blog
(00351) 210 929 030

Como lidar com os conflitos na vida familiar?

A família é uma das maiores bênçãos que recebemos: vimos ao mundo inseridos num contexto familiar, e mesmo no caso das pessoas que crescem separadas dos progenitores e da família biológica, elas foram geradas pela união de dois seres. O mais comum é que uma pessoa nasça, cresça e se desenvolva inserida num núcleo de pessoas que estão interligadas por laços de sangue. Esta relação que se estabelece entre os membros de uma família é uma das mais complexas que existem entre os seres humanos.

 

Cada pessoa tem a sua personalidade e as suas características individuais. Por isso, nem sempre é fácil manter a união em família, porque se trata de grupos de duas, três ou mais pessoas que compartilham a mesma casa todos os dias, e porque é sempre entre elas que se tomam decisões sobre alguns dos assuntos mais importantes da nossa vida.

A relação familiar apresenta-nos desafios muito maiores, porque é bastante diferente da relação que estabelecemos com as outras pessoas que têm um papel significativo na nossa vida, como é o caso dos amigos.

Como lidar, então, com estes factores desafiantes, mantendo a união e a harmonia em família?

1 – Em primeiro lugar, privilegie sempre o amor.

É fácil deixarmo-nos levar pela tendência do nosso ego para avaliarmos as acções dos outros em função da forma como nós consideramos que eles devem agir.

Evite julgar.

Quando der por si a avaliar a acção de uma pessoa próxima, pare e pense em tudo o que essa pessoa tem de bom. Mesmo que isso represente um desafio para si, faça esse exercício.

E, mesmo que lhe seja difícil aceitar o seu comportamento, saiba amá-la, mesmo assim. É apenas um ser humano a tentar fazer o melhor que sabe e pode, de acordo com as circunstâncias que lhe são apresentadas.

2 – Sinta gratidão.

Todos nós estamos a seguir um percurso no sentido do desenvolvimento espiritual, quer tenhamos consciência disso, quer não. Por isso, nenhum de nós é perfeito. O seu pai, a sua mãe, o seu irmão ou qualquer outro membro da sua família é outro ser humano que, tal como você, está a fazer o melhor que pode, dentro daquilo que pensa, sente e acredita ser o mais correcto.

Todos nós somos confrontados com a existência de dificuldades que, na verdade, representam lições através das quais aprendemos a entrar em contacto com a nossa essência, fortalecendo-nos, melhorando-nos.

Sinta-se grato pela presença de cada um dos seus familiares na sua vida, seja qual for a relação que tem com eles.

Todos eles existem na sua família por uma razão. Todos estão ligados a si e têm algo para lhe ensinar, para que você possa tornar-se melhor. Assim, todos eles estão a ajudá-lo a si. Por isso, sinta-se grato pela sua existência.

E mesmo que seja marcado pela ausência de um membro da sua família, que até pode não ter conhecido ou do qual não se consegue lembrar, saiba que também essa ausência cumpre um propósito na sua evolução pessoal. Essa pessoa que não está ou não esteve presente ao longo do seu crescimento fez com que você desenvolvesse certas competências, forças e capacidades para lidar com as situações, devido à ausência com que foi confrontado. Essa experiência, por mais dolorosa que seja ou tenha sido, foi necessária para o seu próprio percurso evolutivo individual.

Por isso, agradeça-lhe também. E lembre-se de que ser grato não é só agradecer por palavras – é sentir essa gratidão dentro de si.

3 – Acima de tudo, a chave para lidar com as questões relacionadas com a família é ter em conta que:

Tudo tem sempre a ver apenas e só consigo.

Nunca poderemos ser responsáveis pelos pensamentos, sentimentos, escolhas e atitudes dos outros. Não podemos fazer com que mudem nem faz parte da nossa função fazê-lo. Cada ser humano tem a seu cargo apenas o percurso da sua vida.

Portanto, não perca tempo nem desgaste a sua energia a tentar que os outros pensem como você ou que vejam a vida sob a sua perspectiva, porque isso, na verdade, nunca vai acontecer.

Concentre-se, sempre, nos seus pensamentos, nos seus sentimentos e nas suas atitudes.

Porque, na realidade, pouco importa aquilo que os outros lhe dizem ou fazem: todas as situações têm como propósito conduzi-lo a si a tomar uma determinada atitude e a assumir uma maneira de pensar que lhe permita evoluir, tornar-se mais forte, crescer espiritualmente.

Portanto, concentre-se na forma como você responde, como reage, como se comporta perante as situações. Porque é isso o que realmente importa.

Ao aprender a viver a vida em família numa perspectiva de amor e gratidão, deixa de se irritar, desanimar ou entristecer quando as atitudes dos outros não correspondem às suas expectativas. Dessa forma, torna-se mais tolerante e mais capaz de resolver os conflitos, e até de evitá-los.

Passa a valorizar a solução, e não o problema.

 

Texto retirado do livro 7 Passos para mudar a sua vida, que pode adquirir através do e-mail [email protected]

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Este novo amor, vai dar certo?

Novidades


Publicada a 14/07/2020

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...