blog
(00351) 210 929 000

As 7 plantas especiais de Dezembro

A celebração do Natal com todas as decorações e rituais que hoje repetimos anualmente assenta em tradições ancestrais, profundamente ligadas à sabedoria antiga e ao conhecimento da Natureza. Saiba que o pinheiro, o azevinho, o visco e outras plantas que usamos nas decorações que em nossa casa dão conta da época natalícia têm todas significados antigos, sendo consideradas mágicas. 

Pinheiro

O pinheiro, o zimbro, o abeto e o cedro são árvores que se mantêm verdes mesmo durante os invernos mais rigorosos. Assim, ao ter em casa um pinheiro representamos o ato simbólico de levar para o nosso lar a promessa de que a primavera regressará, e estas árvores estão todas elas associadas à proteção e à prosperidade, assim como à renovação da vida. Utilize ramos secos destas árvores nas suas decorações, atraindo desta forma para a sua casa a proteção da Natureza, a abundância e a renovação.

Azevinho

O azevinho é considerada uma planta sagrada porque desde tempos muito antigos está associada ao deus Sol, ao Solstício de Inverno, e acredita-se que afasta os maus espíritos, protegendo todos aqueles que habitam no lar onde se encontra. Devido aos picos que as suas folhas têm, esta planta era usada pelos antigos druidas em magias e rituais de proteção, afastando os inimigos e todos os que fossem mal-intencionados. É uma planta associada à energia masculina e à força física, e as civilizações mais antigas usavam a madeira do azevinho para fazer as suas armas. Tenha em casa decorações com azevinho, para manter toda a sua família protegida contra energias negativas.

Hera

Em algumas imagens alusivas ao Natal vemos a imagem de heras representadas. A hera mantém-se viva mesmo depois de o ramo principal ter morrido, simbolizando a continuidade da vida no seu eterno ciclo. Os ramos de hera, que se adaptam ao local onde se encontram e se enrolam em redor de outros ramos ou estacas, representam a capacidade de adaptação e a sobrevivência, assim como a lealdade e a fidelidade. Aproveite esta altura do ano para investir em atividade que o tornem uma pessoa melhor e mais satisfeita consigo mesma e coloque uma barreira entre si e tudo aquilo que é tóxico para si. Utilize decorações com hera na sua casa para atrair e manter a união, a cooperação e o amor. A hera era uma planta usada em magias de união, cura, proteção e para unir casais.

Visco

A tradição de beijar alguém debaixo do visco é originária de uma lenda nórdica, que associa esta planta a Frigga, a deusa escandinava do amor e da fertilidade. Conta-se que esta deusa sonhou que o seu filho Balder, o deus da primavera, iria morrer, e com a sua morte a Terra ficaria imersa num inverno permanente. Frigga, então pediu ajuda aos 4 Elementos e a todos os seres vivos para que não permitissem que o seu filho morresse, mas esqueceu-se do visco, pois considerava-o inofensivo. Foi precisamente com visco que Loki, deus da magia, fez uma lança, com a qual matou Balder. Frigga, desolada, chorou compulsivamente, a tal ponto que os deuses se apiedaram dela e devolveram a vida a Balder e castigaram a planta, amaldiçoando-a. Balder, contudo, libertou-a da sua maldição, e ordenou que, daí em diante, sempre que duas pessoas se encontrassem sob o visco teriam de se beijar, como simbolo de perpetuação do amor na Terra.

Desde então, os escandinavos consideraram-na uma planta de paz, usando-a para declarar tréguas e mantendo a tradição de fazer as pazes, abraçar e beijar debaixo do visco. A partir do século XVIII os ingleses adotaram a tradição de pendurar decorações feitas com visco, bolas e fitas, sob as quais as meninas inglesas teriam de aceitar um beijo, pois de contrário não teriam sorte no amor. 

O visco era considerado uma planta mágica pelos druidas, que a colhiam sem a deixar tocar no chão. Acreditava-se que tinha propriedades curativas, pois mantinha-se sempre verde, mesmo não tendo raízes (é uma planta parasita que cresce nos ramos de outras árvores). Era costume usar-se como amuleto no berço de um bebé, para o proteger contra qualquer mal. Era, também, associada à fertilidade, sendo usada para tratar a infertilidade e para afastar espíritos malignos.

