blog
(00351) 210 929 030

Frutos que fazem bem ao coração

Comer de forma variada, equilibrada e em quantidade moderada é fundamental para proteger o coração e a saúde, evitando o consumo excessivo de gordura de origem animal.

Má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes estão entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. Estudos revelaram que compostos encontrados nas frutas, os polifenóis, protegem o coração e impedem o entupimento das artérias.

Comer de forma variada, equilibrada e em quantidade moderada é fundamental para proteger o coração e a saúde, evitando o consumo excessivo de gordura de origem animal, gordura trans, frituras e sal, e aumentando o consumo de alimentos antioxidantes (verduras e legumes que são fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos) para proteger as artérias de danos causados pelos radicais livres.

As cores das frutas são excelentes pistas para saber quais os seus nutrientes e trazem diferentes pigmentos importantes, como o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, que dá a cor avermelhada, e ambos possuem propriedades antioxidantes. Portanto, coma fruta, sempre!

 

Laranja: é rica num tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui o seu acúmulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controlo da pressão arterial.

 

Acerola, morango: São frutos ricos em vitamina C que possuem ação antioxidante, diminuindo o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo eficaz na prevenção da aterosclerose.

 

Abacate: ajuda, por exemplo, na redução dos níveis de homocisteína que, quando em excesso, compromete a circulação sanguínea, aumentando o risco da formação de coágulos e entupimento das artérias. Contém ómega 9 (tipo bom de gordura) e diversas vitaminas do complexo B. Os benefícios do abacate para a prevenção de doenças cardiovasculares são semelhantes aos do azeite, pois a fruta é rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL).

 

Romã: uma pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de sumo de romã, devido aos seus antioxidantes, não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml do sumo ao dia.

 

Banana: contém elevadíssima quantidade de potássio, mas tem número reduzido de sódio. Tanto, que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizou a indústria de bananas a oficialmente informar a capacidade da fruta de reduzir os efeitos da pressão alta e o enfarte.

 

Mirtilos: reduzem o risco de aterosclerose. A doença provoca inflamação nas artérias e forma placas de gordura que podem levar ao enfarte.

 

Maçã: Uma única maçã contém aproximadamente 4g de fibras, especialmente a pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a bloquear a absorção do mau colesterol. Isso faz com que o corpo use essa gordura como fonte de energia em vez de armazená-la e diminui a sua concentração na corrente sanguínea.

 

Melancia: ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), principal componente que leva ao entupimento de artérias. A concentração do aminoácido citrulina está relacionada à diminuição do acúmulo de gordura no organismo e à prevenção contra ataques cardíacos.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Vou ganhar o caso em tribunal?

Novidades


Publicada a 13/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...