blog
(00351) 210 929 030

Como é o signo Virgem?

O signo Virgem não é um dos que se identifica mais facilmente. Primeiro, porque os seus nativos são geralmente excelentes observadores e preferem a postura de espetadores, não se mostrando facilmente. E depois, porque este signo regido por Mercúrio é muito mental e, talvez por ser o único que representa apenas uma figura humana (Gémeos, o outro signo mercuriano, é também "humano", mas são duas crianças, e Aquário, que também é representado por uma figura humana, é um "aquadeiro cósmico") este é o signo cujos nativos melhor refletem as caraterísticas do seu ascendente: por esse motivo, os nativos de Virgem podem mostrar-se muito diferentes uns dos outros, embora haja traços que os distingam.

A caraterística de Virgem que é provavelmente mais reconhecida é a sua incrível atenção ao pormenor e à análise, que o faz muitas vezes ser conotado como "picuinhas". Mas Virgem nem sempre é devidamente compreendido, porque a sua intenção é realmente boa: ele procura sempre dar o seu melhor, e o seu sistema nervoso altera-se ante a ideia de que algo pode correr mal, porque ele quer que tudo corra sempre bem.

Virgem é um signo muito dedicado aos outros. A ideia de "serviço" é especialmente forte neste signo, associado à Casa VI do Zodíaco (veja aqui o significado das Casas Astrológicas). Virgem sente uma necessidade muito forte de ser útil, de fazer algo, de construir. Pertence ao Elemento Terra, tal como Touro e Capricórnio, mas é muito mais altruísta do que qualquer um deles, mais voltados para a conquista de estatuto e de bens. Virgem, pelo contrário, pode ser absolutamente abnegado e sacrificar-se pelos demais. Ele é aquele funcionário que, provavelmente, fica com as piores folgas - e não se queixa. Provavelmente é, também, o primeiro a chegar ao trabalho, e o que fica até mais tarde sempre que o trabalho aperta. O seu sistema nervoso é muito instável, ou não fosse regido pelo irrequieto Mercúrio. A ansiedade e o stress acompanham-no sempre, embora se mostre geralmente calmo, pacífico e apaziguador. Virgem pode, contudo, ser queixoso - e esta é uma das principais queixas que os nativos dos restantes signos têm geralmente em relação a ele. É que Virgem muitas vezes acaba por fazer mais do que aquilo que lhe compete, e essa sobrecarga que ele próprio coloca sobre os seus ombros acaba por ficar a remoer dentro dele, tornando-o rabugento e queixoso.

Virgem esquece-se, muitas vezes, de saborear a vida. A não ser que tenha um ascendente que o descontraia, como Sagitário, Leão ou Carneiro, assumirá sempre demasiados encargos, trabalhando - também em casa - mais do que qualquer outra pessoa.

É que Virgem encontra também no serviço aos outros a sua forma de expressar amor. Não é dado a manifestações efusivas de afeto. Aliás, nem gosta de beijos e carícias em público, mas sofre ao lado dos seus e jamais lhes vira costas. O seu companheiro e os seus filhos são sempre a sua prioridade, colocando-os à frente do seu próprio bem-estar.

Virgem relaxa e descontrai em contacto com a Natureza. Adora mexer na Terra, e a jardinagem pode ser uma das suas paixões. Porque é regido por Mercúrio, possui uma mente extremamente curiosa e ávida por aprendizagens, e por isso também aprecia ler, sobre variados assuntos. Se tiver como Ascendente um signo de Fogo a sua curiosidade tornar-se-á mais física, e ele quererá correr o Mundo, viajar, conhecer pessoas.