Use o visco na decoração em sua casa e atraia, dessa forma, o amor verdadeiro, a lealdade, a fertilidade e a harmonia para a sua vida.

Vidoeiro

Quando uma floresta arde, uma das primeiras árvores a regenerar-se é o vidoeiro, sendo associada por isso ao renascimento e à capacidade de regeneração. Na magia e nos rituais, o uso de ramos de vidoeiro potencia a energia, sendo especialmente auspiciosa para novos empreendimentos. Está associado à criatividade e à fertilidade, assim como à cura e à proteção. Utilize os ramos de vidoeiro na decoração para atrair novas oportinidades para a sua vida, favorecendo a renovação a todos os níveis na sua vida e protegendo os novos começos.

Carvalho

Reza a lenda Celta que, no Solstício de Inverno, o Rei Carvalho derrota o Rei Sagrado à medida que o antigo ano solar se despede. Esta árvore representa o poder e a resistência e, mesmo ficando sem folhas, mantem o seu vigor e poder. O carvalho está associado à vitória e ao triunfo, os antigos governantes usavam coroas adornadas com folhas de carvalho como símbolo da sua ligação ao plano Divino. Os generais do exército Romano eram coroados com coroas de folhas de carvalho quando regressavam vitoriosos das batalhas. Sendo considerado uma árvore sagrada, ter em sua casa decorações com troncos, ramos e folhas de carvalho atrai a proteção Divina.

 

Teixo

O teixo representa o final do ano solar, que culmina com o Solstício de Inverno e corresponde ao período em que as noites parecem intermináveis e frias. O teixo está associado à imortalidade e à longevidade sendo também considerado, por muitos, como a ponte que faz a ligação ao mundo para além daquilo que vemos. O teixo ajuda a encarar a mudança como um processo natural e necessário ao crescimento e à evolução. Usá-lo em sua casa ajuda a enfrentar os novos ciclos como algo positivo, abraçando os novos desafios com confiança e segurança.

Veja também:

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

< VOLTAR
PARTILHAR NA REDE:  

ORÁCULOS

Os Anjos respondem

Os Anjos respondem

O meu Tarot

Vídeos


Maria Helena ensina mezinha caseira para cuidar da pele

Novidades


Publicada a 14/12/2018

Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

+ VER MAIS

Publicada a 22/10/2018

6 de Novembro - 18.30 - Fnac C.C. Vasco da Gama - Lançamento do novo livro de Maria Helena

Maria Helena tem um novo livro - Mudar, Melhorar, Curar - Todos Os Dias Com Maria Helena

+ VER MAIS

Publicada a 26/06/2018

27 de Junho - 09:30!Maria Helena apresenta as previsões de Verão no Queridas Manhãs

Maria Helena estará à conversa com Júlia Pinheiro no programa Queridas Manhãs, dia 27 de Junho às 09.30, para falar sobre as previsões para o Verão para cada signo!

+ VER MAIS

Publicada a 09/02/2018

Maria Helena fala sobre o amor no Queridas Manhãs - 12 de Fevereiro

Não perca, no dia 12 de Fevereiro às 9.30, Maria Helena no programa Queridas Manhãs. A Taróloga vai falar-nos sobre as compatibilidades amorosas para cada signo, revela as previsões 2018 para cada signo no amor e falará ainda sobre os signos e o sexo...

+ VER MAIS

Publicada a 04/10/2017

Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Helena

Em Outubro a Lua Cheia está no signo Carneiro, esta é uma das Luas mais poderosas, ajuda a dar um novo impulso à sua vida, a atrair o amor e a conquistar vitórias profissionais. Maria Helena convida para esta Meditação da Lua Cheia no Centro Maria Cheia. Dia 6 de Outubro, às 17.30

+ VER MAIS

Publicada a 29/09/2017

Maria Helena no Queridas Manhãs - 2 de Outubro!

