado, pode ajudar bastante a manter a cabeça fria durante este período;

- aprofundar os seus conhecimentos em alguma área e processar a informação que recebe, porque Mercúrio retrógrado faz-nos pensar mais lentamente e faz-nos deter mais longamente nos detalhes.

 

Saiba que, em 2017, Mercúrio voltará a estar retrógrado nos seguintes períodos:

9 de Abril a 3 de Maio

12 de Agosto a 5 de Setembro

2 a 22 de Dezembro

Conheça também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Novidades


Publicada a 09/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 08/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...