Virgem é, sempre, fascinado pelo saber. A mente humana, com todas as suas complexidades, contradições e incongruências, encanta-o. Mas não perde o contacto com as coisas mais simples da vida. É que ele é, essencialmente prático, e sabe que aquilo que conta é aquilo que pode fazer no seu meio mais próximo. Virgem não é ambicioso; aliás, por vezes peca pelo excesso de modéstia. Tem muitas vezes falta de confiança em si mesmo, sendo demasiado exigente consigo próprio e castigando-se com dureza pela mínima falha. Virgem é muito crítico, porque exige tanto de si acaba por ser também muito intransigente com os outros, e isso torna-o pouco flexível. Falta-lhe a descontração, a leveza e a ausência de responsabilidades. Quando está rodeado por pessoas que o conseguem ajudar nesse sentido, libertando-o dos fardos que ele insiste em carregar, mostra-se uma pessoa extremamente simpática, bem-disposta e até divertida. Geralmente são os signos de Água aqueles que, com a sua doçura, melhor conseguem tirar de Virgem a sua faceta mais descontraída. Peixes é a sua cara-metade, mas Caranguejo e Escorpião compreendem-no, valorizam-no e ajudam-no a levar a vida com maior tranquilidade.

Virgem destaca-se também pelo seu sentido de organização. Estes nativos não suportam a confusão, e isso faz com que precisem de ter a sua casa sempre a brilhar, o seu lugar de trabalho arrumado de forma exemplar e com que deitem mãos à obra para arrumar e limpar mesmo aquilo que não foram eles a sujar. Virgem tem a mania das limpezas e das arrumações, é verdade, mas, uma vez mais... a intenção dele era ajudar. Para este racional nativo a ideia de viver com germes e bactérias é insuportável, e por isso é tão preocupado com a higiene e com a limpeza.

Virgem é também reconhecido como "o" hipocondríaco do Zodíaco. Este signo tem na saúde o seu ponto mais vulnerável, e frequentemente se angustia com a possibilidade de estar doente. Ávido de informação, procura saber tudo sobre nutrição, alimentação e saúde, e facilmente se convence de que padece de um mal do qual tenha ouvido falar e sobre o qual fez entretanto inúmeras pesquisas. Por esse motivo, os nativos de Virgem são especialmente dotados para profissões relacionadas com a saúde, como médicos e enfermeiros.

Qualquer que seja a sua profissão, o nativo de Virgem é, regra geral, um trabalhador muito dedicado e cumpridor. Gosta de regras e de rotinas, e por isso adapta-se com muita facilidade àquilo que lhe impõem. Se tiver um ascendente que espicace a sua rebeldia até pode colocar algumas questões (im)pertinentes aos chefes, mas acata ordens sem criar problemas. É que ele gosta de ter diretrizes para seguir. Não sabe, nem quer, ser ele a liderar. Opta sempre por ficar num papel em que, tendo o controlo de tudo, o faça a partir dos bastidores. Virgem não gosta de dar nas vistas nem das luzes da ribalta, optando por ficar numa posição mais discreta.

Mesmo que a sua carreira esteja ligada à exposição pública, o nativo de Virgem procura sempre agir com reserva, prudência e discrição. Preza o conforto do seu lar e a sua vida privada é, para ele, sagrada.

Este signo possui também uma forte espiritualidade. O sentido do serviço e do amor ao próximo, que o caraterizam, encontra muitas vezes consistência na sua própria fé. Não se deixa enganar, pois é especialmente astuto e muito atento, mas prefere calar-se do que criar confusões e atritos. Seja qual for a sua vertente religiosa - ou filosófica - procurará sempre desenvolvê-la, num espaço só seu, sobre o qual nem gosta de falar.

Virgem não é de palavras vãs. Nunca diz algo só por dizer. Pondera bem antes de se pronunciar, pesando as palavras e os seus atos. O compromisso é muito importante para ele, assim como a lealdade, a honestidade e a fidelidade. Quando Virgem assume um compromisso, honra-o com a sua própria vida. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 


< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Remédio Caseiro para Enxaquecas

Novidades


Publicada a 15/11/2019

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...