blog
(00351) 210 929 030

Domingo de Ramos - celebre em casa a sua fé

No domingo dia 5 de Abril assinala-se o Domingo de Ramos, uma importante celebração Católica, que dá início à Semana Santa, a mais importante para o Catolicismo. Este ano, porém, será diferente: cada um de nós deve ficar em sua casa, respeitando as medidas indispensáveis para tentar controlar a propagação da Covid-19, e cada um dos fiéis deve viver a celebração da Páscoa no seu espaço privado. Não será esse, de resto, o verdadeiro sentido da fé?

Segundo uma das mais antigas tradições Católicas, o Domingo de Ramos - aquele que antecede em uma semana o Domingo de Páscoa - é sempre assinalado com uma procissão, realizada em muitas localidades, espalhadas pelo Mundo Católico. Este ano, porém, será tudo bem diferente. As igrejas estão fechadas e todas as pessoas devem manter o isolamento social como forma de tentar travar a propagação da pandemia que está a dizimar vidas pelo Mundo inteiro.

Sem missas nem procissões, é tempo, agora, de refletir sobre o sentido da Páscoa para cada um de nós.

O que simboliza o Domingo de Ramos?

A Procissão do Domingo de Ramos representa a chegada de Jesus a Jerusalém, onde havia ido com os seus discípulos para celebrar a Páscoa judaica. Jesus entrou em Jerusalém de forma humilde, pois sempre assim se apresentava. Chegou montado num jumento, mas foi recebido como um rei, tendo a população estendido ramos de palmeira no chão onde ele passava. O povo aclamava-o, chamando-lhe Messias. Apenas alguns dias depois, no entanto, esse mesmo povo condená-lo-ia à morte.

O Domingo de Ramos simboliza, assim, a aclamação de um rei que logo depois viria a ser atraiçoado pelo mesmo povo que o aclamara. 

Quantas vezes não sentiu já, na sua vida, que quem num dia o aclamou no dia seguinte virou-lhe as costas ou apontou-lhe o dedo?

Este é o simbolismo do Domingo de Ramos, que é o ponto inicial da Semana Santa: primeiro Jesus foi homenageado, tendo sido pouco tempo depois traído e desonrado.

A sua postura, contudo, foi sempre a mesma, e esta é a grande lição da Paixão de Cristo: quando foi tratado como rei, Jesus continuou a comportar se como um homem humilde. Quando foi traído e acusado, continuou a agir com a serenidade de um inocente. Quando foi torturado e crucificado manteve, até à hora da sua morte, a dignidade de um rei.

 

A tradição Católica repete todos os anos, no Domingo de Ramos, uma procissão na qual as pessoas levam na mão ramos de oliveira ou de palmeira, prestando assim a sua homenagem pessoal a Jesus.

Neste ano, a melhor homenagem que pode prestar é mostrar a sua humildade, fazendo aquilo que lhe compete neste momento: ficar em casa por si e pelos seus semelhantes.

Se tiver um quintal onde tenha uma oliveira ou uma palmeira, contemple os seus ramos e agradeça, conforme o seu coração lhe ditar, a Jesus. Caso não tenha nenhuma dessas árvores consigo, pode desenhar um ramo ou utilizar aquilo que, para si, melhor simbolizar a sua devoção a Jesus, prestando-lhe uma homenagem particular. Pode rezar uma oração como o Pai Nosso, um Terço, ou ler algumas passagens da Bíblia, como o Salmo 21, que se refere à consagração de Jesus como rei e por isso representa o Domingo de Ramos, ou o Salmo 22, que é uma oração de súplica individual a Deus:

                                                           Salmo 21 - Consagração da devoção e fé em Deus

                                                                    Salmo 22 para acabar com o sofrimento

O mais importante de tudo é sentir, no seu coração, o significado do sacrifício de Jesus, cujo início se assinala no Domingo de Ramos.

Os ramos simbolizam a homenagem cristã e, tantos séculos depois, eles representam também o agradecimento a Jesus pela sua compaixão e humildade.

Neste Domingo de Ramos reze, pedindo a Deus que olhe por todos os que neste momento tanto sofrem e que proteja as populações deste flagelo.

Poderá, caso assim o entenda e se tiver essa dispobilidade, pendurar um ramo de uma planta que tenha em casa na sua janela ou à porta - porque em tempos muito remotos os fiéis assinalavam as suas casas.

Acompanhe a Eucaristia de Domingo pela televisão ou através das redes sociais.

Mantenha-se em casa e motive os outros a procederem de igual modo.

 

Neste momento em que a Humanidade está fechada em si própria, insegura em relação a um rumo que ainda desconhece, que esta Semana Santa seja, para cada um de nós, o balanço medido dos nossos atos, das nossas falhas, daquilo em que não conseguimos ser melhores, do que fazemos aos outros que os faz sentir sozinhos, do que, nas nossas ações, nos atraiçoa.

Que este Domingo de Ramos seja, pois, um ponto de reflexão, um retiro de fé, uma consagração individual a Deus.

Reze também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


CONSULTAS DE TAROT DIRETO

Novidades


Publicada a 25/09/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...