Segunda-feira, dia 2, Maria Helena estará à conversa com Júlia Pinheiro no Queridas Manhãs! Saiba o que o mês de Outubro lhe reserva e conheça ainda as caraterísticas do signo Balança!

+ VER MAIS

Publicada a 22/09/2017

Maria Helena no programa Faz Sentido - Sic Mulher

Maria Helena esteve à conversa com Ana Rita Clara no programa Faz Sentido da Sic Mulher, às 14 horas.

+ VER MAIS

Publicada a 24/08/2017

Querer é Poder é o novo livro de Maria Helena

Maria Helena traz-nos um novo livro com conselhos de auto-ajuda, orações e um oráculo: Querer é poder!

+ VER MAIS

Publicada a 17/07/2017

Maria Helena no programa Juntos à Tarde dia 18 de Julho

Na terça-feira, dia 18 de Julho, Maria Helena vai estar no programa Juntos à Tarde da SIC, onde nos vai falar mais sobre a sua vida e o seu percurso.

+ VER MAIS

Publicada a 25/05/2017

Maria Helena na Feira do Livro de Lisboa - 13 de Junho

Maria Helena numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, dia 13 de Junho às 16.30!

+ VER MAIS

Publicada a 15/05/2017

Vem aí o Dia da Espiga! - 25 de Maio

Este ano, o Dia da Espiga é assinalado no dia 25 de Maio, Quinta-feira de Ascensão!

+ VER MAIS

Publicada a 05/05/2017

Centenário das Aparições de Fátima

É já no dia 13 de Maio que se comemora o Centenário das Aparições em Fátima, com a visita especial do Papa Francisco ao nosso País.

+ VER MAIS

Publicada a 10/04/2017

Estamos a um mês da vinda do Papa Francisco a Portugal!

Já falta muito pouco tempo para a chegada do Papa Francisco a Fátima, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.

+ VER MAIS

Publicada a 30/01/2017

Já estamos no Ano do Galo de Fogo!

O novo ano chinês - o ano do Galo de Fogo - começou no dia 28 de Janeiro de 2017. Já viu as previsões para o seu signo Chinês?

+ VER MAIS

Publicada a 14/07/2016

Maria Helena tem novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO na SIC INTERNACIONAL

Maria Helena apresenta na SIC Internacional o seu novo programa - PONTO DE EQUILÍBRIO

+ VER MAIS

Publicada a 23/11/2015

Livro Anjos e Milagres é o mais vendido em Portugal (não ficção)

Livro Anjos e Milagres está há mais de sete semanas no primeiro lugar do top de vendas nacional na categoria de não-ficção. Muito obrigada!

+ VER MAIS

Publicada a 16/09/2015

Maria Helena fala sobre a importância de viver no momento presente

Maria Helena é convidada especial do programa Não faz sentido, da SIC MULHER, onde explica porque é tão importante viver no momento presente e deixar para trás o passado.

+ VER MAIS
Formulário fale comigo
CONSULTAS Marque aqui!

Escolha três cartas e
clique em cada uma delas.

Clique em cada carta para
conhecer o resultado.

Passado Presente Futuro

    Está a um passo de ter a sua resposta!

    Preencha o formulário

    Erro

      Autorizo que os meus dados sejam processados e utilizados para receber informações sobre os produtos, campanhas, promoções, novidades, ofertas e outros serviços.
    A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das principais preocupações da Maria Helena Martins, pelo que nos regemos pelos mais elevados padrões de privacidade e de acordo com os seus direitos de proteção de dados, nomeadamente, os previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    Precisamos do seu consentimento expresso para continuarmos a oferecer-lhe um serviço personalizado e de excelência.
    Caso pretenda, poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.

    O PENSAMENTO POSITIVO PARA SI...

    Esta é a sua frase de incentivo,
    para lhe trazer a força e a coragem
    de que precisa neste momento!

    COMO ANDA DE AMORES? LANCE OS DADOS DO AMOR E CONHEÇA A SUA SORTE! CONCENTRE-SE NA SUA PERGUNTA. QUANDO ESTIVER PREPARADO...

    A SUA SORTE ESTÁ LANÇADA...