blog
(00351) 210 929 000

Conhece os 10 Mandamentos?

Jesus diz-nos que devemos cumprir os 10 Mandamentos mas também devemos ter um coração humilde, um coração cheio de doçura, forte na aflição, faminto e sedento de justiça, de misericórdia, de paz, e que seja puro, pois Ele também praticou a justiça.

Para entender os Mandamentos, é necessário fazê-lo com toda a inteligência e coração, para compreender bem a sua importância o seu valor e o seu significado. É preciso ter confiança, pois todos somos “capazes de amar a Deus” se seguirmos os passos de Maria, que foi a primeira a seguir Jesus.

 

Deus não nos pede nenhum impossível, pois dotou-nos de razão, que nos permite avaliar a qualidade moral dos nossos actos e conhecê-los através dos Mandamentos.

Os três primeiros Mandamentos ajudam-nos a saber em que consiste o nosso relacionamento com Deus. Os outros Mandamentos dizem respeito à nossa relação com o próximo.

Os Dez Mandamentos foram transmitidos por Deus a Moisés, para que chegassem ao povo. Ensinam o caminho para a aliança com Deus. Seguir os dez Mandamentos significa mostrar fidelidade e união a Deus, seguindo as palavras “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

 

Os 10 Mandamentos:

1º Mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.”

Amar a Deus significa acreditar n’Ele, esperar por Ele. As palavras de Moisés estão fundamentadas no monoteísmo, que é a fé em um só e verdadeiro Deus. Jesus retoma essas palavras e indica que infelizmente inventamos muitos “caminhos falsos”, como por exemplo o sacrilégio, a falta de respeito para com os outros, para com coisas e lugares consagrados a Deus e ainda a superstição que conduz à idolatria.

 

2º Mandamento – “Não pronunciarás o nome de Deus em vão.”

Se este nome for invocado com ironia ou indiferença, está-se a desrespeitar a dignidade de Deus. Este nome só deve ser invocado com fé e amor.

 

3º Mandamento – “O 7º dia será de descanso, consagrado ao Senhor.”

Para testemunhar a pertença e fidelidade ao Cristo e à sua Igreja deve celebrar-se a Ressurreição do Senhor, indo à Missa aos domingos. É importante que as pessoas não se deixem invadir pelo trabalho nem pelo único desejo do prazer.

 

4º Mandamento – “Honrarás o teu pai e a tua mãe.”

A educação cristã assenta nos exemplos, e como tal devemos amar, respeitar, obedecer e prestar assistência aos nossos pais, que por sua vez têm o dever de prover às necessidades físicas e espirituais dos seus filhos.

 

5º Mandamento – “Não matarás.”

Deus não aprova o homicídio, o suicídio, assim como sentimentos de vingança ou actos de violência. É importante afastar do nosso coração todo o sentimento de ódio ou raiva contra o próximo. Deus deseja que a paz reine entre nós. Devemos também procurar dar um bom exemplo aos outros através da nossa conduta.

 

6º Mandamento – “Não cometerás adultério.”

O espírito deve sobrepor-se à carne, e como tal devem evitar-se os olhares, as palavras, os pensamentos e os desejos desonestos, assim como qualquer vício como o álcool ou as drogas, e ainda a ociosidade e a vaidade.

 

7º Mandamento – “Não roubarás.”

Deus condena qualquer fraude ou atitude como guardar um objecto emprestado ou confiado para ser guardado, fugir ao pagamento de dívidas ou, no caso de quem tem funcionários a seu cargo, não pagar um salário justo e não respeitar um contrato celebrado.

 

8º Mandamento – “Não levantarás falso testemunho”.

Cada pessoa tem direito à verdade, à honra e à reputação, por isso Deus condena a mentira, o falso testemunho, a difamação e a calúnia. Mentir para prejudicar alguém é um crime. A sinceridade e a discrição são qualidades a cultivar, e não devemos julgar o próximo nem dar ouvidos a calúnias. Deus aconselha-nos a respeitar a reputação do próximo e interpretar a sua conduta caridosamente.

 

9º Mandamento – “Não desejarás a mulher do teu próximo.”

É importante resistir a qualquer tentação e seguir o exemplo da Virgem Maria, que deve servir-nos como força nos momentos difíceis e afastar-nos dos perigos.

 

10º Mandamento – “Não desejarás nada que seja do próximo.”

Não devemos desejar a riqueza dos outros, seja pela inveja ou pelo ciúme.

Reze também:

Oração a Nossa Senhora Desatadora de Nós

Oração de proteção a São Miguel Arcanjo

Oração a Nossa Senhora

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Entrevista a Sara Norte - Maria Helena Ponto de Equilibrio

Novidades


Publicada a 19/06/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...