blog
(00351) 210 929 000

Conheça as propriedades do Pau Santo, a madeira sagrada

O início do uso do "Pau santo" nos rituais de magia perde-se nas tribos mais antigas e remotas. O seu nome significa "madeira sagrada" e nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais popular no Ocidente como elemento usado para a defumação e limpeza espiritual, graças às suas propriedades. Saiba mais sobre este prodígio que a Natureza nos oferece!

Chamado "Pau Santo" ou "Palo Santo", o nome pelo qual se tornou mais conhecido, trata-se de pequenos paus de madeira de uma árvore, a Bursera Graveolens, à qual se atribuem propriedades medicinais e excecionais qualidades energéticas. Tem cerca de 18 metros de altura e uma copa feita de folhas pequenas, verde-escuras, espalhadas por muitos galhos. Existe no Peru, no Equador, na Bolívia e no Mato Grosso brasileiro. 

Começou por ser usado pelas tribos Incas, que queimavam esta madeira e, com o fumo que dela se libertava, defumavam pessoas, objetos e espaços para os purificarem. De tal forma era considerada sagrada que era usada nos rituais de adoração aos deuses, de magia e até nos casamentos indígenas, nos quais o casal plantava uma muda desta árvore para que a sua união permanecesse sólida por toda a eternidade. 

Acredita-se que as tribos mais antigas da América Central e do Sul conheciam e reconheciam as propriedades curativas da madeira de Pau Santo, e por esse motivo usavam-na para tratar das feridas, aplicando-lhes cinzas da árvore queimada, ou para tratar problemas de estômago, fervendo a sua casca em água e bebendo este chá. 

De tal forma era venerado que, quando as tribos foram colonizadas pelos Espanhóis, estes continuaram a usar esta prodigiosa madeira, tendo divulgado o seu uso no Ocidente. Surpreendeu os colonizadores espanhóis porque não conseguia cortar a sua madeira, de tão dura que era. 

O Pau Santo é composto, entre outras substâncias, por Limonene, que tem uma forte capacidade de limpeza física e espiritual, pois é um solvente (dissolve toda a sujidade e negatividade). Por esse motivo, o Pau Santo é especialmente utilizado para limpeza da aura, limpeza espiritual e energética, para promover o relaxamento e a meditação.

Mas a sua extraordinária energia de limpeza faz com que ele também ajude a atenuar as tensões no ambiente familiar e a promover a união e o entendimento entre o casal.

É muito simples de usar: adquire-se em pequenos bastões e basta queimar um, deixando-o arder completamente num lugar seguro. Deite fogo a uma das extremidades e depois agite o bastão no ar para apagar a chama. Deve libertar-se um delicado fumo branco, que continuará até que o bastão tenha ardido completamente.

O Pau Santo ajuda a descontrair ao fim do dia, promovendo um ambiente de calma, harmonia e tranquilidade, completamente limpo de energias negativas.

 

Saiba que...

Para obter a madeira de Pau Santo é necessário que a árvore não seja cortada. Cada árvore vive entre 50 a 90 anos. Quando a árvore morre, naturalmente, é preciso que ela cumpra o seu ciclo completo, ficando no mesmo sítio onde tombou, exposta ao sol e à chuva, durante mais 4 a 10 anos. Só passado esse tempo é que a madeira pode ser extraída, conservando as suas excepcionais qualidades. 

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Novidades


Publicada a 17/06/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...